sábado, 30 de outubro de 2010

AS IMAGENS DEIXADAS PELA TEMPESTADE

Acompanhe as imagens deixadas pela tempestade, com ventos de até 102 km/hora, em Londrina, na madrugada deste sábado. Para ampliar, dê um clique na foto.







FICOU SEM LUZ. MANDE MENSAGEM PARA COPEL PELO CELULAR

A Copel está colocando à disposição dos seus consumidores um novo serviço, disponível 24 horas por dia e sem nenhum custo. É o Torpedo Copel, específico para a comunicação de falta de energia elétrica no domicílio via mensagem de texto por telefone celular. O sistema funciona da seguinte maneira: o cliente da Copel, independentemente de onde esteja, envia uma mensagem para o número 28593 informando o número de identificação do seu domicílio, antecedido das letras SL (que o atendimento da Companhia identificará como “sem luz”). Em pouco tempo, o consumidor receberá resposta da Copel a respeito da ocorrência. Durante a fase de testes do novo serviço, o prazo para resposta não chegou a 5 minutos.

TEMPESTADE ATINGE LONDRINA E O NORTE DO PARANÁ COM VENTOS DE 110 KM/H

Londrina e o Norte do Paraná foram atingidos por uma forte tempestade, na madrugada deste sábado, com ventos de até 110 km/hora, provocando estragos em várias cidades e deixando milhares de pessoas sem energia elétrica. O SIMEPAR registrou, também, a queda de granizo em algumas áreas atingidas pela tempestade. Os ventos começaram a ser registrados no início da madrugada e foram observados até o período da manhã. Em Londrina, os ventos derrubaram árvores e postes da rede elétrica. A COPEL está mobilizada há várias horas. Mesmo com a presença de dezenas de equipes, ainda existem muitas casas sem energia. A COPEL ainda não sabe o número de consumidores afetados, mas deve ultrapassar os 100 mil só na região de Londrina. As unidades da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros continuam atendendo os chamados. A tempestade que passou pelo Norte  paranaense já está no Interior de São Paulo. Segundo o SIMEPAR outro núcleo de chuvas fortes "voltou a ingressar no Paraná pelo Oeste e novos eventos de temporais isolados devem ser registrados ainda nesta manhã no Estado".

A tempestade registrou, segundo o SIMEPAR, ventos de até 110 km/hora: LONDRINA, 102 km/hora; ASSIS CHATEAUBRIAND, 110 km/hora; CASCAVEL, 89 km/hora; CIANORTE, 100 km/hora; MARINGÁ, 90 km/hora; e, APUCARANA, 102 km/hora.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

GLOBO REALIZA ÚLTIMO DEBATE DAS ELEIÇÕES 2010

A TV Globo realizou nesta noite o último debate das Eleições 2010. Os candidatos a Presidente, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) responderam perguntas feitas por eleitores indecisos, que foram selecionados pelo Ibope. O debate foi encerrado antes da meia noite em obediência à legislação eleitoral. Os eleitores vão às urnas domingo para definir quem será o Presidente do Brasil, que assumirá o cargo no lugar de Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 1º de janeiro de 2011.           

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

EMPATE LEVA STF DECIDIR PELA VALIDADE DA LEI DA FICHA LIMPA

A Lei da Ficha Limpa foi aplicada hoje (27) pela primeira vez, barrando a candidatura de Jader Barbalho (PMDB-PA), segundo mais votado para representar o Pará no Senado. Depois de uma discussão marcada por vários momentos de tensão e desentendimentos entre ministros, venceu a tese proposta pelo decano Celso de Mello, por 7 votos a 3. Ele sugeriu a interpretação, por analogia, de um artigo do Regimento Interno do STF quando há empate, prevalece a decisão questionada – no caso, a do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que negou o registro de Barbalho.

A discussão sobre os possíveis desfechos para o novo empate de 5 a 5 obtido hoje sobre a aplicação da lei começou assim que o presidente da Corte, Cezar Peluso, votou a favor do registro de Barbalho. Em primeiro lugar, os ministros discutiram se o resultado deveria ser dado hoje ou se a Corte esperaria a chegada do décimo primeiro ministro (integrante que substituirá Eros Grau, aposentado recentemente). Neste caso, o placar foi de 6 a 4, pois o ministro Celso de Mello, um dos que votaram contra a lei, afirmou que o julgamento deveria ser concluído hoje.

