sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

ALIMENTOS E PRESENTES DE NATAL ESTÃO COM PREÇOS ABAIXO DA INFLAÇÃO


Os gastos para as comemorações do Natal, divididos entre alimentos e presentes, subiram menos do que a inflação acumulada em 12 meses, encerrados em novembro passado. É o que mostra pesquisa divulgada hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV).

De acordo com o estudo, os itens considerados essenciais para a ceia de Natal subiram em média 4,65%, ficando abaixo, portanto, da inflação de 6,29%, apurada pela FGV para o período de dezembro de 2010 a novembro de 2011. Em relação aos presentes, o aumento foi 5,50%.

Na média, alimentação e presentes em geral subiram 5,03%. De acordo com análise do economista do Ibre/FGV, André Braz, a percepção é que, em média, a diferença de preço do ano passado não é tão grande. “Que, em termos reais, esses produtos não ficaram mais caros, porque perderam da inflação acumulada no mesmo período”.

André Braz advertiu, porém, que os preços “ficaram abaixo (da inflação), mas isso não quer dizer que não existam vilões”. No item da alimentação, um dos maiores aumentos foi no bacalhau, que aumentou 10,34%. Refrigerantes e cervejas também apresentaram majorações significativas de preços (10,82% e 14,16%, respectivamente). Em contrapartida, mostraram deflação o azeite de oliva (-9,08%), frango especial inteiro (-2,44%) e vinho (-1,17%).

No caso dos presentes em geral, os itens que subiram mais foram roupas infantis (12,31%), masculinas (8,64%) e femininas (7,71%). André Braz disse que os consumidores devem ficar atentos aos gastos, mesmo com as reduções de preços apresentadas em itens como celulares (-10,12%), aparelho de videogame (-9,66%) e televisores (-6,64%).

“Apesar de os eletroeletrônicos aparecerem na nossa lista de presentes como os mocinhos, aqueles itens que perderam para a inflação e até caíram de preço nos últimos 12 meses, é bom lembrar ao consumidor que só se deve investir nesses bens caso a pessoa tenha feito um preparo. Porque o computador, o celular, e mesmo a televisão de alta tecnologia, são itens caros”.

Braz esclareceu que a pesquisa não objetiva estimular o consumo de itens caros para os quais as pessoas não se prepararam para comprar. “Ela só mostra o que ficou um pouco mais caro ou mais barato em relação ao ano passado”.

Segundo o economista, mesmo as roupas, que subiram mais do que no Natal de 2010, continuam sendo uma boa opção de presente. “Porque ainda que elas tenham vencido a inflação média e ficaram mais caras em relação a 2010, os preços de uma peça de roupa é bem inferior ao de um computador ou uma televisão. Para quem não se preparou, mesmo que as roupas tenham ficado mais caras, vale a pena procurar esse tipo de artigo”. ABr

BURGER KING AMPLIA ATENDIMENTO EM LONDRINA


Londrina receberá, segunda-feira, o segundo restaurante BURGER KING®, no Shopping Royal. Desde a chegada da marca no mercado, em 2004, a rede de fast food de hambúrguer já conta com mais de 140 unidades no Brasil, 12 delas no Paraná. “Londrina foi escolhida para receber mais um restaurante pela maravilhosa receptividade que o primeiro restaurante BURGER KING® recebeu da cidade", disse Ricardo Cesar Lafetá Horta, executivo da Good Food Comércio de Alimentos S.A., grupo franqueado da marca BURGER KING® no Paraná.

A unidade tem 109 m² e foi desenvolvida seguindo o conceito internacional da rede, que passa a personalidade da marca por meio dos elementos ‘HAVE IT YOUR WAY™’ no ambiente. O restaurante tem identidade visual diferenciada, iluminação especial, balcão em granito preto, menu boards de LCD e conta com a modernidade da comanda eletrônica, usando computador de mão, que agiliza o atendimento aos consumidores.

O restaurante vai empregar 36 pessoas inicialmente, entre coordenadores de produção, assistentes de gerência, gerentes de restaurante, técnicos de manutenção, auxiliar de manutenção, assistente administrativo e atendentes de restaurante. Com estas novas vagas, são quase 600 empregos gerados, pela Good Food no Paraná, no período de cinco anos.

