sábado, 24 de julho de 2010

SERRA E DILMA CONTINUAM EMPATADOS, SEGUNDO O DATAFOLHA

Os candidatos a Presidente, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), continuam empatados na intenção de voto do eleitorado brasileiro, segundo a pesquisa do DATAFOLHA divulgada na edição deste sábado pela Folha de S. Paulo. Serra tem 37%, Dilma 36%, Marina Silva (PV) está com 10%, Zé Maria (PSTU) 1%, Plínio Sampaio (PSOL) 1%, em branco 4% e indecisos 10%. Os candidatos Oscar Silva (PHS), Rui Pimenta (PCO), José Maria Eymael  (PSDC), Américo de Souza (PSL) e Levy Fidelix (PRTB) não alcançaram índices, segundo o instituto. Na simulação de segundo turno, Dilma tem 46% e Serra 45%. O DATAFOLHA realizou a pesquisa junto a 10.905 eleitores em todas as regiões do Brasil no período de 20 a 23 de julho. A margem de erro é de 2%. Registro no TSE nº 19.890/2010.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

DATAFOLHA DIZ QUE BETO E OSMAR ESTÃO EMPATADOS

A RPC TV divulgou, agora à noite, pesquisa do DATAFOLHA que mostra os dois principais candidatos a Governador do Paraná em empate técnico. Beto Richa (PSDB) está com 43% e Osmar Dias (PDT) com 38%. A margem de erro de 3% põe os dois candidatos em situação de empate técnico, enquanto o terceiro colocado, Paulo Salamuni (PV) aparece 1%. Segundo os dados divulgados pela RPC os candidatos Amadeu Felipe (PCB), Felipe Bergmann (PSOL), Avanilson Araújo (PSTU) e Robinson Cordeiro (PRTB) obtiveram menos de 1% na amostra. A pesquisa encomendada pela RPC foi realizada entre 20 e 23 de julho com 1225 entrevistas, margem de erro de 3% e registro no TRE-PR nº 20.158/2010.

PESQUISA NACIONAL VOX POPULI. DILMA, 41% - SERRA, 33% - MARINA, 8%

Pesquisa do instituto Vox Populi, encomendada pela Rede Bandeirantes e o portal IG, mostrou hoje (23), que na pergunta estimulada a candidata Dilma Rousseff (PT), da coligação Para o Brasil Seguir Andando,  tem uma vantagem de 8% das intenções de votos sobre seu principal adversário,  José Serra (PSDB), da coligação O Brasil Pode Mais. Dilma tem 41% da preferência dos entrevistados e Serra, 33%. A candidata Marina Silva, do Partido Verde, aparece em terceiro lugar, com 8%.

Neste cenário, os votos em branco e nulos somaram 4% e 13% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar. Na pesquisa espontânea, de acordo com o Jornal da Band, Dilma está com 28%; Serra com 21% e Marina Silva com 5%. Em um eventual segundo turno entre a petista e o tucano, a Dilma Roussef teria 46% e Serra 34%. 

O maior índice de rejeição, de acordo com a pesquisa Vox Populi, recai sobre José Serra, com 24%, 20% disseram que não votariam em Marina Silva e 17% rejeitam Dilma Rousseff. A margem de erro é de 1,8 ponto. Esta é a primeira pesquisa divulgada após a oficialização das candidaturas à Presidência. Ela foi feita entre os dias 17 e 20 de julho, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 19.920/10. Foram feitas 3.000 entrevistas em 219 cidades de todas as regiões do País. ABr

quinta-feira, 22 de julho de 2010

CANDIDATOS A PRESIDENTE SÃO INTIMADOS PELO TSE PARA REGULARIZAÇÃO DOS REGISTROS

Informado pela Secretaria Judiciária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre vícios em pedidos de registro de candidatos a presidente e vice-presidente da República, o presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, intimou os responsáveis pelos processos a regularizarem seus respectivos pedidos, que devem ser julgados pelo Plenário até o próximo dia 5 de agosto. No geral, esses vícios tratam da falta da apresentação de documentos exigidos na Resolução 23.221/2010. A medida está prevista no artigo 31 da resolução: “havendo qualquer falha ou omissão no pedido de registro, que possa ser suprida pelo candidato, partido político ou coligação, o relator converterá o julgamento em diligência para que o vício seja sanado, no prazo de 72 horas, contado da respectiva intimação por fac-símile”.  A notificação, feita na noite desta quarta-feira (21), foi encaminhada para candidatos das coligações “Para o Brasil seguir mudando” (PT, PMDB, PDT, PSB, PR, PCdoB, PRB, PTN, PSC e PTC) e “O Brasil pode mais” (PSDB, DEM, PTB, PPS e PT do B) e dos partidos PCO, PRTB, PSTU, PSDC, PSOL e PCB. Fonte: TSE. 

