sábado, 21 de novembro de 2009

FERRUGEM DA SOJA ATINGE LAVOURAS COMERCIAIS DO PARANÁ, GOIÁS E MATO GROSSO



A ferrugem asiática da soja acaba de ser identificada em lavouras comerciais de Aral Moreira (MS), Rio Verde (GO) e Cascavel (PR). Os três novos focos da doença foram cadastrados pela Fundação MS, Universidade de Rio Verde (Fesurv) e Coodetec, membros do Consórcio Antiferrugem. A partir de agora, são 22 os focos da doença na safra 2009/2010, sendo 4 em lavouras comerciais e 18 relacionados à soja voluntária ou irrigada.

Ao contrário das duas últimas safras, em 2009, não houve atraso na semeadura da soja. As lavouras cultivadas em meados de setembro já estão entrando em fase reprodutiva da planta (após floração). “A partir dessa fase, aumenta a probabilidade de ocorrência da doença, por isso há a necessidade de monitoramento constante destas aéreas. O produtor deve estar atento para fazer o controle químico da doença no momento correto, evitando prejuízos econômicos e a disseminação da doença”, enfatiza a pesquisadora Cláudia Godoy, da Embrapa Soja.

De acordo com a Fundação MS, esta é a terceira safra em que a ferrugem aparece primeiro em Aral Moreira (MS) município onde tradicionalmente ocorre o início da semeadura da soja no Estado (a partir de primeiro de outubro). Atualmente, cerca de 10% das lavouras estão em fase reprodutiva (R1 a R3). “É uma região bastante próxima ao Paraguai, provável fonte de disseminação do inóculo da ferrugem para o Mato Grosso do Sul. Além disso, tem maior altitude em comparação com outras partes do Estado e consequentemente as noites contam com temperaturas mais amenas, favoráveis ao desenvolvimento da ferrugem”, explica Ricardo Barros, agrônomo da Fundação MS.

COPEL VAI TROCAR 12 MIL GELADEIRAS VELHAS



   Doze mil famílias paranaenses de baixa renda receberam uma boa notícia da Copel: elas terão sua velha geladeira trocada por uma nova, que refrigera melhor, consumindo menos energia elétrica. A ação, já anunciada aos consumidores contemplados residentes em Paranavaí e Umuarama durante reuniões realizadas nesta semana, integra o programa contra o desperdício de eletricidade, promovendo o seu uso eficiente e ajudando as famílias de comunidades carentes a reduzirem o valor da conta de luz.
   O programa da Copel dá prioridade às cidades com maior concentração de consumidores classificados como de baixa renda e já está na sua terceira edição. Ele inclui a doação de lâmpadas fluorescentes compactas, que gastam menos energia e duram mais, para substituição de lâmpadas incandescentes convencionais. Palestras também orientam as famílias sobre os cuidados para evitar o desperdício de energia elétrica. Ao longo de 2007 e 2008, cerca de 100 mil residências em municípios paranaenses com grande número de consumidores de baixa renda foram alcançadas pelas ações do programa da Copel. A empresa conseguiu substituir 300 mil lâmpadas incandescentes e 6,8 mil refrigeradores velhos e obsoletos.

IMIGRAÇÃO JUDAICA NO PARANÁ COMPLETA 120 ANOS

O Governador Roberto Requião participa neste sábado (21), em Curitiba, da comemoração dos 120 anos da imigração Judaica no Paraná. O projeto “Obrigado Paraná”, da Federação Israelita do Estado, promove dois eventos musicais em novembro. O primeiro deles será o espetáculo musical Caelestia, da cantora Fortuna, com o coro dos Monges Beneditinos do Mosteiro de São Bento, de São Paulo, com entrada gratuita.  Já o segundo será uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná com condução do maestro húngaro Janos Acs e participação da solista Tânia Guarnieri, ao violino. O concerto será no dia 25 de novembro, também no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão).

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

PREFEITURA VAI ENTREGAR AMANHÃ 19 TONELADAS DE ALIMENTOS PARA 44 ENTIDADES

A Prefeitura de Londrina entrega amanhã (dia 21), para 44 entidades 19 toneladas de alimentos que foram doados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A partir das 10h, o prefeito Barbosa Neto e representantes da Conab, participam da entrega dos alimentos em um armazém na Rua São Salvador, 316, região central. Serão doados 10.920 kg de feijão e 8.150 kg de farinha de mandioca, totalizando 178 sacas de alimentos.

Atendendo pedido do prefeito Barbosa Neto, o órgão federal encaminhou os alimentos que estão sendo doados para creches, projetos sociais, Guarda Mirim, Epesmel, entre outras entidades cadastradas no Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) de Londrina. Além de ofício, o prefeito esteve pessoalmente em Brasília, na sede do órgão federal, tratando da doação dos alimentos.

A Conab é uma empresa pública responsável pelo abastecimento agroalimentar da população brasileira. Órgão do governo federal, é responsável em executar diversas ações relativas ao Fome Zero.

Vão receber a alimentação as seguintes entidades:

01) ADUVMC - Associação Democrática de União e Valorização da Mulher Cristã / CEI Josefina da Cruz
2) APMI - Guarda Mirim de Londrina
03) APS DOWN - Associação de Pais e Amigos de Portadores da Síndrome de Down
04) Asilo São Vicente de Paulo (Obras Assistenciais São Vicente de Paulo)
05) Associação da Comunidade dos Sagrados Corações – Centro de Educação Infantil Boa Esperança
06) Associação de Mulheres Solidárias do Jardim Interlagos e Adjacências
07) Associação de Pais e Mestres dos Excepcionais de Londrina - APAE
08) Associação do Projeto Pão da Vida
09) Associação Faça uma Criança Feliz
10) Associação Mãos Estendidas - AME
11) Associação Pais e Mães do Conj. Ernani Moura Lima
12) Associação Pró Criança
13) Casa de Maria – Centro de Apoio a Dependentes
14) Casa do Caminho
15) CEI ABAC
16) CEI Dom Geraldo Fernandes
17) CEI Espaço Criança
18) CEI Guiomar Moreira
19) CEI Imaculada Conceição
20) CEI Irmãs de Betânia
21) CEI Jorge Dib Abussaf
22) CEI José Richa
23) CEI Menino Jesus
24) CEI Nissia Rocha Cabral
25) CEI Reverendo Jonas Dias Martins
26) CEI Santo Antonio
27) CEI São José
28) Centro de Apoio Esperança Dr. Renato Viotti
29) Centro Ocupacional de Londrina
30) Clube de Mães do Conjunto Habitacional do Vivi Xavier
31) Comunhão Espírita Cristã de Londrina (Escola Oficina Pestalozzi)
32) EPESMEL – Escola Profissional e Social do Menor de Londrina
33) Associação Flavia Cristina
34) Instituto Esperança
35) Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais – ILECE
36) Instituto Pio XII – Casa de Apoio Madre Leônia
37) Lar Anália Franco de Londrina
38) Lar Maria Tereza Vieira
39) Legião da Boa Vontade - LBV
40) NUSELON – Núcleo Social Evangélico de Londrina
41) PRESIPE
42) SANA
43) Serviço de Obras Sociais de Londrina
44) Sociedade Beneficente Nossa Esperança