“Na ocasião do julgamento do recurso de Joaquim Roriz [ex-candidato ao governo do Distrito Federal e que também teve a candidatura rejeita pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE], sugeriu-se esperar para que pudéssemos refletir mais sobre uma alternativa, e é o que tenho feito desde então”, disse Celso de Mello. Em seguida, ele listou diversas possibilidades para o desfecho do caso, citando e descartando as hipóteses da espera do décimo primeiro ministro, do voto de minerva do ministro Cezar Peluso e da possibilidade de convocar um ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Por fim, Mello sugeriu a tese vencedora acompanhada pelos ministros Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Carlos Ayres Britto, Cármen Lúcia, Ellen Gracie e Cezar Peluso: a aplicação da lei nestas eleições. A solução foi adaptada do Inciso 2º do parágrafo único do Artigo 205 do Regimento Interno do STF, que diz que, no caso de empate em votação contra ato do presidente da Corte (em que ele não vota), “prevalecerá o ato impugnado”, ou seja, a decisão do TSE.

“Com isso, sem o prejuízo da convicção de cada qual, agora é superação da questão do mérito para solucionarmos o impasse”, disse Mello. Em seu voto, o ministro Cezar Peluso deixou claro que estava submetendo sua decisão à maioria em nome da “instituição STF” e que, para ele, prevaleceu o “princípio da necessidade”. “A história nos dirá se acertamos ou não”, disse Peluso.

Vencida a hipótese de esperar um novo ministro, os ministros Antonio Dias Toffoli e Gilmar Mendes defenderam a possibilidade do voto de qualidade de Peluso. Segundo Toffoli, a solução proposta por Celso de Mello “ao invés de privilegiar o presidente da Corte [STF], privilegia outro [TSE]”. Mendes também propôs a regra de desempate do habeas corpus, que é sempre favorável a quem diz que seu direito está sendo violado.

Os ministros reconheceram, no julgamento do então candidato Joaquim Roriz, a repercussão geral da decisão. Isso significa que ela se aplicaria a outros casos semelhantes, como o de Barbalho, que, como Roriz, renunciou o mandato para escapar de possível cassação. No julgamento de hoje, os ministros não apresentaram um posicionamento claro sobre a questão da repercussão geral. Até o fim do julgamento, havia três hipóteses de abrangência da lei: apenas no caso de Barbalho, em todos os casos de renúncia para escapar de cassação, ou em todos os casos de atingidos pela Lei da Ficha Limpa.

Um dos temas abordados pelos ministros da minoria vencida é a situação que pode se criar com o enquadramento de Barbalho e posterior mudança de posicionamento da Corte com a chegada do décimo primeiro ministro. Eles citaram o caso do próprio Pará, onde o terceiro candidato mais votado para o Senado, Paulo Rocha (PT-PA), seria inelegível pelo mesmo motivo de Barbalho. “Poderia se criar a aberração de o terceiro mais votado ser elegível com decisão da Corte completa”, ressaltou Gilmar Mendes.

MORRE O EX-PRESIDENTE DA ARGENTINA NÉSTOR KIRCHNER

O ex-presidente da Argentina Néstor Carlos Kirchner, de 60 anos, morreu hoje (27) depois de sofrer uma parada cardiorrespiratória, em um hospital, em El Calafate, no departamento de Santa Cruz, por volta das 10h. Em setembro, Kirchner fez uma cirurgia cardíaca, que, na época, foi considerada bem-sucedida. A mulher dele, Cristina Kirchner, é a presidente da Argentina. Em 2003, Néstor Kirchner foi eleito presidente da Argentina. Ele enfrentou várias críticas principalmente por causa da queda do poder de compra dos argentinos. Apesar disso, o ex-presidente conseguiu fazer da mulher sucessora na Presidência. Na juventude, Kirchner foi do movimento justicialista, depois atuou como membro da membro da Juventud Peronista. Durante a ditadura, ele ficou afastado da vida política e depois retornou em 1983. Quatro anos depois, ele se elegeu prefeito da região de Rio Gallegos. Em seguida, foi eleito governador da província de Santa Cruz. ABr