quarta-feira, 21 de julho de 2010

BRASIL VAI TESTAR PASSAPORTE COM CHIP

Até o fim do ano será testado inicialmente no Aeroporto Internacional de Brasília o novo sistema de automatização informatizada para o trânsito migratório, a exemplo do que já é feito na União Europeia. Ao mesmo tempo, o Ministério da Justiça vai começar a implantar, durante o segundo semestre, a leitura de passaportes por meio de microprocessadores (chips) inseridos na contracapa do documento. Isto vai permitir a leitura dos dados do passageiro sem interferência de operadores, tornando o trânsito nos aeroportos mais rápido e seguro. Essas medidas fazem parte da politica de segurança que o Ministério da Justiça planeja implantar para facilitar o tráfego de passageiros até a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, esclareceu que a modernização dos passaportes não acarretará na troca obrigatória do documento, que deverá ser feita de forma gradativa. O viajante que tiver o passaporte com chip levará cerca de oito segundos para ter o acesso liberado nos aeroportos. A informatização poderá também facilitar viagens para países da União Europeia, mediante acordos que o Brasil negocia com Portugal - uma das principais portas de entrada de brasileiros na Europa -, onde o sistema já funciona. O ministro lembrou que o Ministério da Justiça já elaborou plano com vista à Copa do Mundo em relação à presença de estrangeiros nos portos, aeroportos e fronteiras, a cargo da Polícia Federal. Tudo se originou da experiência dos Jogos Pan-Americanos, cujos métodos serão aperfeiçoados para a Copa e as Olimpíadas de 2016. Barreto garantiu que haverá tempo suficiente para que tudo seja implantado, inclusive as políticas de capacitação da força policial, com investimentos em tecnologia e treinamento para que a segurança seja eficiente. "Isso é o que espera não só o Brasil, mas também o Comitê Olímpico Internacional", arrematou Barreto.

TSE DIZ QUE DOAÇÕES NAS ELEIÇÕES 2010 TÊM LIMITES


Pessoas físicas e jurídicas podem fazer doações a candidatos, partidos e comitês financeiros para as campanhas eleitorais. Essas doações devem ser feitas mediante depósitos em espécie identificados, cheques cruzados e nominais, por meio de transferência bancária, internet, ou ainda em bens e serviços estimáveis em dinheiro. No entanto, essas doações têm limitações. No caso de pessoa física ficam limitadas a 10% da renda bruta obtida no ano anterior à eleição, desde que não ultrapasse R$ 50 mil. No caso de empresas, esse limite fica restrito a 2% do faturamento bruto do ano anterior à eleição. A doação de quantia acima dos limites fixados sujeita o infrator ao pagamento de multa no valor de cinco a 10 vezes a quantia em excesso. Além disso, o candidato poderá responder por abuso do poder econômico. A empresa que ultrapassar o limite de doação ficará proibida de participar de licitações públicas e de celebrar contratos com o poder público pelo período de cinco anos. Toda doação a candidato, comitê financeiro, ou partido político, deverá ser feita mediante recibo eleitoral, e só poderão ser efetuadas em conta bancária aberta especialmente para este fim. A doação feita por meio de cartão de crédito deverá ser feita por mecanismo disponível na página da internet do candidato, partido ou coligação.

