sábado, 24 de outubro de 2009

PARANÁ EM AÇÃO REALIZA 300 CASAMENTOS EM LONDRINA


A família e a importância da união entre casais foi o tema abordado pelas lideranças judiciais e religiosas durante a cerimônia de casamento coletivo para 300 casais que aconteceu, neste sábado (24), no Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O evento foi o destaque da programação da 68.ª edição do Paraná em Ação que acontece na UEL até às 17 horas do domingo (25).

A equipe do SESC/Londrina organizou toda a cerimônia cuidadosamente com todas as pompas que um momento tão especial merece. Marcha nupcial executada pela Orquestra Sinfônica da UEL que emocionou todos os presentes com as musicas escolhidas para cada momento da cerimônia. Os noivos receberam de presente da coordenadoria do Paraná em Ação um portarretrato com fotografia da cerimônia e da UEL um par de alianças em semijóia.

OESTE SOFRE NOVA TEMPESTADE COM VENTOS DE ATÉ 121 KM/H


O Oeste paranaense sofreu, neste sábado, mais uma tempestade. O SIMEPAR registrou ventos com rajadas de até 121 km/h em Palotina. O mau tempo castigou Guaíra (106 km/h), Foz do Iguaçu (92 km/h), Cascavel (88 km/h), Marechal Cândido Rondon (90 km/h), Planalto (70 km/h), Santa Helena (81 km/h), São Miguel do Iguaçu (90 km/h) e Toledo (61 km/h).

Em Palotina e Foz do Iguaçu os ventos arrancaram árvores, destelharam casas e interromperam o tráfego em vários pontos. Os dados do SIMEPAR indicam que em algumas áreas a chuva chegou a 50mm.

Houve estragos, também, Apucarana. Casas foram destelhadas pelos ventos da tarde. No Noroeste, os agricultores estão enfrentando alagamentos e muitas famílias estão ilhadas em suas propriedades. O rio Ivaí transbordou, o mesmo acontecendo com o rio Paraná.

LONDRINA VIRA NOITE ÀS 17h30min EM PLENO HORÁRIO DE VERÃO


O mau tempo voltou a Londrina. O dia virou noite às 17h30min, em pleno Horário de Verão, com a chegada de um novo temporal, desta vez com ventos mais amenos. A chuva persiste e apesar das chamadas os bombeiros disseram que não houve prejuízos significativos para a cidade. Mesmo assim, houve queda de algumas árvores e desligamento de vários trechos da rede da COPEL por causa de galhos na fiação. Londrina ainda não terminou de limpar a sujeira provocada pela tempestade de domingo passado. A Prefeitura continua removendo árvores que foram arrancadas pela tempestade nas margens do lago Igapó II.

IBIPORÃ. O Corpo de Bombeiros informou que o temporal de hoje não prejudicou a cidade. Ibiporã enfrentou três tempestades severas este mês, com prejuízos elevados para a população.

O RIO DE JANEIRO NA MANCHETE DO DIA


A edição de hoje do jornal O DIA mostra, na manchete principal, o retrato real da vida diária do Rio de Janeiro. Uma vergonha!

IMAGENS DA SEMANA


O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antônio Dias Toffoli, durante posse no plenário da Corte, em Brasília. Foto ABN
                                             



Fim de tarde em Londrina depois da tempestade. A semana, pela primeira vez em outubro, registrou pouca chuva.
                            



A tempestade deixou centenas de árvores caídas. Apesar do trabalho ainda tem muitos galhos espalhados pela cidade e que precisam ser recolhidos.
                                                                   


 A COPEL mobilizou as equipes para recuperação da rede elétrica. 
 

CLUBE DO CARRO PROMOVE HOJE E AMANHÃ EXPOSIÇÃO DE VEÍCULOS ANTIGOS NA UEL



O Clube do Carro Antigo de Londrina realiza, hoje e amanhã, uma exposição em comemoração aos 38 anos da UEL. Será no estacionamento do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), no Campus Universitário, das 9 às 17 horas, paralelamente à programação ‘III Universidade-Cidadã/Paraná em Ação’.


