sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ÁRVORE DE NATAL DE LONDRINA DESTE ANO TERÁ 50 METROS

A tradicional árvore terá 50 metros de altura neste ano - a do Natal 2009 tinha 40 metros - e a coleta das garrafas PET será aperfeiçoada com 19 oficinas realizadas em vários bairros da cidade. A união entre mais de 100 parceiros, entre entidades, órgãos públicos e empresas privadas, dentre outros, foi o tema principal tratado no lançamento do Natal do Amor, em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (20) no saguão da prefeitura.  A tradicional árvore de natal da praça Tomi Nagakawa, eleita a terceira mais bonita do Brasil em 2009, terá neste ano 50 metros de altura, ação concretizada graças ao esforço de mais de 40 mil voluntários na coleta de garrafas PET para a construção da árvore. “Não fazemos nada sozinhos. Tudo é planejado e concluído com um apoio muito grande das pessoas que participam do Natal do Amor”, disse a presidente do Comitê do Natal do Amor 2010, Kimiko Yoshi. Além da árvore, a população que for à região central contará com uma outra surpresa. Um corredor iluminado será desenvolvido, ligando o Terminal Urbano à Tomi Nagakawa, incluindo ainda os museus de Arte e Histórico de Londrina, a praça Rocha Pombo e a Supercreche. A decoração será toda elaborada baseada em conceitos de preservação ambiental.  O prefeito Barbosa Neto destacou outras ações relevantes executadas no município. “Neste final de semana será realizada mais uma etapa da Fórmula Truck, o que provoca uma inserção de mais R$ 6 milhões na economia local, gerando 800 empregos diretos em apenas três dias de prova. A grande quantidade de pessoas também apresenta um dado positivo na rede hoteleira, cuja ocupação gira em torno de 80%”, comentou.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

AGAJAN VOLTA PARA A SECRETARIA DE SAÚDE DE LONDRINA

O prefeito Barbosa Neto anunciou nesta quinta-feira (19), durante a coletiva semanal, o nome do médico Agajan Der Bedrossian como novo secretário de Saúde. Ele havia se desligado do cargo em abril deste ano por motivos particulares, mas assume novamente o cargo para resolver questões importantes ligadas à saúde da cidade. “Os próprios funcionários da secretaria fizeram um grande abaixo-assinado, solicitando a volta do Agajan, a pessoa que mais entende da saúde pública da rede municipal. As ações marcantes concretizadas, quando ele esteve no comando deste importante cargo da prefeitura, mostram a eficiência de seu trabalho”, disse o prefeito.  De acordo com Barbosa Neto, é difícil elencar as prioridades da secretaria, já que o problema no setor é grande. “Tivemos algo histórico, que é o aumento no teto da saúde em mais de R$ 1 milhão. O objetivo agora é dinamizar esses números”, comentou. O prefeito relembrou de algumas medidas executadas pela prefeitura na área, como a atuação do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e o corte de 54 cargos comissionados na contratação de mais médicos.  Com a Secretaria de Saúde, Agajan Der Bedrossian desvincula-se da direção executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar). Ele também já foi diretor da 17ª regional de saúde e presidente da Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml).

PESSUTI VIAJA NESTA SEXTA-FEIRA PARA OS ESTADOS UNIDOS

O desembargador Celso Rotoli de Macedo, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, assume interinamente o Governo do Estado, nesta sexta-feira (20) em substituição ao governador Orlando Pessuti, que viaja a Nova York para participar da homenagem que a Bolsa de Valores fará à Copel na próxima segunda-feira (23), no encerramento do pregão. Macedo permanecerá na chefia do Executivo por uma semana. A transmissão de cargo acontecerá em solenidade marcada para o Palácio das Araucárias, no Centro Cívico, às 17 horas. Nascido em Antonina (1941), Celso Rotoli de Macedo diplomou-se pela Faculdade de Direito de Curitiba (1966), ingressando na magistratura por concurso público em 1969, exercendo o cargo de juiz substituto na comarca de Londrina.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

CAMPANHA ELEITORAL COMEÇA HOJE NO RÁDIO E TELEVISÃO

A propaganda eleitoral gratuita para a divulgação das propostas dos mais de 20 mil candidatos às eleições de 3 de outubro começa a ser veiculada no rádio e na televisão nesta terça-feira (17) e vai ao ar até 30 de setembro. Serão veiculados dois blocos de 50 minutos, de segunda a sábado, sempre às 7h e 12h no rádio e às 13h e 20h30 na televisão, considerado o horário de Brasília. Além dos programas em bloco, serão veiculados 30 minutos diários - seis para cada cargo - em forma de inserções de até 60 segundos, ao longo da programação das emissoras, entre 8h e 24h, inclusive aos domingos. De acordo com a legislação, é proibida a divulgação de propaganda paga nas emissoras de rádio e TV. A propaganda dos candidatos nesses veículos restringem-se ao horário eleitoral gratuito.