MP INVESTIGA EXIGÊNCIA PARA EMISSÃO DE IDENTIDADE NO PARANÁ

A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da capital abriu investigação para apurar exigência abusiva do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) para a emissão de documentos de identidade.  Segundo informações que chegaram à Promotoria, para emitir a nova cédula de identidade o Instituto estaria recusando documentos originais emitidos por cartórios, em que não constasse referência expressa à comarca à qual pertence o ofício de Registro Civil. Além disso, estaria orientando o interessado a solicitar que o cartório de origem lavrasse novo documento com a informação da Comarca, tendo que pagar pelo novo documento.

terça-feira, 20 de julho de 2010

ELEITORADO DO INTERIOR REPRESENTA 82,77% DO PARANÁ. CURITIBA 17,23%

O Interior paranaense continua majoritário eleitoralmente. Os dados divulgados, hoje, pelo TSE mostram que Curitiba está com 17,23% do total de eleitores do Estado. O Interior abriga um total de 82,77% do eleitorado. Confira os dados oficiais da Capital, segundo o TSE.

PARANÁ TEM 7,6 MILHÕES DE ELEITORES PRONTOS PARA AS ELEIÇÕES 2010

Com 7.601.553 eleitores, o Paraná vai às Eleições 2010, que acontecerão no dia 3 de outubro, para escolha de 54 Deputados Estaduais, 30 Deputados Federais, 1 Governador, 2 Senadores e 1 Presidente da República.

LONDRINA REGISTRA 352.796 ELEITORES

Segundo os dados divulgados, hoje, pelo TSE, Londrina tem 352.796 eleitores em condições de voto para o dia 3 de outubro, quando serão realizadas as eleições para Deputado Estadual, Deputado Federal, Governador, Senador e Presidente da República.

BRASIL CHEGA A 135,8 MILHÕES DE ELEITORES


Os números do eleitorado das Eleições 2010 mostram que houve um crescimento de 7,8% de eleitores em relação a 2006, ano das últimas eleições gerais. Ao todo, estão aptos a votar no próximo dia 3 de outubro 135.804.433 eleitores em todo o país. Em 2006, esse número somava pouco mais de 125 milhões. Dois anos depois, quando os brasileiros votaram nas eleições municipais, já havia crescido 4%. Essa evolução inclui os eleitores de 16 e 17 anos, que nas Eleições 2010 representam 1,7% do eleitorado, sendo no total 2.391.352.

Mulher é Maioria
Assim como nas eleições gerais de 2006 e 2002, as mulheres continuam a compor a maioria do eleitorado brasileiro em 2010, correspondendo a 51,8%, ou 70.373.971 eleitoras. Já o eleitorado masculino representa 48%, somando 65.282.009. Em 2006, o eleitorado feminino correspondia a 51,5% (64.882.283) e o masculino somava 48,3% (60.853.563).

Faixa etária
Em geral, a maioria do eleitorado está concentrada na faixa etária de 25 a 34 anos, com 32.790.487 eleitores (24,1%). Em seguida estão os eleitores que têm entre 45 a 59 anos, com 30.753.427 (22,6%). Fonte - TSE

TSE VAI CADASTRAR TV, RÁDIO E JORNAL PARA APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2010

Os veículos de comunicação interessados em acompanhar a cobertura jornalística e o processo de totalização dos votos para presidente da República e a divulgação dos resultados das Eleições 2010, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), devem se cadastrar até o próximo dia 23. Terão prioridade no cadastramento os veículos de abrangência nacional. As vagas remanescentes serão distribuídas aos veículos regionais.

O Centro de Divulgação de Resultados das Eleições 2010, que está sendo construído no térreo do Tribunal, deve estar disponível aos profissionais de comunicação a partir do dia 28 de julho. O espaço contará com uma sala de coletivas com capacidade para 100 pessoas, 16 cabines para rádios - que funcionarão também como cabines de locução -, 12 cabines para emissoras de TV e 62 bancadas individuais para atender aos veículos impressos e eletrônicos. Para as televisões, ainda serão montados sets de filmagem.