Até ontem já haviam 120 veículos inscritos, segundo o vice-presidente do Clube do Carro Antigo, Marcos Albuquerque. O visitante vai poder apreciar na mostra raridades que não circulam mais pelas ruas da cidade, como: um Ford A Phaeton, 4 portas, ano 1928; Jeep Willys, 1951; Ford Fairlane 500 Club Victoria e um caminhão FNM, Alfa Romeo, ambos de 1959; Mavericks, ano 1976; até motocicleta BMW, R 60, ano 1951.

A Exposição, além do Clube do Carro Antigo de Londrina (CCAL), também conta com a participação das entidades: Antigomobilismo Memória e Patrimônio Cultural (AMPC); Opaleiros de Londrina; Clube do Dodge de Londrina; Alfa Romeo Club; Londrina Tunning Club; Esquadrilha Albatroz - Aeromodelismo; Associação Ludo-Londrinense de Ferreomodelismo; Clufintel - Clube Filatélico Numismático e Telecartofilia; Associação dos Quadrinhistas de Londrina (AQL); Mostra de coleções de Hot Weels; Mostra de Plastimodelismo; Mostra de Bicicletas antigas; Mostra de Móveis Antigos; Pés Vermelhos Moto Club; Black Iron MC; Road Machine Motocycle Club; Abutre’s M.C. facção Londrina; Bodes do Asfalto facção Londrina e Carpe Dien Mototurismo.

Entre os expositores estão os colecionadores: Marco Antonio Laffranchi, Celso Fernandes, Waldemar Maran, Fabio Maran, Elias Kauam Neto, Elizandro Marcos Pellin, Nilson Amâncio, Lincoln José Bazzo, Rafael Ziller, Nilo Ferraz de Carvalho, Wilson Baquetti, Carlos Henrique Mastine, Luiz Antonio Buzignani, Ivson Filipak, Sebastião Cravo Martins, Leandro Guilherme Pascholatti, César Conceição de Oliveira, Tainá Clemente Gomes, Luiz Carlos Régis Júnior, Sergio Takashi Sato, Ronaldo Feijó, Bruno Henrique Dias, Sebastião Buzo, Alberto Inoue, Eduardo Simino, Neville Ranolfi, José Hermano Teixeira Júnior, Antonio Carreira, Elcio Paulo Carbonieri, Lucas Macedo da Silva, Marcelo Sugeta, Artur Machado Yamamura, Valter Cruz, entre muitos outros.

Os organizadores da Exposição solicitam que os visitantes façam doação de alimentos não perecíveis à Associação de Ação e Cidadania Pró-Servidores da UEL (ACIDUEL).


HOJE TEM FESTA NO MORINGÃO A FAVOR DO PROVOPAR. COMEÇA ÀS 15H30MIN


A comemoração dos 75 anos de Londrina entra no clima do futebol. Amanhã (dia 24), às 15h30min, o jogo Amigos do Programa Voluntariado Paranaense (Provopar) Londrina x Amigos do Padre Silvio Andrei vai reunir celebridades para uma partida de Show Ball, no ginásio do Moringão. A entrada é um quilo de alimento e donativos que serão revertidos para entidades assistenciais da cidade. Os portões para entrada do público serão abertos às 14h. Vão participar do jogo personalidades como o ex-jogador Vagner (Santos, São Paulo, Celta de Vigo/Espanha, Roma/Itália, além da seleção brasileira) e Elber (Bayer de Munique, da Alemanha; Milan, Itália e Seleção Brasileira). Também estarão os empresários Sérgio Malucelli, Everton Muffato, Fábio Vezozzo, Ênio Sehn; o cardiologista Luiz Carlos Miguita; os vereadores Sebastião dos Metalúrgicos e Jairo Tamura; as duplas Diego/Vinicius e Rodrigo/Rogério, além do padre Silvio Andrei e do prefeito de Londrina, Barbosa Neto. A organização do jogo está sob a responsabilidade do Programa Voluntariado Paranaense (Provopar) Londrina e Londrina Convention Visitors Bureau. 

