terça-feira, 30 de julho de 2013

CÂMARA E SENADO VOLTAM AO TRABALHO NA QUINTA-FEIRA

A Câmara dos Deputados e o Senado retomam as atividades legislativas na próxima quinta-feira (1°), depois de um recesso branco iniciado no último dia 18. Como o Congresso não aprovou o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) até o dia 17 de julho, oficialmente não poderia entrar em recesso parlamentar e os trabalhos legislativos deveriam prosseguir até a aprovação da LDO, que serve de base para a elaboração da proposta orçamentária da União.

Como não houve acordo para aprovação da LDO, os parlamentares aprovaram requerimento, para terem o chamado recesso branco, suspendendo as sessões plenárias do dia 18 até o dia 31 de julho. Com o fim do recesso branco, deputados e senadores voltam às suas atividades normais no Parlamento.

Na quinta-feira, a Câmara fará sessão de debates sem votação de qualquer matéria. Já o Senado terá sessão deliberativa de votações e inclui na pauta diversas propostas para serem apreciadas pelos senadores, como os projetos de lei que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o do passe livre estudantil, decretos legislativos e propostas de Emenda à Constituição (PECs). 

A pauta da Câmara da próxima semana prevê a apreciação de diversas proposições, entre elas está a votação do substitutivo do Senado ao projeto de lei que dispõe sobre a destinação dos royalties do petróleo para as áreas de educação e saúde e o que muda a Lei dos Crimes Hediondos para a inclusão dos delitos de peculato (funcionário público que se apropria de dinheiro ou bens públicos e particulares em razão do cargo), concussão (quando funcionário público cobra vantagem indevida em razão da função), excesso de exação (funcionário público cobra por serviços oferecidos pelo Estado), corrupção passiva e ativa, além de homicídio simples e suas formas qualificadas. AB

domingo, 28 de julho de 2013

OBRIGADO PELA VISITA! ATÉ 2017


O Papa Francisco encerrou, hoje, a sua visita de sete dias ao Brasil, com a promessa de voltar em 2017, quando a Igreja Católica pretende comemorar os 300 anos da imagem de Nossa Senhora da Aparecida, encontrada no rio Paraíba por pescadores. Pela manhã, o Papa Francisco celebrou a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, com participação, segundo os organizadores, de mais de três milhões de jovens, no Rio de Janeiro. O Papa anunciou, no encerramento da missa, que a próxima Jornada Mundial da Juventude será realizada na Polônia.