BOSQUE CENTRAL DE LONDRINA TERÁ GRADES NOVAS


A Prefeitura começou, hoje (20), a substituição das antigas grades que cercam o Bosque Municipal Marechal Candido Rondon, localizado na área central de Londrina, nos quarteirões das avenidas São Paulo e Rio de janeiro, rua Pará e travessa Padre Bernardo Greiss. A ação está sendo realizada por funcionários da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). O trabalho está na primeira fase, que consiste na retirada do cercado antigo, ato que vai durar de três a cinco dias para ser finalizado. A operação faz parte da recuperação do local, que já funcionou como terminal urbano de Londrina e hoje abriga árvores nativas da região, equipamentos de esporte e lazer e é um dos cartões postais do município. A Secretaria do Ambiente informou que algumas grades estão em situação degradável, com partes amassadas e outros defeitos. A secretaria já estuda qual modelo será usado para o lugar das cercas antigas. Entre as opções, estão grades com cabos de aço, estilizadas e com formato estético mais moderno. Além da troca das grades, a Prefeitura de Londrina, por meio da Sema e outros órgãos municipais, está realizando a poda de árvores, pulverização das fezes de pombos no decorrer desta semana. Tais ações se referem à primeira parte da proposta. Segundo cálculos da Secretaria do Ambiente, cerca de 80% dos trabalhos dessa etapa estão concluídos. Em um segundo momento, além da implantação do novo cercado, está previsto o manejo das árvores e plantas existentes no local, com o plantio de mudas de espécies nativas que ainda não pertencem ao plantel de vegetais do bosque. A segurança no bosque está sendo reforçada, com a presença da Guarda Municipal, que está ocupando a base comunitária instalada no local. Imagem Luiz Jacobs

segunda-feira, 19 de julho de 2010

SEIS MUNICÍPIOS JÁ ESTÃO COM PREFEITOS NOVOS

Seis municípios escolheram, ontem, seus prefeitos. Os resultados das eleições suplementares nas cidades de Apiacá (ES), Nossa Senhora dos Remédios e Isaías Coelho (PI), Riachão do Dantas (SE), São Francisco do Maranhão (MA) e Araras (SP) foram divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de seus respectivos Estados.

Apiacá (ES)
Com 6.244 eleitores aptos a votar, Apiacá elegeu Humberto Alves de Souza (PRP) que recebeu 2.687 correspondentes a 59,62% dos votos válidos. Compareceram às urnas 4.674 eleitores, sendo destes, 4.507 votos válidos. Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, ficaram os candidatos do PSDB, João Guizzi (1.545 votos), e do PT, Paulo de Tarso Figueiredo (275 votos).

Nossa Senhora dos Remédios e Isaías Coelho (PI)
No estado do Piauí, houve eleições em duas cidades. Em Nossa Senhora dos Remédios, 6.558 eleitores estavam aptos a votar. Compareceram às urnas 85,07% dos eleitores, totalizando 5.579. Francisco Pessoa de Brito, candidato a prefeito pelo PSDB, obteve 2.396 que corresponde a 45,63% dos votos válidos, elegendo-se prefeito do município. Pedro Pereira Vera Filho (PTB), com 1.877 votos - 35,75% - e Carlos Alberto Fortes Couto (PP), com 978 votos - 18,63% -, foram os segundo e terceiro colocados, respectivamente.

No município de Isaías Coelho, Maria do Espírito Santo Castelo Branco Silva (PMDB), venceu com 2.516 votos, que corresponde a 54,14% dos votos válidos. O segundo colocado, Waldemir Mauriz Filho (PSB), obteve 2.131, que corresponde a 45,86%. Com as duas eleições suplementares realizadas, o Estado do Piauí contabilizou 9 eleições suplementares, todas referentes às eleições de 2008.

Riachão do Dantas (SE)
O município sergipano de Riachão do Dantas tinha 15.726 eleitores aptos a votar, mas compareceram 12.490. Foi eleito o candidato Ivanildo Macedo dos Santos (PT do B) com 6.470 dos votos, ou seja, 55,07% dos votos válidos. Em segundo lugar, ficou Pedro Santos Oliveira (PSL) com 5.278 dos votos, que correspondeu a 44,93%.

São Francisco do Maranhão (MA)
Na cidade de São Francisco do Maranhão, 8.530 eleitores estavam aptos a votar. Destes, 6.109 compareceram às urnas eletrônicas, o que equivale a 71,62% do eleitorado do município. Para o cargo de prefeito foi eleito, com 3.777 votos, Francisco Ademar dos Santos (Chico Pechó), pela Coligação "A Vontade do Povo", com um percentual de 67,48% dos votos válidos. Em segundo lugar, pela Coligação "A Força Que Vem do Povo", ficou o candidato Valdivino Alves Nepomuceno, com 1.820 votos, 32,52% dos votos válidos.