ESTA É A LUA CRESCENTE NO CÉU DE LONDRINA NA MADRUGADA DESTE SÁBADO


Depois de um período longo de céu encoberto e mau tempo, o londrinense pode observar, na madrugada deste sábado, a Lua na fase crescente e vista a Oeste da cidade. A Lua crescente acontece sete dias e meio depois da Lua Nova, com deslocamento de 90° em relação ao Sol. Esta fase será observada neste domingo às 21h44min. A Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e desaparece à meia-noite. Olhando para o céu, a lua é vista em formato de um semicírculo voltado para o Oeste (foto feita agora pouco). Aqui no Hemisfério Sul, a aparência do quarto-crescente lembra a letra “C”, de crescente. Mas para quem está no Hemisfério Norte, ao contrário, a Lua crescente tem a aparência de um “D”.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

CASAMENTO COLETIVO REÚNE 300 CASAIS NESTE SÁBADO NA UEL


O casamento coletivo de 300 casais é um dos eventos da 68.ª edição do Programa Paraná em Ação. A feira de serviços gratuitos, coordenada pela Secretaria de Relações com a Comunidade, foi aberta às 10h desta sexta-feira, no Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A união dos casais será neste sábado (24) ao som da Orquestra Sinfônica da UEL.

O Paraná em Ação segue até domingo (25), com atendimento das 9h às 17h. Serviços básicos de cidadania, como a emissão gratuita de documentos, exames preventivos de saúde e atendimentos judiciários como divórcio, separações e guarda dos filhos, são oferecidos para a população da região de Londrina.

A cerimônia de abertura, contou com a presença do prefeito de Londrina, Barbosa Neto, do coordenador-geral do Paraná em Ação, Marcírio Machado Sobrinho, do reitor da UEL, Wilmar Marçal, do pró-reitor Paulo Bassani, do juiz federal Alexandre Mônaco, e de Josiane Lupion, da Defensoria Pública da região de Londrina. O Secretário de Relações com a Comunidade Milton Buabssi esteve no evento na tarde de sexta.

A feira de serviços é desenvolvida, pela segunda vez, em parceria com a Universidade Cidadã, idealizada pela Pró-Reitoria de Extensão da UEL. Além dos serviços básicos, também são desenvolvidas atividades de educação e preservação do meio ambiente, cuidados com beleza e bem-estar e oficinas de artesanato, como opção de geração de renda. Entre os serviços desta edição, estão incluídos o cadastramento de trabalhadores informais que no programa Microempreendedor Individual e o recadastramento obrigatório de armas.

Casamento – Para a cerimônia de casamento coletivo, neste sábado (24), as mulheres receberão atenção especial. A partir das 7h, voluntários do Instituto Embelleze, parceiro do evento, vão preparar as noivas, que já passaram por provas de maquiadores e cabeleireiros nos últimos dias.

A Secretaria oferece a cada casal um porta-retrato com uma foto da cerimônia e a UEL dará aos noivos um par de alianças em semijóia. A cerimônia contará ainda com a participação da Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL).

Serviço: Paraná em Ação e casamento coletivo em Londrina
Data: sexta-feira a domingo, dias 23, 24 e 25
Horário: das 9h às 17h
Local: Centro de Educação Física e Esporte da UEL

CAMPEONATO BRASILEIRO - SÉRIE A

31ª RODADA           atualizado às 20h45min sábado


Terça, 20/10
Santo André 2 x 0 Palmeiras

Sábado, 24/10
18h30 - Atlético Mineiro 1 x 0 Vitória
18h30 - Náutico 2 x 1 Barueri

Domingo, 25/10
16h00 - Santos x São Paulo
16h00 - Goiás x Fluminense
16h00 - Internacional x Grêmio
16h00 - Coritiba x Atlético Paranaense
18h30 - Botafogo x Flamengo
18h30 - Coríntians x Cruzeiro
18h30 - Avaí x Sport

AMP DIZ QUE CRISE AMEAÇA PAGAMENTO DO FUNCIONALISMO MUNICIPAL

O vice-presidente da AMP e prefeito de Piraquara, Gabriel Samaha, defendeu hoje (dia 23), em Curitiba, a realização urgente da reforma tributária para possibilitar que as prefeituras aumentem seus recursos e ampliem a qualidade dos serviços prestados à população.