BOXE FEMININO NA PROGRAMAÇÃO DOS 75 ANOS DE LONDRINA


Londrina sedia amanhã (dia 21), a luta internacional de boxe entre a atual campeã mundial de boxe da categoria peso galo, a paranaense Rosilete dos Santos que enfrenta a argentina Silvia Beatriz Lescano. É uma luta amistosa e começa às 19 horas, no ginásio Moringão. A entrada é um quilo de alimentos não perecível. O evento integra a comemoração oficial dos 75 anos de Londrina. Rosilete dos Santos, que é primeira brasileira campeã mundial, apresentou o cinturão conquistado por ela para o prefeito Barbosa Neto, ontem, durante a coletiva semanal à imprensa. Ela esteve acompanhada do seu treinador Macaris do Livramento, presidente da Federação Paranaense de Boxe.

CPT DE LONDRINA PROMOVE CELEBRAÇÃO EM MEMÓRIA A ZUMBI DOS PALMARES

Realizada em memória ao martírio de Zumbi dos Palmares, a CPT Paraná (Comissão Pastoral da Terra) promove amanhã (21) uma celebração Afro cujo objetivo é resgatar a memória de luta do povo negro e escravo que tem na figura de Zumbi um referencial de organização e resistência na formação de quilombos. Organizado pela CPT equipe Londrina, o ato será pautado em cinco grandes momentos: a acolhida, a memória, a palavra, os depoimentos e a partilha.

Este ano o evento será uma prévia da 25ª Romaria da Terra do Paraná que envolverá as comunidades quilombolas com suas lutas e resistências atuais. A celebração Afro ocorre Paróquia São Lourenço, no jardim Franciscato (região sul), a partir das 19h30. Todas as comunidades, pastorais e organizações estão convidadas para celebrar o dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra.

SERVIÇO
Celebração Afro em Memória a Zumbi dos Palmares
Local: Comunidade Nossa Senhora Aparecida da Paróquia São Lourenço rua Luiz Anelli, nº 169 - jardim Franciscato - Londrina / PR
Horário: 19h30

TEMPORAL PROVOCA ALAGAMENTOS E DANOS EM CURITIBA E NO LITORAL


As fortes chuvas que atingiram a cidade de Curitiba durante a noite passada causaram danos graves em vários pontos da cidade. A Coordenadoria Regional da Defesa Civil registrou 97 atendimentos relacionados a alagamentos em residências e vias públicas e 13 atendimentos referentes a risco de desabamento de casas e barrancos. Os atendimentos ocorreram em quase todos os bairros da cidade, porém as ocorrências mais graves se verificaram nas regiões dos bairros Uberaba, Boqueirão, Rebouças, CIC, Novo Mundo e Vila Hauer. Bombeiros e agentes da Defesa Civil atenderam em caráter emergencial as residências afetadas.

Segundo o chefe da seção operacional de Defesa Civil, tenente Eduardo Gomes Pinheiro, os níveis de chuva maiores do que os esperados exigem cuidados preventivos e atenção da população. O tenente recomenda que a população procure escutar as orientações veiculadas nas rádios da cidade para se prevenirem de eventuais prejuízos. Para o tenente Pinheiro, os moradores de regiões baixas ou próximas a rios e barrancos, onde exista o risco de deslizamentos de terra, precisam ficar especialmente atentos.

Litoral - No Litoral, a chuva forte causou estragos em vários municípios. Paranaguá foi o que apresentou a maior quantidade com atendimentos realizados com 16 casos de destelhamento parcial de residências e 21 quedas de árvores.Em Guaratuba foram notificados três destelhamentos e três quedas de árvore. Houve também verificações de risco de desabamento de edificações em outros municípios. Em Pontal do Paraná, a torre de comunicação do quartel do Corpo de Bombeiros acabou caindo e parte do telhado dos alojamentos foi arrancada pelo vento.

Segundo o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) os temporais de ontem foram caudados pela combinação de diversos fatores.

Em Curitiba e região metropolitana foram registrados em torno de 60 mm de chuva no intervalo de uma hora, entre 21h e às 22 horas. “A chuva de ontem é considerada de intensidade extrema. Além disso, choveu é praticamente a metade da chuva que ocorre normalmente durante todo o mês (média em torno de 125 mm em novembro para Curitiba) num espaço de tempo muito curto” disse. (AEN)

TUCANO FAZ VISITA ÀS ARAUCÁRIAS



Os governadores Roberto Requião e José Serra (São Paulo) se reuniram nesta quinta-feira (19), no Palácio das Araucárias, em Curitiba. “Vim a Curitiba e não poderia deixar de visitar o governador Requião, que é meu amigo. Encontros como esse são sempre muito produtivos”, falou Serra. Os dois conversaram durante cerca de meia-hora, acompanhados do secretário de Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional de São Paulo (CDHU), Lair Alberto Soares Krähenbül, os secretários Rafael Iatauro (Casa Civil), Carlos Moreira Júnior (Chefia de Gabinete) e Luís Mussi (assessor especial) e o deputado Alexandre Curi.

