sexta-feira, 11 de junho de 2010

LONDRINA RECEBE MAIS 11 VIATURAS PARA REFORÇAR 5º BATALHÃO

O governador Orlando Pessuti entregou 46 viaturas para a Polícia Militar da Região de Londrina, três ambulâncias para o Corpo de Bombeiros e um caminhão para o Bombeiro Comunitário da região, e homologou a licitação para a construção do Quartel da PM de Bandeirantes. Foi durante solenidade na Universidade Estadual de Londrina. O caminhão custou R$ 250 mil.  Das viaturas para a PM, 11 carros serão para Londrina, uma para Ibiporã, uma para Tamarana e duas para Cambe. O restante será redistribuído para o 10º, 15º e 18º Batalhões da PM. “Estamos gratificados por estarmos em Londrina, no Norte do Paraná. É uma oportunidade também de assinar novos convênios, licitações para novas obras, e entregar equipamentos como viaturas, veículos, tratores, principalmente na área da Segurança Pública, como fizemos hoje”, disse o governador.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

TSE DECIDE QUE "FICHA LIMPA" VALE PARA AS ELEIÇÕES DESTE ANO

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entenderam, na noite desta quinta-feira (10), que a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10), que altera a Lei das Inelegibilidades (LC 64/90), deve ser aplicada já nas eleições de outubro deste ano. A nova lei prevê que candidatos que tiverem condenação criminal por órgão colegiado, ainda que caiba recurso, ficarão impedidos de obter o registro de candidatura, pois serão considerados inelegíveis. Também amplia prazos de inelegibilidade de três para oito anos. Votaram com o relator os ministros Arnaldo Versiani, Cármen Lúcia, Aldir Passarinho Junior, Marcelo Ribeiro e o presidente, ministro Ricardo Lewandowski. O ministro Marco Aurélio ficou vencido, pois entendeu que a norma só seria aplicável as eleições que se realizarem após 2010. A análise do tema ocorreu em resposta à consulta formulada pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).

PV LANÇA MARINA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, disse hoje (10), em discurso na convenção do partido, que quer ser a primeira mulher negra e de origem pobre eleita presidente do Brasil. Em um discurso emocionado, Marina lembrou a própria trajetória e defendeu a necessidade de investimento estratégico em educação como forma de distribuir renda no Brasil. Analfabeta até os 17 anos, Marina lembrou que chegou a Rio Branco, capital do Acre, sem saber ler nem escrever.

Uma banda de frevo e uma boneca gigante de Olinda, com a cara da candidata verde, davam as boas vindas aos participantes da Convenção Nacional do Partido Verde (PV), que lançou oficialmente hoje (10), em Brasília, o nome de Marina Silva para concorrer à Presidência da República. O partido não fez alianças com nenhuma legenda e sabe que enfrentará como maior obstáculo diante dos demais candidatos os míseros um minuto e meio de tempo no horário eleitoral gratuito.

Na parte da manhã, Marina não esteve presente à convenção. Ela só participou do encontro à tarde. Nos discursos, os integrantes do PV defenderam as diretrizes do programa de governo da candidata, apresentadas hoje, que apontam o reconhecimento dos avanços do Brasil em todas as áreas e a criação de uma “terceira geração de programas sociais”.

No programa, há uma constatação de que faltou investimento estratégico em educação, inovação, infraestrutura e na conservação dos recursos naturais. As propostas de terceira geração incluem a consolidação de “boas práticas” como o Bolsa Família, programa de distribuição de renda implantado no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que Marina propõe institucionalizar. ABr

PESSUTI ANUNCIA CRIAÇÃO DE BATALHÕES DA PM E MAIS POLICIAIS PARA O NORTE

O governador Orlando Pessuti anunciou, nesta quinta-feira (10), na reunião da Escola de Governo em Londrina, a convocação de 210 policiais militares e a criação de batalhões no interior. Ele assinou mensagens a serem encaminhadas à Assembleia Legislativa do Paraná para 18 ações e obras na área de segurança pública. Os novos policiais militares, aprovados em concurso, vão assumir os batalhões de Londrina, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Rolândia e Apucarana. “Tão logo as solicitações sejam aprovadas, algumas nós já atenderemos de imediato. Outras ficarão na dependência da arrecadação e algumas, certamente, ficarão para serem implantadas no decorrer deste ano”, ressaltou Pessuti.