Cargos

Às segundas, quartas e sextas-feiras será veiculada a propaganda dos candidatos a governador (18 minutos), seguida dos programas de deputado estadual/distrital (17 minutos) e senador (15 minutos). Já às terças, quintas e sábados será transmitida a propaganda de candidatos à Presidência da República (25 minutos) e, logo depois, a de deputado federal (25 minutos).

Tempo

Na última terça-feira (10), o Tribunal Superior Eleitoral aprovou resolução com a divisão do tempo de propaganda entre os nove candidatos a presidente da República. Em cada bloco, a coligação “Para o Brasil seguir mudando”, cuja candidata é Dilma Rousseff, terá direito a dez minutos, 38 segundos e 54 centésimos. O segundo maior tempo - sete minutos, 18 segundos e 54 centésimos - é o da coligação “O Brasil Pode Mais”, que lançou a candidatura de José Serra. A candidata do Partido Verde, Marina Silva, terá um minuto, 23 segundos e 22 centésimos. A propaganda de Plínio Arruda Sampaio (PSOL) terá a duração de um minuto, um segundo e 94 centésimos. Já os outros cinco candidatos a presidente, Rui Costa Pimenta (PCO), José Maria de Almeida (PSTU), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Ivan Pinheiro (PCB) contarão com 55 segundos e 56 centésimos cada um.

Quanto às inserções, Dilma Rousseff terá o maior tempo diário: 2’33”24. Já José Serra terá 1’45”24. Os outros candidatos contarão com menos de um minuto diário: Marina - 19”97 e Plínio Arruda Sampaio - 14”86. Rui Costa Pimenta, José Maria de Almeida, José Maria Eymael, Levy Fidelix e Ivan Pinheiro contarão com 13”33 cada.

Normas e proibições

A propaganda eleitoral gratuita na televisão deverá utilizar a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) ou o recurso de legenda. Durante a transmissão, o programa deverá ser identificado pela legenda “propaganda eleitoral gratuita”. No horário reservado para a propaganda eleitoral, não é permitida a utilização comercial ou propaganda realizada com a intenção, ainda que disfarçada ou subliminar, de promover marca ou produto; nem a participação de qualquer pessoa mediante remuneração. Também é proibida a veiculação de propaganda que possa degradar ou ridicularizar candidatos. Quem desrespeitar essa norma pode ser punido com a suspensão da transmissão do próximo programa.

Obrigatoriedade

São obrigadas a veicular a propaganda eleitoral as emissoras de rádio, inclusive as rádios comunitárias; as emissoras de televisão que operam em VHF e UHF e os canais de televisão por assinatura sob a responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das Assembleias Legislativas e da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Segundo turno

Caso haja segundo turno para presidente ou governador em 31 de outubro, a propaganda eleitoral gratuita pode começar a partir das 48 horas da proclamação dos resultados do primeiro turno, sendo o dia 16 de outubro a data limite para o seu início.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

SÃO PAULO E BRASÍLIA LIDERAM O VOTO EM TRÂNSITO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consolidou o cadastramento de 80.494 eleitores que optaram por votar em trânsito no primeiro turno das eleições presidenciais, no próximo 3 de outubro. Para a votação em outra cidade em um eventual segundo turno do pleito, que será realizado no dia 31 do mesmo mês, o Tribunal recebeu 76.528 registros. A cidade de São Paulo é a capital que vai computar o maior número de votos daqueles que pediram para votar em trânsito, tanto no primeiro, quanto em um eventual segundo turno: são respectivamente 12.750 e 12.102 votantes.

Em seguida, está Brasília, que vai receber 8.097 eleitores de outras cidades no primeiro turno e 7.783 no segundo. A terceira capital com o maior número de eleitores cadastrados para votar em trânsito é Belo Horizonte, que vai computar a escolha de 4.531 eleitores no primeiro turno e 4.268 em um eventual segundo turno. Os eleitores que vão estar em uma das 27 capitais no dia eleição tiveram um prazo de um mês - 15 de julho a 15 de agosto - para informar à Justiça Eleitoral, por meio de qualquer cartório eleitoral, se pretendiam votar para presidente da República mesmo estando fora de seu domicílio eleitoral.

A partir do dia 5 de setembro, o eleitor habilitado a votar em trânsito poderá consultar no portal do TSE (www.tse.jus.br) onde estará instalada a seção de voto em trânsito em que deverá votar. A possibilidade do voto em trânsito está prevista na Lei nº 12.034/2009 e na Resolução 23.215/2010 do TSE e determina a instalação de seções especiais nas capitais dos estados para receber esses votos. No entanto, o eleitor precisa avisar com antecedência que estará fora de seu domicílio eleitoral no dia do pleito para pedir o registro.