sábado, 5 de junho de 2010

SERRA E DILMA ESTÃO EMPATADOS, APONTA PESQUISA DO IBOPE

Os pré-candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) estão empatados, cada um com 37% das intenções de voto, segundo a pesquisa do IBOPE, realizada para os jornais O ESTADO DE S. PAULO e O GLOBO. No cenário de segundo turno, repete-se o empate, com 42% para cada lado. A pré-candidata do PV, senadora Marina Silva, obteve 9%. A pesquisa nacional foi realizada entre os dias 28 de maio e 3 de junho e está registrada no TSE com o número 13642/2010. O IBOPE entrevistou 2.002 eleitores. A margem de erro é de 2%.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

A UMA SEMANA DA COPA, ÁFRICA AINDA TRABALHA PARA CONCLUIR OBRAS

As seleções da África do Sul e do México entram em campo em Joanesburgo, na próxima sexta-feira (11), às 11h (horário de Brasília), para dar início à Copa do Mundo de 2010. Porém, até a primeira partida, os trabalhadores sul-africanos ainda têm muitos reparos e obras para finalizar. A uma semana para a abertura da Copa, operários e empregados da construção civil trabalham em ritmo acelerado para que tudo esteja pronto até o torneio. Pelas ruas de Joanesburgo, em meio a vendedores de bandeiras e anúncios de patrocinadores do Mundial, os trabalhadores se esforçam para concluir reformas de calçadas, sinalizações viárias e a decoração de jardins. Nas principais avenidas da cidade, algumas pistas ainda estão bloqueadas justamente por causa das obras que ainda não foram concluídas. Na região do Estádio Ellis Park, local do jogo de estreia da seleção brasileira na Copa, contra a Coreia do Norte, pedreiros e pintores também se dedicam ao acabamento de algumas muretas de segurança e à pintura dos números dos portões. Imagem de Marcello Casal Jr/ABr

LULA SANCIONA FICHA LIMPA, MAS JUSTIÇA VAI DECIDIR SE VALE PARA ELEIÇÕES DESTE ANO


A nova lei que exige ficha limpa para os candidatos começa a vigorar a partir de segunda-feira (7), quando deve ser publicada. Segundo informações da Casa Civil da Presidência da República, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o texto hoje (4).

A lei torna inelegíveis candidatos que forem condenados por órgão colegiado em crimes como improbidade administrativa, abuso de autoridade, racismo, tortura, abuso sexual, formação de quadrilha, crimes contra a vida e crimes hediondos, dentre outros.

O texto final do projeto aprovado pelo Senado gerou dúvidas se a lei só valerá para candidatos que forem condenados a partir de agora ou se inclui também quem já tem as condenações previstas no texto. Também há dúvidas se a lei sancionada hoje já valerá para as próximas eleições. As divergências devem ser resolvidas pela Justiça. ABr

TSE MULTA LULA PELA QUINTA VEZ

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi multado pela quinta vez por propaganda eleitoral antecipada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em decisão publicada hoje (4), o ministro Henrique Neves aplicou multa de R$ 7.500 por considerar que o presidente fez propaganda irregular em favor da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, durante comemoração do Dia do Trabalho, em São Paulo, no 1º de maio último.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

LONDRINA COMEMORA CORPUS CHRISTI



Milhares de fiéis participaram, hoje, em várias Igrejas de Londrina, das cerimônias dedicadas a Corpus Christi. No centro da cidade, o arcebispo Dom Orlando Brandes, celebrou missa pela manhã na Catedral Metropolitana, com a participação do bispo emérito Dom Albano Cavalin. As celebrações duraram cerca de três horas, culminando com procissão que percorreu 600 metros de tapetes ao longo das alamedas Manoel Ribas e Miguel Blasi. Os tapetes, de extraordinária beleza, foram montados por famílias católicas, que chegaram às alamedas às 4 horas da madrugada. 