O Governo propõe, por exemplo, a criação da Macrorregião Norte em Londrina, uma espécie de comando intermediário (desmembramento do Comando do Policiamento do Interior). Além disso, as mensagens prevêem a criação da Companhia Independente de Irati, Arapongas e Ivaiporã; a criação de Batalhões em Francisco Beltrão e, na Região Metropolitana de Curitiba, do Batalhão de Eventos em Curitiba.

Também está prevista a transformação da Companhia de Polícia de Choque em Batalhão, a exemplo do Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro (Bope). Outra demanda de muito tempo que deve virar realidade é a Corregedoria da Polícia Militar e, na área do Bombeiro Militar, também haverá, se aprovadas as mensagens, a criação de grupamentos regionais em Paranaguá, Curitiba, Pato Branco e Francisco Beltrão. Companhias também devem ser criadas em Sarandi, Prudentópolis, Guaíra e Cambé.

DISTRITO DE SÃO LUIZ REALIZA 16ª FESTA DO CAFÉ COM FRANGO

Evento deve reunir 15 mil pessoas nos dias 11, 12 e 13, que podem desfrutar desde o cafezinho tradicional ao bobó de frango e licor de café.

Entre os dias 11 e 13 de junho, acontece no distrito de São Luiz a 16ª Festa do Café com Frango. A abertura do evento será amanhã, a partir das 13h, na praça da igreja São Luiz Gonzaga, que fica no encontro das ruas general Osório, Vasco da Gama e São João. Dentre as atividades previstas estão shows musicais, pirotécnico, gastronomia, teatro e dança.

Nos três dias festa, que tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina – PROMIC, e apoio da Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento, são esperados, aproximadamente, 15 mil pessoas, que vão desfrutar de pratos típicos com frango, como o bobó de frango, coxa recheada, frango assado, e a tradicional polenta com frango.

PESSUTI DIZ QUE NÃO QUER BRIGA COM REQUIÃO

O governador Orlando Pessuti afirmou que não pretende transformar as divergências de Roberto Requião em uma briga pessoal. Pessuti explicou que espera que as divergências se tornem em convergências citando, como exemplo, o que ocorreu no passado entre Requião e Orestes Quércia e com o senador Osmar Dias. “O que estamos fazendo no governo é para o bem do Paraná”, disse. Sobre o apoio à candidatura de Requião ao Senado, o governador Pessuti mais uma vez declarou ser um homem do partido. “Sou do PMDB e o partido terá seus candidatos, que receberão meu apoio e manifestação. Não sou adversário do Requião e não pretendo transformar a divergência dele numa briga pessoal nossa. Pretendo continuar governado o Paraná e continuar com minha jornada política tendo Requião como meu cabo eleitoral, como sempre fui dele”, enfatizou.

BANCO DE ALIMENTOS VAI ATENDER 20 MIL PESSOAS EM LONDRINA

O governador Orlando Pessuti, o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Erikson Chandoha, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, e o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, inauguram nesta sexta-feira (11 de junho) as obras de modernização do Banco de Alimentos da Ceasa de Londrina. Os recursos, na ordem de R$ 281 mil, são provenientes do Governo Federal, via Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e do Governo do Estado, através da Ceasa Paraná. Os valores foram aplicados em obras de melhoria da infraestrutura existente, e em equipamentos para processamento mínimo, higienização e embalagem dos alimentos. Os Bancos de Alimentos da empresa funcionam como coletores dos produtos hortigranjeiros comercializados que estão fora dos padrões de comercialização, repassando-os ás entidades sociais cadastradas. Em Londrina a média mensal de doações coletadas nos mercados atacadista e do produtor é de 50 mil quilos, atendendo 50 entidades sociais cadastradas junto ao programa com público de 20 mil pessoas. São alimentos que ainda mantêm padrões nutritivos para o consumo, mas por apresentarem danos comuns nas fases de manuseio ou de acondicionamento, estariam fora do padrão comercial e seriam descartados como resíduos.