CHUVAS DEIXAM CINCO MORTOS E 10 MIL DESABRIGADOS NO RIO GRANDE DO SUL

Cinco pessoas morreram e cerca de 10 mil ficaram desabrigadas em virtude das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul ontem (19). A Região Sul foi afetada com as enchentes, e o litoral foi arrasado por um vendaval. A situação do estado ainda é crítica. Segundo o coordenador-geral da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Fernando Santos Carlos, todas as mortes ocorreram em função do vendaval. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), é comum o grande volume de chuvas nesse período do ano. Para o final de semana, o centro prevê mais temporais no estado, inclusive com descargas elétricas, raios, ventos fortes e granizo.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

OSMAR QUER EVITAR CONFLITO ENTRE ÍNDIOS E AGRICULTORES NA REGIÃO DE UMUARAMA


O líder do PDT no Senado Federal, Osmar Dias afirmou em plenário que vai interceder junto à Fundação Nacional do Índio (Funai) e, se for preciso, ao presidente Lula para evitar um conflito entre produtores rurais e índios na região de Umuarama, no Paraná. O senador revelou que a Funai quer retirar cerca de mil pequenos produtores rurais de suas terras para assentar sete índios da tribo Xetá, numa área de 12,4 mil hectares. “Recebi uma carta do Bispo Diocesano de Umuarama, Dom Vicente Costa, revelando a intenção da Funai de desabrigar pequenos produtores que vivem nas suas propriedades e de lá tiram o seu sustento”, contou.

Osmar Dias revelou que a decisão da Funai baseia-se numa tese de mestrado de uma antropóloga que descobriu que passaram por aquela região índios da tribo Xetá há mais de 50 anos. Na tese, a antropóloga especulou que a área poderia ter sido habitada pelos índios Xetás em tempos remotos. “Baseado nesse estudo, a Funai, um órgão público, quer retirar as terras adquiridas legalmente pelos propriedades rurais para entregar a sete índios Xetás remanescentes”, afirmou.

Para o senador a situação pode resultar num conflito. “Estive em Umuarama no último sábado e ouvi depoimentos exaltados de produtores que estão naquelas terras com as suas famílias há mais de 70 anos e que, segundo eles me disseram, vão lutar até o fim para permanecerem lá”, revelou. Segundo Osmar Dias, a decisão da Funai carece de bom senso, pois o Estado vendeu a terra aos colonos. “Eles compraram as terras do estado no início do século passado. Não foram áreas doadas. Não foram terras invadidas. Foram adquiridas num projeto de colonização no início do século passado. Eles têm escritura em cartório”, argumentou.

De acordo com a Funai as terras devem ser entregues aos índios sem qualquer indenização. “Não querem nem ao menos pagar pela terra. Os produtores ali construíram, plantaram suas lavouras de cana e soja, formaram a sua família. Tem gente na terceira geração da família. E hoje se sentem absolutamente inseguros”, disse. Osmar disse que atualmente na região nenhuma negociação com compra e venda de terras está sendo realizada por medo da desapropriação.

OFÍCIO À FUNAI – O parlamentar encaminhou ofício ao presidente da Funai, Márcio Augusto Freitas de Meira, solicitando que o órgão discuta a proposta de assentamento indígena da tribo Xetá, na região de Umuarama, com a comunidade local, a fim de evitar conflitos e para que o processo seja conduzido de forma legal e pacífica. No ofício ele pede para que seja montada uma comissão a fim de discutir a proposta da Funai.

“O direito a terra é inalienável e o diálogo da Funai com proprietários das terras onde se pretende assentar integrantes da tribo Xetá é indispensável”, disse. “Essa decisão é inaceitável e revela a gravidade de uma situação que pode gerar um grande conflito. É preciso ouvir a voz do bom-senso. Quero uma reunião com a Funai, mas se precisar vou até o presidente Lula. Um órgão público não pode agir com tamanha irresponsabilidade”, completou.

DR ROSINHA VAI COORDENAR DELEGAÇÃO DE OBSERVADORES DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DA BOLÍVIA



O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) irá mais uma vez coordenar a delegação de observadores eleitorais do Mercosul na Bolívia, durante a eleição presidencial no país vizinho, marcada para o próximo dia 6 de dezembro. Integrante do Parlamento do Mercosul (Parlasul), Dr. Rosinha já coordenou os trabalhos dos observadores do bloco por duas vezes nos últimos anos. "Espero que esta nossa nova missão tenha o mesmo êxito das anteriores, e que todas as normas eleitorais sejam cumpridas pelos candidatos e pelas autoridades bolivianas", declara Dr. Rosinha.

Em agosto de 2008, quando houve o referendo revogatório de mandatos, que decidiu pela manutenção de Evo Morales no cargo de presidente da Bolívia, Dr. Rosinha chefiou uma delegação de 40 observadores eleitorais. Na ocasião, Morales obteve o apoio de 67,4% —quase 14 pontos percentuais acima do resultado alcançado por ele próprio nas eleições de 2005.

Em janeiro deste ano, os bolivianos voltaram às urnas e disseram "sim" à nova constituição e ao limite de 5 mil hectares das propriedades rurais (cada hectare equivale a 10 mil metros quadrados). Dessa vez, Dr. Rosinha coordenou uma equipe de 23 observadores no país. As eleições do próximo mês de dezembro, que além de eleger o presidente também irão definir os integrantes do poder Legislativo, estão previstas no texto da recém-aprovada Constituição do país. Entre os candidatos à presidência estão Evo Morales (Movimento ao Socialismo, MAS), atual presidente; o ex-governador de Cochabamba Manfred Reyes Villa (Plano Progresso para Bolívia, PPB); e o empresário Samuel Doria Medina.

Villa governava Cochabamba até receber um "não" do eleitorado no referendo de 2008. Seu vice é Leopoldo Fernández, ex-governador do departamento de Pando, fronteira com o Acre, preso por suposta coautoria intelectual do massacre que matou ao menos 11 pessoas em Pando, a maioria pró-Morales, em setembro de 2008. A lei boliviana indica que um candidato será reeleito se obtiver 50% dos votos mais um, ou então 40% dos votos com uma diferença de mais de dez pontos percentuais para o segundo colocado.
(Foto: Agência Câmara)

MÉDICOS VOLTAM HOJE AO TRABALHO E REABREM PRONTOS-SOCORROS DOS HOSPITAIS



Os Prontos-Socorros dos hospitais Santa Casa, Evangélico, Infantil, Ortopédico e Instituto do Câncer reabrem nesta quinta-feira, às 7 horas, para atender a população de Londrina. Na próxima segunda-feira (dia 23), às 16 horas, haverá uma reunião dos representantes da Prefeitura, hospitais, médicos, Conselho Municipal de Saúde e Câmara de Vereadores, que formam a comissão criada para debater as questões relativas aos contratos com os hospitais filantrópicos e os incentivos dos médicos plantonistas.