Veja as imagens dos tapetes e da procissão de Corpus Christi:

quarta-feira, 2 de junho de 2010

BARBOSA NOMEIA WANDERLEY BATISTA PARA CUIDAR DA ORDEM URBANA E RURAL

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, apresentou, durante a coletiva semanal desta quarta-feira, o novo assessor especial da Ordem Urbana e Rural, Wanderley Batista da Silva. Com status de secretário, ele terá as funções de ser agente articulador entre as Secretarias de Defesa Social, CMTU, COHAB, entre outras, na tarefa de desenvolver, apoiar, acompanhar e avaliar os resultados integrados das ações das secretarias, em relação aos códigos de postura e trânsito, Plano Diretor, Cidade Limpa, publicidade e defesa civil.  O assessor é graduado pela Faculdade de Direito Mackenzie de São Paulo. Foi professor de Direito Penal na UEL por vários anos. Foi promotor de Justiça durante 12 anos em Londrina, até ser promovido para o cargo mais alto da carreira, Procurador de Justiça, em 1991. No cargo de procurador, foi coordenador do Ministério Público do Paraná, para questões da terra rural por quatro anos. Foi eleito, pelo colégio de procuradores, para o cargo de 1º ouvidor geral do Ministério Público.

terça-feira, 1 de junho de 2010

O QUE ABRE E FECHA NO FERIADO EM LONDRINA

Maioria dos serviços municipais não atende no feriado e volta a funcionar na segunda-feira; Siate, Samu, UBS 16h e 24h, maternidade e PAM funcionam, normalmente

Diversos serviços municipais vão parar na quinta-feira ( 3), feriado de Corpus Christi , e sexta-feira, devido ao recesso nos órgãos municipais. O prédio da Prefeitura de Londrina, assim como os setores administrativos da Companhia de Habitação (Cohab), e demais secretarias, fecham a partir de quinta-feira (dia 3) e retornam na segunda-feira (7).

A CMTU informou que na quinta-feira, não vai trabalhar devido ao feriado, mas na sexta-feira o expediente será normal. Para as feiras -livres e coleta seletiva, o feriado é facultativo ao reciclador e ao feirante. Já a coleta de lixo doméstico, conforme informações da companhia, será realizada normalmente.

A Secretaria Municipal de Cultura estará fechada, incluindo as bibliotecas que voltam a funcionar na segunda-feira. A Secretaria Municipal de Educação informou que as escolas municipais, os Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) retomarão as atividades na segunda-feira (dia 7).

Na área da saúde, não haverá expediente nas unidades administrativas da secretaria, nas unidades básicas de saúde (UBS), na Policlínica Municipal e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que voltam a atender na segunda-feira, às 7h.

Os serviços de saúde 24h, que são a unidade básica do jardim Leonor (região oeste), o Pronto Atendimento Municipal (PAM) Adulto e Infantil, a Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate),funcionam, normalmente.

GENERAL CARNEIRO VIROU O NINHO DO FRIO NO PARANÁ

Palmas, no Sul, manteve durante décadas a fama de ser a cidade mais fria do Paraná. Mas não é mais. Em abril de 2008, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) instalou em General Carneiro, também no Sul paranaense, uma estação para acompanhar o tempo. No ano passado os termômetros da estação passaram a registrar temperaturas bem mais baixas do que as de Palmas. Assim, a cidade mais fria mudou de endereço e, agora, General Carneiro, que fica a 1.000 metros acima do nível do mar, ganhou o título por causa das temperaturas mínimas durante o Inverno. Hoje, às 6 horas da manhã, a estação do INMET em General Carneiro marcou 0,4ºC de mínima, quase zero grau. Foi a temperatura mínima do Paraná, enquanto Palmas registrou 3,9ºC, segundo os dados da estação do SIMEPAR. 
A imagem é da estação meteorológica de General Carneiro, divulgada pelo INMET.

GUARDA MUNICIPAL TEM FORMATURA SEMANAL

A Secretaria Municipal de Defesa Social realiza amanhã (2), a partir das 7h, em sua sede (rua Newton Braga, nº 463), mais uma formatura semanal dos 260 integrantes que estão participando do curso de formação da Guarda Municipal de Londrina. O evento, que é realizado todas as quartas-feiras, tem como objetivo avaliar a postura e o padrão de vestimentas dos membros que participam do curso. O prefeito Barbosa Neto estará presente na solenidade.

