sábado, 20 de novembro de 2010

MÉDICOS DIZEM QUE EXAMES DE DILMA APRESENTARAM RESULTADOS SATISFATÓRIOS

 




A presidenta eleita Dilma Rousseff passou a manhã de hoje (20), em São Paulo, fazendo exames no Hospital Sírio-Libanês. De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, os resultados dos exames mostraram-se “satisfatórios”. Dilma passou pela avaliação da equipe médica coordenada por Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff e Yana Novis. A presidenta eleita já deixou o hospital, onde permaneceu por cerca de duas horas e, de acordo com a assessoria do Sírio-Libanês, aproveitou para visitar o vice-presidente José Alencar, que voltou a ser internado na noite de ontem (19).

Dilma está desde ontem em São Paulo e sua agenda previa compromissos particulares. A presidenta eleita participa de almoço oferecido pelos seus médicos e ainda esta tarde retorna para Brasília.  Os exames fazem parte da rotina de Dilma desde a descoberta de um câncer linfático, em abril de 2009. Ela anunciou a doença depois de se submeter a uma cirurgia para retirar um linfoma de 2,5 centímetros da axila. Os médicos informaram, na época, chance de cura em mais de 90% dos casos. O tratamento foi feito com quimioterapia associada a corticoides. Dilma chegou a ficar internada devido a dores musculares decorrentes do tratamento.

Em junho de 2009, Dilma terminou a quimioterapia e os médicos anunciaram que não havia mais sinais do nódulo. A partir daí, Dilma passou a se submeter a sessões de radioterapia. Em setembro, os médicos anunciaram que ela estava curada. ABr

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PESSUTI REBATE CRÍTICAS E DIZ QUE VAI ENTREGAR GOVERNO COM CONTAS EM DIA

O governador Orlando Pessuti, em entrevista concedida ao vivo na tarde desta sexta-feira (19) para a rádio CBN de Cascavel, rebateu as críticas feitas que vêm sendo feitas pela oposição sobre o trabalho de transição do Governo do Paraná. Afirmou que, em 15 dias, o governo já respondeu a maior parte das questões solicitadas pela equipe do governador eleito Beto Richa e desafiou o líder do futuro governador na Assembléia Legislativa para que prove as acusações sobre criação excessiva de cargos em comissão. Pessuti reforçou que vai entregar o Estado com as contas em dia e bem melhor do que recebeu.

DILMA VOLTA À CENA POLÍTICA



A presidenta eleita, Dilma Rousseff, participou, hoje, em Brasília, da abertura da reunião do Diretório Nacional do PT. (Imagem de Antonio Cruz/ABr)

FALTAM 2.267 PESSOAS PARA LONDRINA CHEGAR AOS 500.000 HABITANTES

O IBGE registrou de ontem para hoje mais 497 moradores. Agora, faltam 2.267 pessoas para Londrina chegar aos 500.000 habitantes no Censo 2010. A Prefeitura está incentivando a contagem de moradores ausentes para alcançar pelo menos a meta, que ajudará na arrecadação. A previsão inicial do IBGE era 510.000 moradores, mas os recenseadores tiveram dificuldade em pelo menos 10 mil moradias. Os representantes do IBGE não conseguem encontrar os moradores para aplicação dos questionários. O prazo final para encerramento do levantamento está marcado para a sexta-feira da próxima semana. Até lá a Prefeitura espera que a contagem supere os 500.000 moradores. Na atualização de hoje, o IBGE registrou 497.733 londrinenses.

LONDRINA FAZ FESTA NA ABERTURA DO NATAL 2010

Milhares de pessoas presenciaram, ontem à noite, a inauguração da árvore montada na praça Tomi Nagakawa, dentro da programação do Natal 2010 de Londrina. Com 52 metros de altura é considerada a maior do Paraná, segundo os organizadores do evento. Este ano,  a árvore ganhou mais 12 metros. O tema de iluminação foi modificado e a árvore pode ser apreciada durante o dia. Acompanhe as imagens registradas durante o dia e depois no período noturno. Os visitantes puderam ouvir música e frequentar as barracas que foram montadas no local. A decoração natalina foi expandida para o eixo que vai do PAI até o Terminal Urbano central. E quem esteve na praça, pode observar a árvore iluminada e a Lua em ângulo que parecida fazer parte do espetáculo.









quinta-feira, 18 de novembro de 2010

FALTAM APENAS 2.764 PESSOAS PARA LONDRINA CHEGAR AOS 500 MIL HABITANTES

Os dados do Censo 2010 do IBGE indicam que Londrina está, nesta quinta-feira, 18 de novembro, com 497.236 habitantes, faltando apenas o recenseamento de 2.764 pessoas para que a cidade chegue, oficialmente, a 500.000 habitantes. O prefeito Barbosa Neto lançou, hoje, uma campanha para motivar as pessoas não recenseadas a preencherem o questionário do IBGE e com isso colocar Londrina entre as cidades com mais de 500.000 moradores. O prazo final de revisão do Censo 2010 termina na próxima semana, dia 26. Antes de iniciar a coleta, o IBGE divulgou que Londrina teria 510.707 moradores, estimativa que ainda não foi confirmada. A coleta acabou, mas os londrinenses ainda podem preencher os questionários ou comunicar ao IBGE que ficaram fora da contagem. Londrina continua sendo a segunda maior cidade do Paraná, mas, por enquanto, perdeu a posição de terceira população da Região Sul do Brasil para Joinville, que, segundo os dados de hoje do IBGE está com 510.314. Joinville não só ultrapassou Londrina, mas é hoje oficialmente a maior cidade de Santa Catarina, superando a Capital, Florianópolis, que tem 408.336 e não há como alterar esta posição.