Os representantes dos hospitais e dos médicos comunicaram, ontem, ao vice-prefeito José Joaquim Ribeiro e ao secretário Municipal de Saúde, Agajan Der Bedrossian, que decidiram encerrar a greve iniciada às 7 horas da última sexta-feira (dia 13). Em reunião no gabinete do prefeito, iniciaram os trabalhos da comissão montada para debater a saúde. Esteve presente o vereador Sebastião dos Metalúrgicos, líder do governo na Câmara.

"Esta primeira reunião serviu para definir as diretrizes do que será o debate daqui para frente. Na segunda-feira reinicia os trabalhos com o levantamento de dados”, afirmou o diretor do Conselho Regional de Medicina, Álvaro Luis de Oliveira. Ele explicou que a comissão não vai debater somente a questão pontual dos plantões, mas todo sistema SUS. “Queremos um bom acordo, com aumento do teto do SUS, entre outros para melhorar o atendimento da saúde em Londrina”, declarou.

O vice-prefeito José Joaquim Ribeiro expressou a posição da prefeitura. “Desde o início o nosso posicionamento foi buscar uma solução para a questão da saúde”, garantiu. Ele lembrou que a continuidade da negociação está sendo possível porque os médicos e hospitais atenderam a posição do município de reabrir os prontos socorros. Sobre a comissão, Ribeiro detalhou que ela vai discutir novas formas de contrato com os médicos e hospitais.

GILBERTO MARTIN PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE A GRIPE SUÍNA


O secretário da Saúde, Gilberto Martin, participou na tarde de ontem do Seminário Epidemias e Pandemia – estratégias e desafios, promovido pela Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), em parceria com a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio). No encontro foi discutido o enfrentamento da pandemia de gripe A (H1N1) no Paraná, do ponto de vista da saúde e da economia, além de discutir estratégias para uma possível segunda onda da doença.

Cerca de 100 pessoas participaram do debate que contou também com as presenças do diretor-superintendente da Funpar, Pedro José Steiner Neto, do vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sindifarma, Edenir Zandoná Júnior, e da representante do comitê de enfrentamento da Influenza A (H1N1) do Hospital de Clínicas, a médica infectologista Marta Fragoso.

“Este é o momento para reflexão, pois estamos numa fase de redução dos casos de gripe A no Paraná, porém a doença não desaparecerá. Nos dias 6 e 7 de novembro realizamos um seminário semelhante a esse, voltado exclusivamente aos profissionais de saúde. E agora podemos trocar experiências também com profissionais de outras áreas, que tenham interesse em contribuir para o enfrentamento desta doença”, afirmou Gilberto Martin.

Martin apresentou os dados do Estado, detalhou os investimentos emergenciais feitos pela saúde pública e mostrou como o Paraná se prepara para um novo pico da doença. “Estamos observando atentamente o comportamento do vírus no Hemisfério Norte. Também estamos articulando junto ao Governo Federal que o Paraná e os outros Estados do Sul sejam priorizados no recebimento das doses da vacina”, explicou.

PR, SC, RS E MS VÃO RECEBER R$ 1 BILHÃO DO BRDE PARA INVESTIR NA AGRICULTURA


O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) vai buscar junto ao BNDES recursos de R$ 1 bilhão para que os quatro estados que compõem o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) invistam no aumento da produção de grãos. O projeto foi discutido, ontem, em Campo Grande (MS) pelos governadores Roberto Requião (Paraná), André Puccinelli (Mato Grosso do Sul), Ieda Crusius (Rio Grande do Sul) e Luiz Henrique da Silveira (Santa Catarina) durante encontro em Campo Grande (MS).

A meta conjunta dos estados é alcançar na safra 2010/2011 a produção total de 75 milhões toneladas de grãos, incremento de 10% na safra atual, que gira em torno de 67 milhões de toneladas. Juntos, eles são responsáveis por 45% da produção nacional. Para atingir o objetivo, o Codesul se comprometeu a colocar as suas instituições para reforçar o aumento da safra 2010/2011, dando continuidade ao programa de incremento da pecuária, da agroindustrialização, da diversificação produtiva e do cooperativismo. 
 

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

MÉDICOS PLANTONISTAS DECIDEM ENCERRAR A GREVE. VOLTA AO TRABALHO SERÁ AMANHÃ CEDO

Os médicos plantonistas que prestam serviços para os hospitais particulares de Londrina decidiram, às 12h30min desta quarta-feira, encerrar a greve iniciada na sexta-feira. A volta ao trabalho acontecerá às 7 horas de amanhã, quinta-feira. A assembléia dos médicos foi realizada na Associação Médica de Londrina. Durante a reunião, os profissionais de medicina aceitaram a proposta da Prefeitura (detalhes na matéria anterior). A greve durou seis dias e deixou sem atendimento os setores de urgência e emergência dos hospitais Evangélico, Santa Casa, Ortopédico, Infantil e Instituto do Câncer. Cerca de 200 médicos vão refazer as escalas de trabalho junto com os administradores dos hospitais, para atendimento dos pacientes do SUS e da Prefeitura.

PREFEITURA PAGA MÉDICOS PLANTONISTAS E PEDE FIM DA GREVE


A Prefeitura de Londrina pagou, ontem, 24 horas antes do prazo estipulado por lei, a parcela de julho dos incentivos dos médicos plantonistas. Também cobrou dos médicos e hospitais, o pronto retorno dos serviços suspensos, com a reabertura dos pronto-socorros. Este é o conteúdo da resposta à contraproposta apresentada pelos médicos e hospitais ao vice-prefeito José Joaquim Ribeiro. “Qualquer negociação depende da reabertura dos prontos socorros”, enfatizou Ribeiro.