Para o vice-presidente da AMP, só uma ampla reforma tributária poderá resolver a crise dos municípios, que foi agravada neste ano devido à queda de receita das prefeituras. Embora o governo tenha repassado as perdas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) acumuladas pelas prefeituras em 2009 em relação a 2008, os governos municipais recebem apenas 15% de tudo o que a União arrecada (o governo federal fica com 60%) e contabilizam perdas em vários tributos.

Adesão

O Dia Nacional em Defesa dos Municípios teve a adesão de quase 100% das 399 prefeituras do Paraná. A manifestação foi livre. Cerca de 25% dos governos municipais protestaram fechando as portas das sedes administrativas dos municípios, como aconteceu com as 26 prefeituras ligadas à Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí) e as 51 cidades filiadas à Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), cujos prefeitos se reuniram em frente à Catedral de Cascavel e fecharam as portas dos governos municipais, pela manhã.

Na Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema), AMCG (Associação dos Municípios do Paraná), na Amcespar (Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná) e na Amerios (Associação dos Municípios da Região de Entre Rios) e Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), os prefeitos fixaram faixas e cartazes na frente das sedes do Executivo e forneceram explicações à população e a imprensa.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

LONDRINA VIROU A CIDADE MAIS CHUVOSA DO PARANÁ


Um levantamento divulgado, hoje, pelo SIMEPAR mostra que Londrina foi a cidade que registrou o maior volume de chuva em 22 dias de outubro. Foram coletados do dia 1º até às 9 horas de hoje um total de 464,5 mm de chuva, a maior quantidade no período em todo o Paraná.

O volume foi considerado, segundo o meteorologista Tarcízio Valentin da Costa, uma anomalia do período. A média histórica de outubro, em Londrina, é de 130,6 mm. Choveu, segundo os dados do SIMEPAR, 333,9 mm a mais que a média e o mês ainda não terminou.

Na tabela acima, elaborada por Tarcízio Costa, a cidade de Telêmaco Borba registrou o segundo maior volume de chuva do Estado neste mês e Maringá o terceiro índice pluviométrico. O mapa do SIMEPAR mostra Londrina liderando líder em quantidade de chuva.


LONDRINA VAI REALIZAR SEMINÁRIO SOBRE O "TREM PÉ-VERMELHO"



O grupo de trabalho criado para consolidar os estudos de reativação do trem regional de passageiros, chamado de “trem pé-vermelho”, no eixo Londrina-Maringá, realiza no próximo dia 6 de novembro, em Londrina, o “Seminário Técnico Trem Pé-vermelho”. O encontro reunirá cerca de 250 pessoas, entre ouvintes e debatedores, das 8h30 às 17h30, no auditório do Hotel Crystal Palace.

Participam representantes dos governos Federal, Estadual, das prefeituras, dos setores técnico, econômico e acadêmico, de órgãos públicos, de universidades de Londrina, Maringá, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. (Fonte: Assessoria Ferroeste)

Serviço:

Evento: Seminário Técnico “Trem Pé-vermelho”
Local: auditório do Hotel Crystal Palace – Londrina
Dia: 6 de novembro de 2009
Horário: 8h30 às 17h30

GOVERNO ESTÁ INVESTINDO R$ 55 MILHÕES EM RODOVIAS DO NORTE DO PARANÁ


O Governo do Paraná está investindo mais de R$ 55 milhões em obras de recuperação e serviços de conservação em cerca de 2,1 mil quilômetros de rodovias na região Norte do Estado. Os recursos fazem parte do programa Conservação Total que abrange intervenções em 9,5 mil quilômetros de rodovias em todo o estado até o final de 2010.