LONDRINA VACINA POPULAÇÃO NESTE SÁBADO CONTRA PÓLIO E GRIPE SUÍNA

A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado (12), das 8 às 17 horas a campanha de vacinação contra a poliomielite. Além das Unidades de Saúde, mais 100 postos de vacinação serão espalhados pela cidade em mercados, escolas e terminais urbanos para vacinar as crianças de 0 a 4 anos. A meta da Secretaria é vacinar mais de 33 mil crianças. De acordo com o secretário de Saúde, Edson de Souza, desde 1984 não são registrados casos da doença na cidade.  A vacina da poliomielite é rápida e indolor, com ela pode-se evitar que a paralisia infantil.  A segunda fase da vacinação será realizada no dia 14 de agosto.

H1N1

Os postos de saúde vão vacinar também as crianças de 2 a 4 anos que ainda não tomaram a vacina contra a gripe A. Em Londrina, a meta era vacinar mais de 256 mil pessoas, até a última quarta-feira (9) foram contabilizados cerca de 235 mil, o que representa 91,7% da expectativa.  Para receber as vacinas, basta que os pais ou responsáveis compareçam a um dos postos de vacinação, munidos com a carteira de vacinação das crianças. O secretário, Edson de Souza, revelou que na próxima segunda-feira (14) será a vez dos professores e funcionários de escolas públicas e privadas dos níveis fundamentais, médios e superiores a receberem a imunização. A vacina infantil é dividida em duas doses, sendo que a segunda deve ser realizada 30 dias após a aplicação da primeira. A Secretaria divulgou que até o dia 9 de junho 7.532 crianças, entre seis meses e dois anos, receberam a 2ª dose da vacina, representando 63% da meta inicial. Já as crianças entre dois e nove anos com doenças crônicas foram vacinados 61,3%, ou seja, 5.854.

NÁDINA MORENO TOMA POSSE HOJE NA REITORIA DA UEL

O governador Orlando Pessuti e o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, empossam, nesta quinta-feira (10), às 19 horas, no Cine Teatro Ouro Verde, em Londrina, as novas reitora e vice-reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nádina Aparecida Moreno e Berenice Quinzani Jordão, respectivamente.

Eleitas no dia 14 de abril, as professoras foram nomeadas pelo governador Orlando Pessuti durante a Escola de Governo do dia 1º de maio, em Curitiba. Na solenidade também serão empossados os novos pró-reitores, coordenadores, assessores e diretores de diversas unidades da UEL.

Hoje toma posse, também, a nova equipe das professoras Nádina Moreno e Berenice Jordão, composta por pró-reitores, coordenadores, assessores e diretores das diversas unidades da UEL.

Os seis novos pró-reitores

Professor Ludoviko Carnasciali dos Santos
Pró-reitor de Graduação (PROGRAD)

Professor Mário Sérgio Mantovani
Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG)

Professor Luiz Fernando Pinto Dias
Pró-reitor de Recursos Humanos (PRORH)

Professor Hideaki Wilson Takahashi
Pró-reitor de Administração e Finanças (PROAF)

Professor Marcos de Castro Falleiros
Pró-reitor de Planejamento (PROPLAN)

Professora Cristianne Cordeiro do Nascimento
Pró-reitora de Extensão (PROEX)

Novos coordenadores, diretores e assessores

Professora Elaine Fernandes Mateus
Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS)

Professor Osmani Costa
Coordenadoria de Comunicação Social (COM)