O vice-prefeito enviou ofício para o Ministério Público do Paraná, Ministério Público Federal, Conselho Municipal de Saúde e Câmara Municipal de Londrina:

"Prezados Senhores

Considerando o contido no documento apresentado nesta data, por meio do qual os Corpos Clínicos e as Direções da Santa Casa de Londrina, do Hospital Evangélico de Londrina, do Instituto do Câncer de Londrina e do Hospital Infantil Sagrada Família formularam contraproposta, visando o retorno aos serviços suspensos, o Município de Londrina e a Autarquia Municipal de Saúde manifestam-se nos seguintes termos:
  1) O Projeto de Lei nº 388/2009, aprovado pela Câmara de Vereadores de Londrina em 13/11/2009 e transformado na Lei nº 10.804/2009 (publicada no Jornal Oficial do Município em 16/11/2009), é de iniciativa do Poder Executivo, haja vista o que havia ficado acordado entre as partes após a realização de duas reuniões no dia 11/11/2009, motivadores do envio do projeto de lei e da proposta do Poder Público Municipal;
  2) O Município de Londrina e a Autarquia Municipal de Saúde reconhecem a importância da participação de outras instituições no processo de discussão e ressaltam que sempre trataram este caso com o máximo respeito devido aos hospitais e aos profissionais médicos, sem, no entanto, deixar de posicionar-se sobre a ilegalidade do uso de recursos federais e a necessidade de auditoria em qualquer contrato público, sem distinção;
  3) O Município de Londrina e a Autarquia Municipal de Saúde reconhecem o respeito que os profissionais de saúde e os hospitais têm com a população, inclusive com a certeza de que haverá interrupção da paralisação e reafirmam que foi sua iniciativa de, com o auxílio da Secretaria de Estado da Saúde, buscar o aumento do teto financeiro à saúde de Londrina; 
Com relação às condições estabelecidas na contraproposta formulada, o Município de Londrina e a Autarquia Municipal de Saúde, em referência aos itens ‘a’, ‘b’, ‘c’ e ‘d’, assim se manifestam:
  a) no que tange à solicitação do pagamento dos incentivos relativos a julho/2009, o mesmo foi realizado na data de hoje, 24 (vinte e quatro) horas antes do estipulado na Lei Municipal nº 10.804/2009. Com relação ao pagamento das demais competências (agosto, setembro e outubro), serão quitadas em cinco parcelas mensais e sucessivas a partir do dia 16/12/2009, conforme prevê o referido diploma legal;
  b) quanto ao cronograma para pagamento dos valores referentes às AIH´s, o Município compromete-se a estipular o cronograma após a realização de reuniões conjuntas com a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde, que definirão os valores e a condições para pagamento;
  c) quanto aos itens ‘c’ e ‘d’ da contraproposta, o Município de Londrina e a Autarquia Municipal de Saúde estabelecem que cumprirão as condições, valores e prazos estabelecidos nos contratos no que tange à contratualização, bem como ao pagamento dos incentivos aprovados em portarias ministeriais. Com relação aos incentivos para plantões a distância a serem pagos com recursos municipais, informam que foi criada Comissão destinada a elaborar, em no máximo 30 (trinta) dias, proposta de aditivo contratual para a implantação de novos valores (Decreto nº 935, de 9/11/2009). No entanto, com relação à data estipulada na contraproposta (janeiro/2010), o Município não possui recursos para manter o pagamento dos valores contratados (outrora pagos com recursos federais), razão pela qual já providenciou a alteração dos contratos, a partir de 13/11/2009, no que tange especificamente aos itens relacionados aos incentivos. Ressalta-se, todavia, a possibilidade de, quando da celebração do novo contrato específico para os plantões a distância, a ser acordado entre as parte, estudar-se a possibilidade de remunerar os serviços prestados a partir da data do retorno dos serviços ora suspensos.
Por fim, o Município agradece o posicionamento favorável à realização de auditoria, sem a qual será impossível confecção de novo contrato. Com relação às supostas irregularidades, tem-se a dizer que, em nome de todos os princípios legais, os nomes, tanto de instituições quanto dos profissionais foram resguardados, porém, a indicativa de suposta irregularidade reforça, indubitavelmente, a segurança e a convicção necessárias para que um novo modelo de contrato seja firmado.
Em razão do exposto acima e do inequívoco respeito ao dinheiro público, não se mostra possível atender, na íntegra, a contraproposta ora formulada, no que tange especificamente ao contido no item ‘d’. Porém, os itens ‘a’, ‘b’ e ‘c’, bem como a reforma do item ‘d’ configuram a disposição deste Município em manter o diálogo e honrar seus compromissos, razão pela qual solicita o pronto retorno dos serviços suspensos, com a reabertura dos pronto-socorros, não havendo motivo plausível para que este documento seja chancelado por outras instituições.

  Sem mais para o momento, manifesto minhas expressões de cordialidade.
Atenciosamente
José Joaquim Martins Ribeiro
                      PREFEITO DO MUNICÍPIO (em exercício)"

UEL VAI CONTRATAR PROFESSORES TEMPORÁRIOS

A Divisão de Seleção de Docentes da PRORH recebe de 23 a 27 de novembro, inscrições para o teste seletivo de Professor Colaborador temporário.
 
As vagas são nas áreas de Física das Partículas e Campos e Física da Matéria Condensada Experimental, no Departamento de Física/CCE; Computação/Programação Orientada a Objeto (Linguagem C++) e Computação/Linguagem de Programação, no Departamento de Computação/CCE; Administração/Administração Rural/Finanças, no Departamento de Administração/CESA; Odontologia/Dentística Restauradora, no Departamento de Odontologia Restauradora/CCS; Odontologia/Periodontia, no Departamento de Medicina Oral e Odontologia/CCS; Saúde Coletiva, no Departamento de Saúde Coletiva/CCS; Farmácia/Tecnologia Farmacêutica e Farmácia/Cosmetologia e Homeopatia, no Departamento de Ciências Farmacêuticas/CCS; Didática, História da Educação: Institutições Educativas, Cultura Escolar e Formação de Professores e Política e Gestão da Educação, do Departamento de Educação/CECA; Arte Visual/Expressão Tridimensional/Cerâmica, no Departamento De Arte Visual/CECA; Design/Produção e Análise, Design/Materiais e Produção e Design/Embalagem, no Departamento de Design/CECA; Ciência de Alimentos/Ciência e Tecnologia de Alimentos, no Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos/CCA; Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais/Clínica Médica de Grandes Animais, no Departamento de Clínicas Veterinárias/CCA; Solos/Nutrição Mineral de Plantas, no Departamento de Agronomia/CCA; Hidráulica e Saneamento, Estradas, no Departamento de Construção Civil/CTU; Educação Física/Aspectos Sócioculturais do Movimento Humano/Supervisão de Estágios, no Departamento de Educação Física/CEFE; Educação Física/Fundamentos Teórico-Metodológicos e de Avaliação no Processo Ensino-Aprendizagem da Educação Física na Educação Básica, no Departamento de Estudos do Movimento Humano/CEFE. 