“Os investimentos seguem um planejamento técnico elaborado pelo corpo técnico do DER para manter o que foi recuperado, recuperar estradas que foram se degradando ao longo do tempo e também conservar trechos para que esses não venham a apresentar problemas no futuro”, disse o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot, durante a abertura do 11º Encontro Técnico do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), realizado nesta quinta-feira (22) em Londrina.

As obras do Conservação Total são divididas em duas frentes principais e envolvem a manutenção das vias com reparos localizados, drenagem e recomposição do pavimento, conservação da faixa de domínio (limpeza dos acostamentos e da vegetação), recuperação, sinalização, segurança rodoviária e pesagem de veículos.

ENCONTRO – A 11a edição do Encontro do DER contou com a participação de cerca de 200 pessoas entre funcionários, estudantes e profissionais da área.

Do início da manhã até o final da tarde foram debatidos assuntos como desapropriação, qualidade de asfalto, pontos críticos de acidentes, contenção de erosões, limpeza de acostamento, conservação de rodovias, trincas e deformações de pavimentos.

Foram 13 palestras, sendo que sete apresentadas por funcionários do próprio corpo técnico do DER. Trabalhos e estudos que foram compartilhados entre engenheiros e técnicos de diferentes regiões do estado.

Além das palestradas internas, o Encontro, mais uma vez, contou com a participação de convidados de Universidades e da iniciativa privada.

O Encontro Técnico foi organizado pela Associação de Engenheiros do DER/PR (Aeder) em conjunto com a Superintendência Regional Norte do DER, com a Coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento, com a Coordenadoria de Recursos Humados e com o setor de Geoprocessamento.

BARBOSA ANUNCIA O PRIMEIRO SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL


Foto: Luiz Jacobs

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, nomeou hoje (dia 22), o Secretário de Defesa Social: é o 1º tenente da Reserva do Exército Brasileiro, Benjamim Zanlorenci Júnior, que tomará posse na próxima sexta-feira, dia 30. Ele será responsável pela implantação da Guarda Municipal na cidade. “É uma das maiores autoridades de segurança do Brasil. Para nós é uma conquista muito grande dispor da experiência dele, da expertise dele e acima de tudo do trabalho que desenvolveu como consultor estadual do Pronasci junto ao Ministério da Justiça, o que nos facilita na interlocução com o governo do Estado, com o governo federal”, declarou o prefeito durante a entrevista coletiva semanal.

Barbosa também indicou o tenente Carlos Mota para ser chefe de gabinete do secretário de Defesa Social e informou que o concurso para contratação dos agentes para a Guarda Municipal será realizado até o final de novembro. “Será um dos melhores salários do Brasil, é o que pretendemos pagar. Salário base de R$ 805,00 mais a bolsa do Pronasci, mais 30% de periculosidade, totalizando R$ 1.700,00”, afirmou. “Nós vamos criar a melhor guarda municipal do Brasil dentro da perspectiva de humanização desta guarda. A nossa expectativa é que no início do ano, Londrina ganhe a sua guarda municipal”, garantiu o prefeito.

Zanlorenci agradeceu a confiança do prefeito Barbosa Neto e disse que recebeu a determinação de trabalhar integrado com os órgãos de segurança e a comunidade. “A guarda vai fazer o trabalho de prevenção. Buscar a paz social, a tranqüilidade para os moradores”, definiu. Ela será montada, fardada

Benjamim Zanlorenci é especialista em Segurança Pública. Desde 2008, atuava como Assessor Técnico da Organização das Nações Unidas (ONU), especializado na elaboração de propostas de Planos Locais de Segurança Pública com Cidadania. É membro da Banca Examinadora de Monografia do Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores (CAES), da Escola de Oficiais Superiores, unidade responsável pela Pós-Graduação da Polícia Militar de São Paulo.

PREFEITO MANDA ANTECIPAR PAGAMENTO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, anunciou hoje (dia 22), que o pagamento dos servidores municipais será creditado na conta no dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público. É uma antecipação de dois dias na data de pagamento. “Não será feito no último dia útil como é normalmente. Vamos antecipar dois dias e estará na conta no dia em que se comemora o Dia do Servidor”, comentou o prefeito, durante a entrevista coletiva semanal.