No restaurante, os clientes poderão aprender mais sobre o significado do ´A GENTE FAZ DO SEU JEITO™’, que permite aos consumidores escolher os ingredientes e a quantidade para criar seu próprio sanduíche. O sanduíche WHOPPER®, por exemplo, pode ser pedido de 221.184 maneiras diferentes, dependendo da combinação de ingredientes. Desde seu lançamento, em 1957, o sanduíche WHOPPER®, tornou-se um dos hambúrgueres mais famosos do planeta, pelo sabor delicioso do hambúrguer grelhado no fogo com verdadeiro gosto de churrasco.

Além do carro-chefe, entre os produtos preferidos estão as Onion Rings - cebolas cortadas em forma de anéis, empanadas com uma leve camada de farinha de trigo temperada e fritas - e as sobremesas. O restaurante BURGER KING® do Shopping Royal também serve sorvetes de máquina e tortas geladas. 
 

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

BETO RICHA VISITA LONDRINA NESTA QUINTA-FEIRA

O governador Beto Richa participa nesta quinta-feira de três eventos de inauguração em Londrina. Às 9h30, Richa e o procurador-geral do Estado, Julio Cesar Zem Cardozo, inauguram a nova sede da Procuradoria Regional na cidade, como parte do processo de reestruturação e modernização da Procuradoria Geral do Estado.

A Procuradoria Regional de Londrina atende outras nove comarcas: Bela Vista do Paraíso, Cambé, Centenário do Sul, Ibiporã, Jaguapitã, Porecatu, Primeiro de Maio, Rolândia e Sertanópolis, num total de 19 municípios e 12 Distritos. É responsável pela cobrança de crédito tributário do Estado na ordem de R$ 1,5 bilhão. A expectativa é de que a nova sede ofereça aos procuradores melhores condições de trabalho para o desempenho de suas funções.

Às 10 horas, o governador e o diretor presidente da Compagas, Luciano Pizzatto, inauguram a primeira Unidade Autônoma de Gás Natural Canalizado (UAG) na cidade. A unidade é considerada fundamental para incentivar o desenvolvimento industrial do Norte do Paraná. A Compagas adiantou o seu cronograma e investimentos a fim de concluir o empreendimento e atender o Programa Paraná Competitivo.

Com isso, Londrina passa a ser a primeira cidade do Norte do Paraná a contar com o gás natural canalizado como parte de sua infraestrutura. A unidade, uma alternativa para os clientes locais até a estruturação do gasoduto que abastecerá a região, atenderá inicialmente, a GV Alumínios, que fica no distrito industrial do município.

Às 11 horas, Richa participa da inauguração de dois poços no Aqüífero Guarani, perfurados pela Sanepar para melhorar o abastecimento de água em Londrina e região. Serão extraídos 200 litros por segundo, o que representa um acréscimo de 10% no sistema de abastecimento. A obra recebeu investimentos de R$ 15 milhões. Durante o evento, o governador também participa da abertura da licitação para duplicar a PR-445.

PROGRAMAÇÃO EM LONDRINA
Data: 8 de dezembro (quinta-feira)

– Inauguração da Nova sede da Procuradoria Regional de Londrina.

– Horário: 9 horas.

– Local: Avenida Santos Dumont n° 1187 (bairro Boa Vista)

– Inauguração da Unidade Autônoma de Gás Natural Canalizado de Londrina

Horário: 10 horas

Local: Rua Luiza del Bianco Simoneto, 296

– Inauguração dos Poços no Aqüífero Guarani e abertura de licitação para duplicação da PR-445

Horário: 11 horas

Local: Sede do Iapar (Rodovia Celso Garcia Cid, km 375, Três Marcos)

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

LONDRINA PERDE ESPAÇO NA DECORAÇÃO DE NATAL

Apesar de ser uma cidade com mais de 500.000 habitantes, Londrina está perdendo, a cada ano, o espaço na decoração natalina. As cidades conurbadas, Cambé e Ibiporã, estão mais alegres neste final de ano. As Prefeituras trataram de anunciar a chegada do Natal com decoração simples, mas eficiente. Faltando pouco mais de duas semanas para a festa natalina, a cidade ainda está triste, sem a iluminação que chama a atenção neste período do ano. É lamentável.