quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SENADORES DEBATEM PROPOSTA DE NOVO CÓDIGO FLORESTAL NA ALEP

Por Nádia Fontana

O novo Código Florestal brasileiro é tema do encontro que promete mobilizar o Poder Legislativo paranaense nesta sexta-feira, quando a Assembleia Legislativa do Paraná sedia o 16º Seminário do Ciclo de Debates promovido pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal, sobre o Projeto de Lei nº 30/11, oriundo da Câmara Federal. O evento terá início às 13h30 e contará com as presenças dos senadores Sérgio Souza (PMDB-PR), Luiz Henrique (PMDB-SC) e Acir Gurgacz (PDT-RO).

Também já confirmaram participação João de Deus Medeiros, diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente; Derli Dossa, chefe da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Gustavo Curcio, pesquisador da Embrapa Florestas.

O senador paranaense Sérgio Souza justificou a iniciativa de trazer o seminário para Curitiba afirmando que o Paraná, na condição de principal produtor agrícola brasileiro, simplesmente não poderia ficar de fora de um debate que lhe diz tão diretamente respeito.

Ao vivo - Durante debate da matéria nesta semana, em Brasília, o senador Luiz Henrique, que é relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) e CRA, frisou que o Senado deve aprovar "uma lei duradoura, que respeite a Constituição". Ele reafirmou propósito de apresentar seu voto à CCJ na próxima semana.

Também o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que preside a CRA, manifestou confiança na elaboração de uma lei florestal que combine proteção ambiental e segurança jurídica aos agricultores. E voltou a defender a redução de reserva legal para 50% da área das propriedades na Amazônia, em especial em Rondônia.

Diversas entidades da sociedade civil foram convidadas para participar do evento, que acontece no Plenário da Assembleia. O encontro será transmitido ao vivo para todo o país, pela TV Senado, e terá o apoio da TV Sinal.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ROBERTO COUTINHO TOMA POSSE NA PRESIDÊNCIA DA SERCOMTEL

O Conselho de Administração da Sercomtel elegeu e deu posse, hoje, pela manhã, à nova composição da diretoria da Sercomtel. Na Presidência, assumiu o jornalista e advogado Roberto Coutinho Mendes, que ocupava a Diretoria de Marketing e Serviços da operadora. Coutinho substitui Fernando Lopes Kireeff, que esteve à frente da Sercomtel desde maio de 2009.

A diretoria de Marketing e Serviços será acumulada pelo presidente Coutinho até a indicação do nome do novo diretor pela Prefeitura de Londrina. "Todos os projetos da Sercomtel que estão em andamento terão uma sequência natural porque são projetos da administração atual", afirmou Coutinho. "Estamos atentos às inovações tecnológicas de mercado e vamos priorizar a expansão da Sercomtel", disse o novo presidente, acrescentando que a expansão é um projeto fundamental e que está mudando as características da companhia para efetivamente torná-la uma operadora estadual.

O advogado Claudemir Molina é o novo diretor Administrativo-Financeiro e de Relações com Investidores. Esta diretoria estava sendo acumulada por Kireeff desde março deste ano. Molina deixa a Diretoria de Participações, cargo que ocupava desde março último. O nome para ocupar a diretoria Administrativa-Financeira e de Relações com Investidores, segundo o Acordo de Acionistas da Sercomtel, é eleito mediante a indicação e aprovação conjunta dos dois sócios da operadora – Prefeitura de Londrina e Copel.

O novo diretor de Participações é o advogado Alysson Tobias Lemos de Carvalho. Permanecem na Diretoria da Sercomtel a vice-presidente Eloíza Pinheiro, o diretor de Engenharia e Operações Hans Jurgen Müller e o diretor Comercial, Nilso Paulo da Silva.

Roberto Coutinho Mendes – Presidente
Jornalista e advogado, com pós-graduação em Direito Processual Civil. Atuou como diretor de Marketing e Serviços da Sercomtel desde maio de 2009. Como jornalista, já foi chefe de reportagem da Folha de Londrina, repórter da TV Tibagi e diretor de jornalismo da TV Coroados. Trabalhou também nos jornais Panorama e no Diário do Paraná e na rádio Paiquerê. Foi chefe da assessoria de comunicação e relações-públicas da UEL e assessor de comunicação da Secretaria do Trabalho do Paraná. Durante 28 anos comandou o jornalismo da CNT, onde atualmente produz e apresenta programa jornalístico de difusão de informações e comentários. Na área jurídica, além de advogar nas áreas trabalhistas e cível, atuou, durante três anos como juiz federal (desembargador) temporário do Tribunal do Trabalho da 9ª Região. Foi também juiz temporário da 5ª Vara do Trabalho de Londrina, representando os empregados. Coutinho é tesoureiro do PDT em Londrina.

ClaudemirMolina-Diretor Administrativo-Financeiro
Advogado. Foi diretor de Participações da Sercomtel de março a agosto de 2011. Foi conselheiro da OAB-Londrina e presidente da Organização Não-Governamental Movimento Pé-Vermelho, Mãos Limpas. Foi presidente do PSDB-Londrina.

Alysson Tobias Lemos de Carvalho – Diretor de Participações
Bacharel em Direito, com ênfase em Direito Público. Atuou desde maio de 2011 como chefe de Gabinete do prefeito de Londrina, Barbosa Neto. Foi diretor administrativo da Faculdade Uninorte, de Londrina. Exerceu a função de assessor especial para Assuntos Parlamentares do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná (Fundepar) e de diretor Administrativo e de Relações Institucionais da União Norte Paranaense de Ensino. Também foi assessor da Assembléia Legislativado Paraná e da Câmara Municipal de Vereadores em Londrina. É membro do Conselho Superior Paranaense de Cidadania.