Professora Neusa Maria Amaral
Diretora da Rádio UEL-FM

Professora Maria Rosa Abelin
Diretora da TV – UEL

Professora Maria Elisabete Catarino
Diretora da Biblioteca Central (BC)

Jornalista Maria Helena de Moura Arias
Diretora da Editora (Eduel)

Andreza Daher Delfino Sentone
Diretora do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec)

Elizabeth Leão de Carvalho
Diretora do Sistema de Arquivos da UEL (SAUEL)

Professora Adriane Maciel Gomes
Diretora da Casa de Cultura

Professora Adriana Regina de Jesus
Diretora do Colégio de Aplicação

Professor Marcio Barbosa Zerneri
Diretor do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ)

Professora Angelita Marques Visalli
Diretora do Museu Histórico de Londrina “Padre Carlos Weiss”

Leonardo Mota Pinheiro
Assessor da Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI)

Chefia de Gabinete, PJU, Ouvidoria e PCU

Luis Antonio Niro Passos
Chefe de Gabinete da Reitoria

Marinete Violin
Procuradora Jurídica da (PJU-UEL)

Teodósio Antônio da Silva
Prefeito do Campus Universitário

Professora Cristiane Vercesi
Ouvidoria

quarta-feira, 9 de junho de 2010

PESSUTI INSTALA GOVERNO EM LONDRINA

A interiorização do Governo do Estado chega, nesta quinta-feira (10), em Londrina. Na Escola de Governo, será assinado o ato oficial de descentralização da sede de governo, tornando Londrina a capital administrativa.

Serão entregues nove tratores solidários, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento; três ambulâncias, para o Corpo de Bombeiros de Bandeirantes, Santo Antônio da Platina e Ivaiporã; e um caminhão de combate a incêndio para Bela Vista do Paraíso. A homologação e autorização para construção de unidade de bombeiros, em Bandeirantes e Jacarezinho.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, fala sobre o programa de combate ao consumo de crack.

FERIADO DO PADROEIRO MUDA ATENDIMENTO DOS SERVIÇOS EM LONDRINA

Diversos serviços municipais vão parar nesta sexta-feira (11), feriado em comemoração ao padroeiro da cidade, Sagrado Coração de Jesus. O prédio da Prefeitura de Londrina, assim como os setores administrativos da Companhia de Habitação (Cohab), Companhia Municipal de Trânsito Urbanização (CMTU) e demais secretarias, voltam a funcionar normalmente na segunda-feira (13).

A CMTU informou que para as feiras -livres e coleta seletiva, o feriado é facultativo ao reciclador e ao feirante. Já a coleta de lixo doméstico, conforme informações da companhia, será realizada normalmente. A Secretaria Municipal de Cultura informa que a Biblioteca Pública Municipal funciona no sábado (12), das 8 às 13 horas. A Secretaria Municipal de Educação informou que as escolas municipais, os Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) retomarão as atividades na segunda-feira (dia 13).

Na área da saúde, não haverá expediente nas unidades administrativas da secretaria, nas unidades básicas de saúde (UBS), na Policlínica Municipal e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que voltam a atender na segunda-feira, às 7h. Os serviços de saúde 24h, que são a unidade básica do jardim Leonor (região oeste), o Pronto Atendimento Municipal (PAM) Adulto e Infantil, a Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate),funcionam normalmente.

TV A CABO NÃO PODE COBRAR PONTO EXTRA EM LONDRINA

A empresa Net Londrina está proibida pela Justiça de fazer a cobrança pela instalação de pontos extra de TV a cabo. A decisão atende ação da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da comarca, proposta em novembro de 2006. No entendimento do Ministério Público – reconhecido pelo Poder Judiciário – a cobrança de mensalidades referente à manutenção de ponto adicional de TV a cabo é ilegal porque não está prevista na Lei nº 8.977/95, que dispõe sobre esse tipo de serviço, e é abusiva por exigir do consumidor vantagem excessiva, conforme o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor. O responsável pela ação é o promotor de Justiça Miguel Jorge Sogaiar. A sentença, do juiz Rafael Vieira de Vasconcellos Pedroso, da 3ª Vara Cível de Londrina, foi proferida em 17 de maio.