terça-feira, 26 de outubro de 2010

ELEITORES FALTOSOS PODEM VOTAR DOMINGO

Todos os eleitores, mesmo os que não votaram no primeiro turno, podem votar no próximo domingo. A regra vale inclusive para quem não justificou a ausência no dia 3 de outubro, pois o prazo para apresentar os motivos para a Justiça Eleitoral é até dia 3 de dezembro. No primeiro turno, 24,6 milhões de pessoas não votaram e devem justificar o não comparecimento nas urnas. A ausência em cada turno da eleição deve ser justificada individualmente e a pessoa que não votar em três eleições consecutivas, não justificar a ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada e poderá ser excluída do cadastro de eleitores. Só poderão votar em trânsito no segundo turno os eleitores que fizeram registro na Justiça Eleitoral entre os dias 15 de julho e 15 de agosto. O voto em trânsito só pode ser feito nas 26 capitais e no Distrito Federal e para o cargo de presidente.

MORRE O SENADOR ROMEU TUMA

Morreu hoje (26), às 13h, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 1º de setembro, o corregedor-geral do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP). O senador deu entrada no hospital com quadro infeccioso de afonia e, no último dia 2, foi submetido a uma cirurgia para colocação de um dispositivo de assistência ventricular chamado Berlin Heart.

O Hospital Sírio-Libanês não confirmou a causa da morte de Tuma, que tinha 79 anos. Segundo assessores de Tuma, o corpo do parlamentar será velado na Assembleia Legislativa do São Paulo. Político e policial de carreira, Romeu Tuma foi senador pelo PFL, hoje Democratas, no primeiro mandato, em 1995, quando obteve 5,5 milhões de votos. Em 2002, com 7,2 milhões de votos, Tuma reelegeu-se pelo PTB para mais oito anos na Casa.

Como policial, Romeu Tuma foi diretor de Polícia Especializada de São Paulo no período da ditadura militar, entre 1977 e 1993. No goveno de Fernando Collor (1991-1992), ele chegou ao topo da carreira, tendo sido nomeado para exercer simultaneamente os cargos de diretor-geral da Polícia Federal e secretário da Receita Federal. ABr

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

PESSUTI DIZ QUE GOVERNO ENCERRA 2010 COM CONTAS EM DIA

O governador Orlando Pessuti garantiu, nesta segunda-feira, que o Governo do Estado vai chegar ao fim de dezembro, sem pendências financeiras. “O governante que entra terá a certeza e a segurança que vai receber o Paraná com as suas contas em ordem e os seus compromissos devidamente ajustados”, afirmou o governador, durante visita a Foz do Iguaçu.  Pessuti explicou que as arrecadações de 2009 e 2010 foram abaixo do previsto, atrasando o que havia sido planejado em obras e reajustes salariais. “O último ano ficou sobrecarregado. A situação é apertada, mas vamos terminar o ano pagando os salários e deixaremos também em dia os nossos fornecedores e os empreiteiros que executam as obras”, disse o governador.

LULA PARTICIPA DE FÓRUM SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa nesta terça-feira da reunião anual do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. O encontro será realizado às 10 horas, no Salão Oeste do Palácio do Planalto, em Brasília. Ao final do evento será concedida uma coletiva de imprensa com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, o ministro interino do Meio Ambiente, José Machado, e o secretário-executivo do Fórum, Luiz Pinguelli Rosa.

TEMPORAL EM LONDRINA

Bairros da Zona Sul de Londrina foram atingidos, hoje, por um temporal, que provocou estragos em casas e queda de árvores. Houve registro de granizo e ventos de 60 quilômetros por hora. Os bombeiros foram acionados para atendimento dos moradores que tiveram as casas destelhadas.

ÁLVARO DIAS QUER DEBATE ENTRE LULA E FHC

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) sugeriu, ontem à noite, durante debate sobre o segundo turno da eleição Presidencial, que a Tv Bandeirantes promova um debate entre o presidente Lula e o ex-presidente Fernando Henrique. A proposta foi motivada pela disputa entre os dois políticos sobre a paternidade do bolsa família.