O edital nº 393/2009 – PRORH/TS pode ser conferido na integra no site www.uel.br/prorh. 

LULA VIRA FILME


Elenco do filme Lula, o filho do Brasil, de Fábio Barreto, durante abertura do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (ABr)
 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá reunir sua família para assistir o filme Lula, o Filho do Brasil, de Fábio Barreto, disse o  ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que conversou com o presidente antes de seguir para  exibição do filme na abertura do 42º Festival de Cinema de Brasília, no Teatro Nacional. “Ele [Lula] disse que queria fazer uma reunião com a família para ver o filme”, afirmou.

O ministro disse ainda que “fugiu” de uma reunião com o presidente para ver o filme. “Estávamos lá, Lula, Minc, eu, em uma reunião sobre as rodovias do PAC [Programa de Aeceleração do Crescimento]. Falei que tínhamos que ir embora porque queriamos ver o filme. Sem correr o risco de parecer puxa-saco, a história do presidente é fantástica. O filme tem bons atores, é bem produzido, é um filme emocionante. Acho que vocês também vão se emocionar”, disse o ministro Paulo Bernardo que chegou a assistir ao filme há cerca de um mês, na casa do casa do produtor, Luiz Barreto.

O Teatro Nacional ficou lotado para a exibição do filme, que tem data marcada para entrar no circuito comercial em janeiro de 2010. Lula não esteve presente, mas a primeira-dama, Marisa Letícia participou da abertura do festival. O longa-metragem de Fábio Barreto conta a vida do presidente Lula, desde seu nascimento, em 1945, no sertão pernambucano, até 1980, quando ele era um sindicalista

Este foi também o ano da morte da mãe do presidente, Eurídice Ferreira de Mello (dona Lindu), interpretada por Glória Pires. E, de acordo com o diretor, a relação de Lula com a mãe é o eixo central da história. “É um filme de mãe e filho. Essa é a base dramática do filme. Como essa mãe educou, protegeu, formou esse filho, para ele ser alguém na vida”, disse.

PARANÁ JÁ CRIOU 89 MIL EMPREGOS EM 2009


O governador Roberto Requião informou que o Paraná já registrou este ano mais de 89 mil empregos e destacou o recorde em geração de empregos alcançado pelo Paraná no mês de outubro. Foram 13.427 contratações e com isso o Estado já superou a marca de 89 mil postos de trabalho abertos no ano. “Para se ter uma idéia, Minas Gerais fechou com pouco mais 100 mil empregos contra 89 do Paraná e precisamos lembrar que Minas Gerais tem quase o dobro da população paranaense. Ou seja, eles teriam que ter feito 220 mil empregos para ter um empate proporcional”, falou.

Número de novas empresas e empregos formais, segundo as estatísticas oficiais apresentadas pelo Governo paranaense:

2003 – 40.604 empresas e 62.370 empregos
2004 – 41.318 empresas e 122.648 empregos
2005 – 45.844 empresas e 72.374 empregos
2006 – 44.058 empresas e 86.396 empregos
2007 – 47.716 empresas e 122.361 empregos
2008 – 53.087 empresas e 110.903 empregos
2009 - 48.189 empresas e 89.037 empregos (até outubro)
Saldo do período: 320.815 novas empresas 666.035 empregos.
Fonte: Junta Comercial do Paraná e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), MTE.

APROVADA ANISTIA DE DÍVIDAS DE OITO CIDADES. LONDRINA ESTÁ NA LISTA


A Assembléia Legislativa aprovou, ontem, em primeira discussão, o projeto de lei do governador Roberto Requião que prevê a remissão de dívidas - no valor atual de R$ 959,9 milhões - das companhias de desenvolvimento de oito cidades: Curitiba, Londrina, Maringá, Araucária, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Piên e São José dos Pinhais. A maior dívida é de Curitiba: 464,6 milhões. A maior dívida é da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba – R$ 464,6 milhões, em valores atualizados para 2009. Em seguida, vêm os débitos de São José dos Pinhais (R$ 241,7 milhões), Londrina (R$ 127 milhões), Fazenda Rio Grande (R$ 55,8 milhões), Campo Largo (R$ 36,6 milhões), Piên (R$ 18,4 milhões), Araucária (R$ 11 milhões) e Maringá (R$ 4,5 milhões). 

ASSEMBLÉIA APROVA FRENTE PARLAMENTAR PARA DEFENDER DIPLOMA DE JORNALISTA


A Assembléia Legislativa do Paraná aprovou, ontem, requerimento que prevê a criação de frente parlamentar em defesa da exigência do diploma para exercício da profissão de jornalista. O requerimento foi apresentado pelas lideranças do Governo, da Oposição, e dos partidos com representação no legislativo. O requerimento foi encaminhado à Mesa Executiva que determinou prazo de cinco dias aos partidos indicar seus representantes na frente.

“A formação no curso superior em comunicação social é fundamental ao desempenho do profissional do jornalismo”, disse o deputado Luiz Claudio Romanelli, líder do Governo no legislativo, que subscreveu o requerimento. Segundo Romanelli, a frente parlamentar tem como objetivo principal o fortalecimento e a promoção e a defesa da exigência do diploma em Comunicação Social/Jornalismo para o registro profissional de jornalista. “No Congresso Nacional tramita duas PEC’s que fazem a exigência constitucional do diploma para exercer a profissão. A frente vai apoiar as PEC’s e ampliar o debate pelo diploma no Paraná”, disse.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

TSE AUTORIZA MAIS OITO CIDADES A REGISTRAR IMPRESSÕES DIGITAIS E FOTOS DE ELEITORES



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou mais oito cidades brasileiras a realizar o chamado recadastramento biométrico, registrando as impressões digitais e a foto das pessoas aptas a votar. Com isso, chega a 51 o número de municípios onde o novo sistema de identificação do eleitor será usado nas eleições de 2010.