Na ação, o MP-PR sustenta que o ponto adicional não pode ser comparado com o canal pay per view, que é um meio de transmissão e distribuição eventual de sinais de TV mediante remuneração prevista na Lei nº 8.977/95 – o contrário do ponto extra. “A cobrança do ponto adicional é inadmissível. O destino dos sinais emitidos pela Net não é um determinado aparelho televisor, mas sim o cidadão consumidor e sua família. Assim, contrata-se o serviço de sinais que serão emitidos pela empresa concessionária e não o sinal para cada televisor”, diz Sogaiar.

Além de condenar a Net Londrina Ltda a deixar de cobrar pelo "ponto extra", a decisão determina que a empresa pague aos seus assinantes o equivalente aos valores gastos indevidamente pelos consumidores. Isso deverá ser apurado em liquidação de sentença. MP-PR

PDT PRANAENSE FAZ CONVENÇÃO NESTA QUINTA PARA ESCOLHA DE CANDIDATOS

Nesta quinta-feira, 10, às 17 horas, o PDT do Paraná faz, na sua sede, em Curitiba, a convenção partidária com vistas às eleições de outubro. Participam da convenção, conduzida pelos integrantes da Executiva Estadual do PDT para a deliberação sobre as candidaturas majoritárias (governador e vice-governador e senador), proporcionais (deputados federais e estaduais) e as alianças partidárias, o senador Osmar Dias, pré-candidato do partido ao governo do Estado, o deputado federal Wilson Picler, os deputados estaduais Augustinho Zucchi, presidente do partido; Fernando Scanavaca, Neivo Beraldin e Luiz Carlos Martins; os presidentes dos movimentos organizados pedetistas: Secretaria da Mulher, Movimento Sindical, Juventude Socialista e Movimento Negro.

No sábado, 12 os integrantes da executiva do PDT paranaense estarão em São Paulo para a Convenção Nacional do PDT, na condição de membros do Diretório Nacional do partido. Na convenção nacional pedetista estarão presentes o Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Roussef e o pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

LONDRINA REGISTRA GEADA FRACA NAS MARGENS DE RIACHOS



Para alívio geral a geada foi observada apenas nas margens dos riachos. E assim mesmo para quem levantou cedo. Céu claro, umidade baixa e Sol contribuíram para evitar que o Norte do Paraná registrasse geada prejudicial ao setor agrícola. Curitiba, Guarapuava, União da Vitória, Fernandes Pinheiro, Ponta Grossa, Palotina, Palmas e General Carneiro registraram temperaturas baixas com geadas. Confira a tabela do SIMEPAR.

domingo, 6 de junho de 2010

SIMEPAR PREVÊ GEADAS PARA TODO O ESTADO NESTA SEGUNDA-FEIRA

O SIMEPAR prevê formação de geadas em quase todas as regiões paranaenses, nesta segunda-feira, em consequência das baixas temperaturas.  O boletim com a previsão do tempo, mostra que apenas duas áreas devem ficar livres do fenômeno climático: parte do Noroeste, próximo ao vale do rio Paraná e o Litoral.  Hoje foram registradas geadas no Sul, entre Guarapuava e União da Vitória. Em General Carneiro, o INMET anotou mínima de 1,1ºC abaixo de zero.

PREVISÃO DO TEMPO PARA O DIA 07 DE JUNHO DE 2010


Nesta segunda-feira o frio continua, com previsão de geadas no Estado e tempo estável. Uma nova massa de ar frio de origem Polar chega ao sul da Argentina. Este sistema avança rapidamente pelo sul do continente, e no extremo sul do Brasil já provoca um novo declínio das temperaturas para o final do dia e madrugada de terça-feira.