SIMEPAR DIVULGA O CAMINHO DO FRIO NO PARANÁ

O SIMEPAR divulgou o caminho do frio registrado no Paraná, nesta terça-feira. A onda alcançou com maior intensidade as regiões situadas ao Sul, Campos Gerais e Sudoeste do Estado. O Norte do Paraná também foi atingido pelo frio, mas com temperaturas mínimas na marca dos 10 graus. As estações do SIMEPAR registraram mínima de 3,7ºC em União da Vitória. 
Fonte: SIMEPAR

PESSUTI TEM ENCONTRO COM LULA EM BRASÍLIA NESTA QUARTA

O governador Orlando Pessuti participa, nesta quarta-feira (2), de audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esta será a primeira visita oficial de Pessuti como governador ao presidente Lula. Estarão em pauta diversos assuntos de interesse do Estado. O encontro foi confirmado, hoje, pelo cerimonial do Governo paranaense. O encontro está agendado pela Presidência da República para ás 15 horas, em Brasília.

PESSUTI ACATA ELEIÇÃO E NOMEIA NÁDNA MORENO REITORA DA UEL

O governador Orlando Pessuti acatou o resultado da eleição e nomeou, hoje, a professora Nádna Moreno reitora da Universidade Estadual de Londrina. Para a vice-reitoria da UEL foi confirmada a escolha de Berenice Jordão. A comunidade universitária elegeu, mês passado, a nova reitora e sua vice, mas pelo protocolo necessitava o aval do governador do Paraná, o que foi feito hoje com a assinatura dos decretos.

Foram nomeados, também, os professores João Carlos Gomes e Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O secretário Nildo Lübke, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, destacou o importante papel das Universidades no desenvolvimento das suas regiões. Ele destacou o orgulho do governo do Estado pelo desempenho de ambas as instituições no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, colocadas entre as melhores instituições de ensino superior do país, a exemplo das demais universidades mantidas pelo governo do Estado.

Lübke disse ter a convicção que os reitores João Carlos Gomes, reeleito pela terceira vez para o cargo, com 89% dos votos, e Nadma Moreno, eleita com 52% dos votos, darão sequência aos investimentos do governo no ensino superior. O reitor João Carlos Gomes falou sobre a sua reeleição para o cargo, juntamente com o professor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, como uma consolidação do momento histórico vivenciado pela UEPG, com investimentos em todas as áreas, através de políticas e programas implementados pelo governo do Estado.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

IAPAR ACIONA O "ALERTA GEADA"

O Instituto Agronômico do Paraná acionou, hoje, o programa ALERTA GEADA por causa da chegada de uma onda de frio de intensidade média no Estado. Há previsão de formação de geadas em vários municípios paranaenses. Segundo o IAPAR, a região cafeeira do Norte do Paraná não será afetada por geadas na manhã desta terça-feira. Veja o boletim do IAPAR.

COMUNIDADE NIKKEI TEM AGENDA CHEIA EM JUNHO


JUNHO
Agenda publicada pelo jornal Paraná Shimbum

03 a 06
49ª Exposição Agrícola de Londrina, na sede da Acel
Londrina
03 a 06
XVIII Campeonato Brasileiro de Beisebol Interclubes - Veteranos 40 Anos
São Paulo - SP
04 a 06
67º Expoasa-Exposição Agrícola e Industrial de Assaí, na sede da Laca/Sama Yonezo Ueno
Assaí
05 e 06
XII Campeonato Brasileiro Interclubes Juvenil Aberto - Fase 1
Vários Locais
5
Sukiyaki beneficente da Assoc.Cult.Esport.deCambé, no salão da Acec, a partir das 19 horas
Cambé
6
Concurso Brasileiro de Trabalhos Escolares em caligrafia e redação das Escolas Japonesas, na Aliança
Londrina
6
15º Campeonato Paranaense de Gate-Ball Masculino, Estádio Teisaku Numata
Rolândia
6
25º Campeonato Paranaense de Gate-Ball Feminino, Estádio Teisaku Numata
Rolândia
6
Tradicional Festa Junina da Acer pelo Grupo de Taiko e Seinenkai, na Acer
Rolândia
  Fonte: Paraná Shimbum dirigido pela jornalista Mahoco Kasuya. 


ACEL - Associação Cultural e Esportiva de Londrina
Presidente - Carlos Eikiiti Hirooka
Endereço - Rua Major Achilles Pimpão Ferreira, 2300
Cx.Postal - 8009
Cep - 86.040-020
Cidade - Londrina
Estado - Paraná
Tel - (11) 3334.0150
E-mail - acel@sercomtel.com.br