Das oito localidades, quatro ficam em Alagoas: Barra de Santo Antônio, Chã Preta, Jaramataia e Poços das Trincheiras. As outras cidades são Bujari, no Acre, Capanema, no Pará, Candeias do Jamari, em Rondônia, e Pedro Avelino, no Rio Grande do Norte. Segundo o TSE, mais de 1 milhão de moradores das 51 cidades deverão se recadastrar. Para isso, eles têm que comparecer aos locais definidos pela Justiça Eleitoral, nos dias predeterminados, levando documento de identidade e comprovante de residência.

As outras 43 cidades são: Rio Largo, Branquinha, Igaci, Quebrângulo, São Miguel dos Milagres, Coité do Nóia e Maribondo, em Alagoas; Ferreira Gomes, no Amapé; Pojuca, na Bahia; Eusébio, no Ceará; Viana e Castelo, no Espírito Santo; Hidrolândia, em Goiás; Paço do Lumiar  e Raposa, no Maranhão.

Também passarão pelo recadastramento biométrico os eleitores de São João Del Rei, Pará de Minas, Curvelo e Ponte Nova, em  Minas Gerais; Pedras de Fogo e Cabedelo, na Paraíba; Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Rio Formoso e  Tamandaré, em Pernambuco; Piracuruca , no Piauí; Balsa Nova, no Paraná; Macau, Guamaré, Caraúbas, Alexandria, Pilões e João Dias, no Rio Grande do Norte.

Por fim, passarão pelo recadastramento os eleitores das cidades de Canoas, no Rio Grande do Sul; Barra dos Coqueiros, em Sergipe; Nuporanga, em São Paulo; Pedro Afonso,  Alvorada,  Bom Jesus do Tocantins, Rio Sono, Talismã, Santa Maria do Tocantins e Figueirópolis, no Tocantins.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PREFEITURA PAGA HOJE A SEGUNDA PARCELA DO 13º SALÁRIO


A Prefeitura de Londrina efetua hoje, dia 16, o pagamento da segunda parcela do 13º salário aos servidores da administração direta, autárquica e fundacional. O pagamento, que será finalizado esta noite, está sendo depositado aos servidores desde a última sexta-feira. Segundo a Diretoria de Gestão de Informações Funcionais, DGIF, o montante depositado apenas para a administração direta, que conta com 4.367 servidores, é de R$ 2.428.612,65. Os depósitos estão sendo efetuados com mais de um mês de antecedência, já que o prazo era até dia 20 de dezembro, a pedido do prefeito Barbosa Neto.

Também recebem a segunda parcela do 13º, os servidores da Autarquia Municipal de Saúde, no valor de R$ 2.134.280,43; a Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml), R$ 2.191.697,3; o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), R$ 17.078,77, a Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF), R$ 65.716,03, o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), R$ 121.035,00, e a Fundação de Esportes de Londrina, R$ 7.739,87.

Está incluso no valor depositado pela Autarquia Municipal de Saúde o pagamento à equipe do Programa de Saúde da Família (PSF), e do montante da Caapsml, R$ 2.134.408,21 foram destinados aos aposentados e pensionistas. Segundo o Secretário de Gestão Pública, Marco Cito, a antecipação do pagamento visa o bem estar dos servidores. “Desde a posse do Prefeito Barbosa Neto, medidas foram tomadas pensando no futuro do servidor e também em sua motivação. A antecipação da 1ª parcela do 13º salário em julho, esta 2ª antecipação, o feriado do servidor e o trabalho na promoção por merecimento evidenciam a preocupação desta administração com os colaboradores”, apontou Cito.

MINAS TEM TRÊS NOVOS PREFEITOS

Três cidades mineiras - Bom Jesus do Amparo, Baependi e Itabirito - elegeram, neste domingo (15), seus novos prefeitos, em eleições suplementares determinadas pela Justiça Eleitoral e realizadas em clima de total normalidade, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais.


Bom Jesus do Amparo

A primeira a concluir a totalização dos votos foi Bom Jesus do Amparo, na região central de Minas. Às 17h50 já era conhecida a chapa eleita, formada por Pedro dos Santos Moreira (PSC) e Cinésio Cândido Oliveira (PPS), da Coligação “O Povo no Poder” (PSC/PPS), que obtiveram 2.054 votos (54,63%).

Os outros candidatos concorrentes, José Inocêncio Barbosa Drumond e César Duarte Mota (ambos do DEM), da Coligação “Frente Popular Bom-Jesuense”, (PR/DEM) tiveram 1.706 votos (45,37%).

Dos 4.534 eleitores aptos para votar, compareceram às urnas 3.981 (87%). Os votos brancos perfizeram um total de 64 (1,61%), enquanto os nulos, 157 (3,9%).

Baependi

Às 18h45, foi a vez dos eleitores de Baependi, no sul de Minas, conhecerem a chapa escolhida para governar o município, formada por Efraim Lemos de Abreu (PTC) e Glauber Arantes Pereira (PSDC), prefeito e vice, respectivamente, da Coligação “Caminhando para a paz”, que obtiveram 5.960 votos (49,67%). Em segundo lugar, ficaram Lúcio Flávio Gouvêa (PSB) e Francisco Ribeiro (PSB), da Coligação “Renovar para crescer”, com 5.641 votos (47%). Em terceiro lugar, os candidatos Celso Moreira do Amaral (PRTB) e Sebastião Castro (PV), da Coligação “Servir sem excluir”, tiveram 398 votos (3,32%).

O comparecimento às urnas foi de 85,5% (12.520 eleitores), os votos brancos foram 114 (0,91%), e os nulos, 407 (3,25%).

