sábado, 23 de março de 2013

VISITA INÉDITA! O ENCONTRO DE DOIS PAPAS


Castel Gandolfo, o vilarejo italiano a 25 quilômetros de Roma, presenciou, neste sábado, um fato inédito, o encontro de dois Papas. Francisco foi ao encontro de Bento XVI, que renunciou ao Pontificado e vive na condição de Papa Emérito. Na residência de verão, os dois papas rezaram, almoçaram e conversaram durante várias horas. Imagem da Rádio Vaticano.


quarta-feira, 20 de março de 2013

PAPA FRANCISCO RECEBE A PRESIDENTA DILMA




A Presidenta Dilma foi recebida em audiência, hoje, no Vaticano, pelo Papa Francisco. Após o encontro, a Presidenta concedeu esta entrevista. 

Jornalista: Presidenta, como é que foi a conversa?
Presidenta: Olha, a conversa foi uma conversa muito interessante. A primeira coisa é que eu era a primeira a ser recebida, depois da entronização. Inclusive o papa falou “você pode falar, porque é a primeira vez que eu estou recebendo alguém aqui”. Ele é uma pessoa extremamente carismática e, ao mesmo tempo, com um grande compromisso com os pobres, o que torna a relação com o Brasil uma relação muito importante para nós porque o governo brasileiro vem nos últimos 10 anos, a partir do Lula, focando a questão da superação da pobreza. E é uma política de Estado, eu inclusive, expliquei para ele como é que nós estamos, e ele conhecia bastante bem, não houve nenhuma surpresa da parte dele, ele sabia o que nós estávamos fazendo.

Jornalista: Sobre a Jornada, vocês conversaram? 
Presidenta: Ele também falou bastante sobre a importância de proteção às populações mais fragilizadas. Uma coisa que para mim foi muito interessante, ele falou que teve um papeleiro, vestido de papeleiro. Papeleiro é o nosso catador de papel. Ele trabalhava com o papeleiro e teve um papeleiro aqui no dia da entronização representando os papeleiros argentinos e eu falei para ele que nós geralmente fazemos – como vocês sabem – o nosso Natal, nós fazemos uma missa sempre na época do Natal com os papeleiros. E essa questão das populações mais fragilizadas ele também falou bastante sobre isso. No que se refere à nossa Jornada Mundial da Juventude, a importância da juventude na construção do futuro da humanidade, e a Igreja como uma instituição secular tem no jovem um foco muito grande e ele estava me dizendo que ele espera uma presença grande dos jovens na medida em que ele é o primeiro papa, ele é várias coisas primeiro: ele é o primeiro Francisco, o primeiro jesuíta, o primeiro latino-americano, o primeiro argentino, e ele espera a presença massiva de jovens. Nós conversamos …  muito entusiasmado … nós conversamos sobre a questão dos jovens, sobre essa questão das drogas, do crack, do reforço de valores, de princípios e de símbolos para a juventude. E ele também – e isso é muito interessante – ele me disse que ele vai comparecer a Aparecida, ele vai, logo depois da grande participação dele ir em Aparecida e até me lembrou que em 2007 ele esteve em Aparecida e me deu, inclusive, um livro que é a síntese do que eles fizeram em Aparecida em 2007, que foi uma conferência de bispos latino-americanos. E me disse assim: “Você não lê tudo, porque você pode se aborrecer. Então você pegue o índice e olhe os assuntos que te interessar e vai lendo aos poucos”. Depois também me deu um conselho. Me disse o seguinte: “Eu fiquei muito comovido com a questão que ocorreu em Santa Maria e acho que a gente tem na vida de demonstrar força e ternura. Em Santa Maria, o Brasil demonstrou força e ternura”. Eu fiquei muito agradecida também e acho que ele será um papa muito importante para o momento em que todos nós vivemos.

Jornalista: Ele comentou sobre a missão dele na Igreja, presidente?
Presidenta: Ele disse que tinha que evitar o orgulho, o papa é muito, eu diria assim, muito modesto. Ele comentou que não se pode ter orgulho, nem pretensões, você tem que lutar para fazer as coisas direito, e lembrar sempre que tem um peso nas costas.

Jornalista: Ele fez algum pedido ao Brasil? Ele fez algum pedido para a senhora?
Presidenta: Olha, eu tenho a impressão que ele, em vez de fazer um pedido, ele mais disse que estava com o Brasil, que estava com a América Latina, a forma dele falar é mais nesse sentido.

Jornalista: Ele se dirigiu a senhora como você ou como senhora?
Presidenta: Olha, não dá nem para lembrar direito, ele é um papa muito normal, viu?

Jornalista: Ele [o papa] fala português bem?
Presidenta: Ele fala em portunhol igual à gente. E ele entende português bem. E ele não tem tradução.

Jornalista: Presidenta, para Argentina. Somos o país do papa. O que dizer aos argentinos do encontro com o papa Francisco? 
Presidenta: Olha, vocês têm muita sorte. É um grande papa. A Argentina está de parabéns. Agora a gente sempre diz “o papa é argentino, mas Deus é brasileiro”. 


TRT DO PARANÁ ESTÁ SEM INTERNET


O TRT do Paraná está sem comunicação via internet. Segundo informação postada pelo TRT houve rompimento de cabos de fibra ótica, em Curitiba, afetando as comunicações da Justiça do Trabalho.

Logotipo TRT

COMUNICADO


Os sistemas informatizados deste Tribunal estão indisponíveis em razão de rompimento de cabos de fibra ótica na região central de Curitiba, o que afetou todo o Regional.
  • Embora os técnicos estejam atuando para a normalização dos sistemas, a previsão de retorno é para o dia 21/03/2013, pela manhã.
  • Será publicada na página do TRT da 9ª Região Portaria suspendendo os prazos no período da indisponibilidade tão logo seja restabelecido o regular funcionamento dos sistemas.
  • O TRT do Paraná reafirma o compromisso de rápida solução dos problemas, bem como agirá de forma a evitar qualquer prejuízo para as partes e advogados.
  • A presidência do TRT-PR mantém um canal de diálogo direto com a OAB/PR e com seus magistrados informando acerca dos acontecimentos e providências adotadas.


  • Tribunal Regional do Trabalho da 9.a Região

terça-feira, 19 de março de 2013

MOVIMENTO DE ELEITORES EM LONDRINA AINDA É FRACO


A média de comparecimento ao Fórum Eleitoral está em mil eleitores por dia. A Justiça quer aumentar o comparecimento para dois mil/dia. Hoje tem 50 terminais. Em abril deve aumentar para 80 terminais. O prazo para recadastrar termina em 6 de setembro. Eleitor que não aparecer terá o título cancelado.


segunda-feira, 18 de março de 2013

PAPA FRANCISCO JÁ TEM BRASÃO

Este é o Brasão do Pontificado de Francisco.

PAPA RECEBE VISITA DA PRESIDENTE DA ARGENTINA

Imagem da Rádio Vaticano

O Papa Francisco recebeu, nesta segunda-feira, no Vaticano, a visita da presidente da Argentina, Cristina Kirchner. O encontro formal teve duração de 20 minutos. Em seguida, o Papa ofereceu um almoço à delegação argentina. A presidente Cristina presenteou o Papa com um jogo de chimarrão, composto por cuia, chaleira e açucareiro.