Curitiba Manhã: geada
Mín.: 3 °C Máx.: 15 °C Vis.: boa Tarde: céu claro
Vento: sudeste/fraco Noite: céu claro

Paranaguá Manhã: céu claro
Mín.: 6 °C Máx.: 18 °C Vis.: boa Tarde: céu claro
Vento: sudeste/fraco Noite: céu claro

Londrina Manhã: geada
Mín.: 5 °C Máx.: 18 °C Vis.: boa Tarde: céu claro
Vento: sudeste/fraco Noite: céu claro

Maringá Manhã: geada
Mín.: 5 °C Máx.: 18 °C Vis.: boa Tarde: céu claro
Vento: sudeste/fraco Noite: céu claro

Umuarama Manhã: geada
Mín.: 5 °C Máx.: 18 °C Vis.: boa Tarde: céu claro
Vento: sudeste/fraco Noite: céu claro

Cascavel Manhã: geada
Mín.: 3 °C Máx.: 17 °C Vis.: boa Tarde: céu claro
Vento: sudeste/fraco Noite: céu claro

Foz do Iguaçu Manhã: geada
Mín.: 4 °C Máx.: 18 °C Vis.: boa Tarde: céu claro
Vento: sudeste/fraco Noite: céu claro

Pato Branco Manhã: geada
Mín.: 3 °C Máx.: 16 °C Vis.: boa Tarde: céu claro
Vento: sudeste/fraco Noite: céu claro

Ponta Grossa Manhã: geada
Mín.: 2 °C Máx.: 15 °C Vis.: boa Tarde: céu claro
Vento: sudeste/fraco Noite: céu claro

Guarapuava Manhã: geada
Mín.: -1 °C Máx.: 14 °C Vis.: boa Tarde: céu claro
Vento: sudeste/fraco Noite: céu claro

Irati Manhã: geada
Mín.: 2 °C Máx.: 15 °C Vis.: boa Tarde: céu claro
Vento: sudeste/fraco Noite: céu claro

Palmas Manhã: geada
Mín.: -2 °C Máx.: 13 °C Vis.: boa Tarde: céu claro
Vento: sudeste/fraco Noite: céu claro

Meteorologista Responsável: Reinaldo Olmar Kneib

EXPOJAPÃO 2010 DA ACEL BATE RECORDE DE PÚBLICO

Foi encerrada neste domingo a EXPOJAPÃO 2010 da ACEL com recorde de público. Os organizadores informaram que o movimento começou na quinta-feira, feriado religioso de Corpus Christi, e foi mantido até hoje. A ACEL programou para o encerramento apresentação de artes marciais, Shamisen, musical da Showa Band, duplas sertanejas e Matsuri Dance. Durante os quatro dias, foi realizada, também, a 49ª Exposição Agrícola. O presidente da ACEL, Carlos Eikiiti Hirooka, acompanhou durante todos os dias a agenda da exposição. As imagens mostram detalhes dos shows e das horas finais do evento.

FIGURINHAS DA COPA FAZEM ALEGRIA DE FILHOS, PAIS E AVÓS

A manhã ensolarada, com temperatura agradável, serviu para reunir centenas de pessoas na entrada principal do Mercadão do Shangri-Lá, em Londrina, na mania mais recente das famílias, que é colecionar figurinhas da Copa 2010. Durante várias horas, crianças e adultos trocaram figurinhas para seus álbuns sob a animação de palhaços, que foram providenciados pela Banca de Revistas Flamengo. O empresário Rogério Medeiros, dono da revistaria, vem incentivando a troca de figurinhas para ajudar a meninada completar suas coleções. Medeiros conseguiu o feito de reunir, somente na manhã de hoje, mais de 300 pessoas, sem o auxílio de campanha publicitária. Com a aproximação da abertura da Copa do Mundo 2010, na próxima sexta-feira, cresceu o interesse pelas figurinhas. Além das crianças, os adultos também colecionam e manifestam grande alegria quando encontram as figurinhas consideradas difíceis.