Itabirito

E às 19h06 estava encerrada a contagem dos votos em Itabirito, na região metropolitana de Belo Horizonte, a maior das três cidades, onde Manoel da Mota Neto (PMDB) e Rildo Xavier de Morais (PT), da Coligação “Itabirito de Verdade”, formam a chapa eleita, com 14.741 votos (53,53%). Em segundo lugar, ficaram Alexsander Silva Salvador de Oliveira (PHS) e José Maria Gonçalves Santos (PHS), que tiveram 12.798 votos (46,47%).

Houve 522 votos brancos (1,77%) e 1.466 nulos (4,96%). O comparecimento às urnas foi de 87,69% (29.527 eleitores de um total de 33.673).

De acordo com o TRE mineiro, a diplomação dos novos prefeitos de Bom Jesus do Amparo, Baependi e Itabirito deve acontecer até o dia 4 de dezembro de 2009.

Com as eleições nessas localidades, sobe para 12 o número de pleitos extemporâneos realizados pela Justiça Eleitoral mineira no estado, em função da cassação dos titulares do executivo eleitos em 2008. Além dessas três cidades, já voltaram às urnas, em Minas: Francisco Sá, Ponto Chique, Fronteira dos Vales, Salto da Divisa, Ipiaçu, Cachoeira Dourada, Carmo do Paranaíba, Mata Verde e Conceição do Mato Dentro (eleição ainda sub judice).  Fonte: TSE/MB/GA (com TRE-MG)

GREVE DOS MÉDICOS PLANTONISTAS DE LONDRINA ENTRA HOJE NO QUARTO DIA


Os cinco principais hospitais particulares de Londrina entram hoje no quarto dia da greve dos 200 médicos plantonistas, que atendiam as urgências e emergências de pacientes do Sistema Único de Saúde - SUS. Reclamando da remuneração, considerada baixa, e de quatro meses de salários atrasados, por falta de pagamento da Prefeitura, os médicos devem realizar nova reunião nesta segunda-feira.

Os profissionais de medicina, que atendem mais de 30 especialidades, vão discutir, mais uma vez, se aceitam ou não o pagamento das verbas atrasadas em seis parcelas. Uma, no valor de R$ 566.000,00, será paga ainda esta semana e as outras cinco em pagamentos mensais a partir de 16 de dezembro.

Mas os médicos querem saber como ficarão os pagamentos dos novos serviços. Os plantonistas ficam à disposição dos hospitais Evangélico, Infantil, Ortopédico, Instituto do Câncer e Santa Casa para atendimento, nos Proto-Socorros, dos pacientes que necessitem dos serviços de urgência. A queda de braço entre os plantonistas, Prefeitura e hospitais deve ampliar o número de reuniões na manhã de hoje.



domingo, 15 de novembro de 2009

PLANTÃO ESPORTIVO

CAMPEONATO BRASILEIRO - SÉRIE A
Resultados da 35ª Rodada
                                                                              


35 ª RODADA
Dia/Hora

Jogo

Estádio
11/11/2009 21:50 (Qua)
Palmeiras
2 x 2
Sport Recife
Palestra Itália
14/11/2009 19:30 (Sáb)
Cruzeiro
1 x 1
Grêmio
Mineirão
14/11/2009 19:30 (Sáb)
Coritiba
2 x 1
Atlético-MG
Couto Pereira
14/11/2009 19:30 (Sáb)
São Paulo
2 x 0
Vitória
Morumbi
15/11/2009 17:00 (Dom)
Barueri
3 x 0
Botafogo-RJ
Arena Barueri
15/11/2009 17:00 (Dom)
Náutico
0 x 2
Flamengo
Aflitos
15/11/2009 17:00 (Dom)
Avaí
3 x 1
Corinthians
Ressacada
15/11/2009 19:30 (Dom)
Internacional-RS
3 x 1
Santos
Beira Rio
15/11/2009 19:30 (Dom)
Fluminense
2 x 1
Atlético-PR
Maracanã
15/11/2009 19:30 (Dom)
Goiás
3 x 1
Santo André
Serra Dourada
36 ª RODADA
Dia/Hora

Jogo

Estádio
18/11/2009 21:50 (Qua)
Grêmio
x
Palmeiras
Olímpico
21/11/2009 19:30 (Sáb)
Atlético-PR
x
Cruzeiro
Arena da Baixada
21/11/2009 19:30 (Sáb)
Corinthians
x
Náutico
Pacaembu
22/11/2009 17:00 (Dom)
Botafogo-RJ
x
São Paulo
João Havelange
22/11/2009 17:00 (Dom)
Sport Recife
x
Fluminense
Ilha do Retiro
22/11/2009 17:00 (Dom)
Santos
x
Coritiba
Vila Belmiro
22/11/2009 17:00 (Dom)
Santo André
x
Avaí
Bruno José Daniel
22/11/2009 19:30 (Dom)
Vitória
x
Barueri
Barradão
22/11/2009 19:30 (Dom)
Atlético-MG
x
Internacional-RS
Mineirão
22/11/2009 19:30 (Dom)
Flamengo
x
Goiás
Maracanã

                                                                            

CLASSIFICAÇÃO SÉRIE A


Pos
Clube
P
J
V
E
D
GP
GC
SG

São Paulo
62
35
17
11
7
49
35
14

Flamengo
60
35
17
9
9
54
43
11

Palmeiras
59
35
16
11
8
54
40
14

Internacional-RS
56
35
16
8
11
58
42
16

Atlético-MG
56
35
16
8
11
54
49
5

Cruzeiro
55
35
16
7
12
51
50
1

Avaí
53
35
14
11
10
56
46
10

Goiás
50
35
14
8
13
58
61
-3

Grêmio
49
35
13
10
12
60
42
18
10°
Corinthians
49
35
13
10
12
45
49
-4
11°
Barueri
48
35
12
12
11
56
46
10
12°
Santos
45
35
11
12
12
51
54
-3
13°
Vitória
44
35
12
8
15
47
50
-3
14°
Coritiba
44
35
12
8
15
46
51
-5
15°
Atlético-PR
43
35
12
7
16
39
48
-9
16°
Botafogo-RJ
41
35
9
14
12
47
53
-6
17°
Fluminense
39
35
9
12
14
41
55
-14
18°
Santo André
35
35
9
8
18
36
52
-16
19°
Náutico
35
35
9
8
18
42
63
-21
20°
Sport Recife
31
35
7
10
18
47
62
-15