PESQUISADOR DA EMBRAPA DE LONDRINA VENCE PRÊMIO ESTADUAL

O pesquisador da Embrapa Soja (Londrina - PR) Adeney de Freitas Bueno é vencedor, na categoria pesquisador extensionista, do 24º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, concedido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). A cerimônia de premiação será amanhã, dia 19, às 11h15, no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das indústrias do Panará (Cietep), em Curitiba (PR) durante a solenidade de aniversário da Fundação Araucária e do IV Encontro Paranaense de C&T do Paraná. “Fiquei bastante satisfeito com esta premiação que valoriza o nosso trabalho e é um importante reconhecimento da comunidade científica”, comemora. “O Prêmio também abre novas oportunidades de parceira, pois o nosso trabalho passa a ser conhecido em outras regiões do País”, disse Bueno.

Adeney de Freitas Bueno é engenheiro agrônomo e tem mestrado e doutorado em entomologia. Desde 2006 é pesquisador da Embrapa Soja onde tem se destacado por integrar a equipe de pesquisa que trabalha com o Manejo Integrado de Pragas (MIP) para as culturas da soja e do girassol. Já publicou mais de 20 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais e mais de 60 resumos em anais de congressos e eventos científicos. Atua também como professor-orientador do programa de pós-graduação em produção vegetal da Universidade de Rio Verde (FESURV) e também na pós-graduação em entomologia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Por sua atuação científica, o pesquisador Adeney de Freitas Bueno será premiado pelo 24º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia com um diploma e um valor em dinheiro para custear a sua participação em evento científico internacional de sua escolha.

O Prêmio Paranaense contempla a cada ano, em sistema de rodízio, duas grandes áreas do conhecimento. Em 2010, estão contempladas as áreas de ciências agrárias e ciências humanas e sociais. O Prêmio procura reconhecer o trabalho daqueles que contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro. Ele é atribuído a pesquisadores, inventores, estudantes de graduação e jornalistas que tenham se destacado pelo desenvolvimento e realização de obras científicas e tecnológicas ou pela divulgação da ciência. (EMBRAPA Londrina)

domingo, 14 de novembro de 2010

UEL REALIZA HOJE PRIMEIRA FASE DO VESTIBULAR 2011

Será realizada neste domingo (14) a primeira fase do Vestibular 2011 da Universidade Estadual de Londrina - UEL, onde os 19.006 candidatos farão a prova de Conhecimentos Gerais, a partir das 14 horas. A Coordenadoria de Processos Seletivos recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova com pelo menos uma hora de antecedência, para evitar transtornos. Mais de 1.200 pessoas deverão trabalhar na aplicação e fiscalização das provas. Os 19.006 candidatos farão provas em 476 salas, em 22 locais, como escolas e faculdades de Londrina, além do campus da UEL, onde foram distribuídos cerca de 4,4 mil estudantes. 

O plantão para os vestibulandos será na Sala de Atendimento da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no Campus Universitário, neste sábado e domingo. O horário de atendimento será das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17 horas. No domingo os candidatos serão atendidos somente entre 8h30 e 11 horas, também na Prograd. O plantão serve para correção de dados pessoais e cadastrais dos candidatos, bem como para retirada de protocolo da segunda via de identidade, para aqueles que perderam o documento. No domingo todos os candidatos também deverão ter em mãos o Cartão de Identificação, que informa o local exato da prova.

Dos 19.006 candidatos inscritos, 41,94% (ou seja, 7.972 estudantes) são provenientes de Londrina. Do total de inscritos, 78,43% (14. 907 candidatos) são do Paraná, contra 21,57% (4.099) provenientes de outros estados brasileiros. Este ano tanto o candidato mais novo tem 14 anos e é treineiro. Já o mais idoso tem 65 anos. Os dois disputam uma vaga no curso de Direito. Nesta primeira fase do concurso serão aplicadas 96 provas para candidatos especiais (com deficiência auditiva ou visual), sendo 25 testes ampliados, sete com ledores, um em Braille e três por meio de intérpretes de Libras.

Este ano Medicina é o curso mais concorrido, com 3.191 interessados para 80 vagas oferecidas, representando 51,18 candidatos por vaga. Em segundo lugar entre os mais disputados está o curso Direito (noturno) com 23,21 candidatos/vaga; e em terceiro, Biomedicina (21,92). No total, a UEL oferece 3.100 vagas em 43 cursos de graduação, das quais 40% são preenchidas pelo sistema de cotas, por estudantes de escola pública (metade para candidatos que se autodeclararem negros).

A lista dos convocados para a 2ª Fase será divulgada no dia 26 de novembro. As provas da 2ª Fase do Vestibular serão nos dias 5, 6 e 7 de dezembro. Os candidatos farão provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Língua Estrangeira; e de Conhecimentos Específicos. No dia 7, somente os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Música, Educação Artística, Design de Moda e Design Gráfico farão prova de Habilidades Específicas.

A Universidade divulga o resultado do concurso no dia 18 de janeiro de 2011, a partir das 12 horas.


Fases do Vestibular
• 14 de novembro - 1ª fase
• 26 de novembro – divulgação dos classificados para a 2ª fase
• 5 e 6 de dezembro – 2ª fase
• 7 de dezembro - prova de habilidade específica para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda, Educação Artística e Música.
• 18 de janeiro (12 horas) – Divulgação da lista de aprovados em 1ª convocação.