Araras (SP)
Os candidatos Nelson Dimas Brambila e Carlos Alberto Jacovetti foram eleitos prefeito e vice com 37.746 votos (56,35% dos votos válidos) e concorreram pela coligação PT/PSDC. Compareceram às urnas quase 84% dos eleitores (72.357). O elitorado apto era de 86.437.

Fonte: TSE/TREs.

AEROPORTO DE CURITIBA TERÁ INVESTIMENTO DE R$ 72,8 MILHÕES

O Paraná terá R$ 72,8 milhões para investir no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, com vistas à Copa de 2014. O PAC dos Aeroportos foi assinado nesta segunda-feira (19), em Brasília, pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e pelo presidente da Infraero, Murilo Marques Barbosa. Os recursos serão utilizados para melhoras do terminal de passageiros e viário, instalação de equipamentos e construção da terceira pista no aeroporto. Durante o encontro, que reuniu prefeitos e governadores das 12 cidades-sede do campeonato mundial, o presidente assinou termo de ajuste de conduta com os Estados e municípios, para assegurar que as obras estejam concluídas até dezembro de 2012. “Esta é uma ação importante para que possamos atender a todas exigências da Fifa e garantir que as obras de infraestrutura e viárias, previstas para Curitiba e região metropolitana, sejam realizadas”, afirmou Pessuti. Para o secretário-especial para Assuntos da Copa de 2014, Algaci Túlio, o próximo desafio é adaptar o Porto de Paranaguá para o transporte de passageiros. Algaci também afirmou que 99% das negociações para obtenção dos investimentos necessários para a remodelação da Arena da Baixada estão consolidados. “Seria um contrasenso negarmos isso porque, afinal de contas, o estádio está com 75% da sua construção definida, além de ter sido escolhido pela Fifa e pela CBF”, justificou. Segundo o governador, está agendada para esta terça-feira (20), a visita do secretário-especial, Algaci Túlio, do procurador-geral do Estado, Marco Antônio Berberi, do secretário de Governo, Luiz Fernando Jamur, e do gestor de Curitiba para a Copa, Luiz de Carvalho, à sede do BNDES, no Rio de Janeiro, para encaminhar solução definitiva sobre o assunto.

domingo, 18 de julho de 2010

IMAGEM DE SANTA PASTORINHA ATRAI FIÉIS HÁ 110 ANOS EM TIBAGI


Há 110 anos, uma imagem de louça com cinco centímetros atrai milhares de fieis de várias partes do Brasil a uma capela a 37 quilômetros da cidade de Tibagi, na localidade rural de Campina Alta. A Santinha recebe duas denominações, é conhecida como Santa Pastorina ou Castorina e sua história está ligada à tradição de fé do povo tibagiano. Além de se tornar uma festa oficial no calendário de eventos da cidade, o dia da Santinha, que embora não reconhecida pelo Vaticano é lembrada pelos devotos como santa milagreira, é momento de peregrinação. Mais de dez mil pessoas são aguardadas para 110ª Festa da Santinha dos dias 23 a 26 de julho, quando se comemora o dia de Sant'Ana, padroeira de Ponta Grossa e Castro – cidade de onde teria sido trazida a imagem no início do século passado e que também justifica o nome de Castorina. AEN

COMEÇA HOJE EM LONDRINA ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO


Mais de 1.400 pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação em Educação do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estarão reunidos em Londrina de hoje a 21 de julho, no 8º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul. A UEL, através do Programa de Pós-Graduação em Educação, e o Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação são os anfitriões do encontro promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED SUL. O evento tem como tema central a questão “Formação, Ética e Políticas: Qual Pesquisa? Qual Educação?”, informa a professora Sueli Edi Rufini, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL. Durante quatro dias, docentes e professores de programas de pós-graduação se reunirão com pesquisadores da área da Educação. Paralelamente ao Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul acontecerá o VI Fórum de Secretári@s de Pós-Graduação em Educação da Região Sul: Desafios e Perspectivas do Triênio ANPEd Sul – 2010, cujos trabalhos serão realizados nos dias 19 e 20.