É a segunda medida relacionada ao Dia do Servidor anunciada pelo prefeito nesta semana. Na segunda-feira, foi assinado o decreto que transferiu a comemoração do dia para a sexta-feira, dia 30. A mudança é para não interromper a semana, já que o feriado para os servidores municipais, cai na quarta-feira. O feriado do dia 30 é facultativo para comércio, indústria e outros serviços.

Ainda em relação ao Dia do Servidor, o presidente da Sercomtel, Fernando Kireeff, que participou da entrevista coletiva, comunicou que a empresa de telefonia lançou uma campanha específica para o servidor municipal, por determinação do prefeito Barbosa Neto.

CÂMARA APROVA PROJETO DO ATO MÉDICO

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem (21) o projeto de  lei do Senado, que define as atividades privativas dos médicos e as que podem ser desempenhadas por outros profissionais da área de saúde. A proposta que é conhecida como Ato Médico regulamenta a profissão do médico, a última das 14 profissões da área da saúde a ser regulamentada. O projeto retorna ao Senado para nova apreciação, porque o texto foi alterado pelos deputados.

O texto aprovado pela Câmara considera entre as atividades privativas do médico a formulação do diagnóstico e a respectiva prescrição terapêutica ao paciente, a indicação e execução de cirurgias e prescrição dos cuidados médicos pré e pós operatório, a prescrição de órteses e próteses oftalmológicas, a indicação de internação e a alta médica nos serviços de atenção à saúde, a realização de perícias médicas e os exames médicos-legais, exceto os exames laboratoriais de análises clínicas, toxicológicas, genéticas e de biologia molecular, entre outros procedimentos.

Segundo o líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), que é médico ortopedista, a aprovação do projeto é fundamental, porque uma profissão secular como a de médico até hoje não havia sido regulamentada. “Isso é um desrespeito com os médicos. É uma desconsideração não ter parâmetros, limites, definições da profissão. É uma desconsideração com tudo aquilo que a classe médica produziu até hoje”, disse.

O parlamentar garantiu que o projeto não retira nenhuma prerrogativa das demais profissões da área da saúde. “O que estamos mantendo é aquilo que o mundo todo reconhece, que é a prerrogativa do médico: fazer o diagnóstico e tratar o paciente", afirmou.

O TEMPORAL CHEGOU A LONDRINA COM RAIOS E TROVÕES


O temporal chegou a Londrina às 23h45min da quarta-feira com uma quantidade enorme de raios, ventos e pouca chuva. A frente chuvosa começou no Paraguai, passou por volta das 17 horas em Foz, seguiu em linha pelo Paraná - da fronteira com o Mato Grosso do Sul até o Litoral. No Oeste e Sudoeste provocou ventos com rajadas de até 126 km/h segundo o SIMEPAR. Os raios iluminaram os prédios da cidade, mas a parte principal do temporal durou aproximadamente 40 minutos. No início desta madrugada de quinta-feira, o mau tempo avançou pelo Norte Pioneiro rumo ao Estado de São Paulo.

Veja outras fotos do clarão provocado pelos raios desta madrugada. Para ampliar a imagem basta um clic na foto.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PAULO BERNARDO DIZ QUE NOVO MÍNIMO EM JANEIRO VAI AUMENTAR DESPESAS DA PREVIDÊNCIA



O salário mínimo previsto pelo Governo para o próximo ano será de R$ 505,90 a serem pagos a partir de janeiro. De acordo com o ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, esse valor vai produzir um impacto de R$ 8,2 bilhões sobre as contas da Previdência Social.
                                                                                                                


SIMEPAR MOSTRA TEMPESTADE EM EVOLUÇÃO ENTRE O OESTE E O NORTE DO PARANÁ


O SIMEPAR está alertando para os riscos de uma tempestade que está em evolução, no momento, no Oeste paranaense. Acompanha o mau tempo chuva muito forte e ventos com rajadas acima de 100 km/h. Segundo os dados do Sistema Meteorológico do Paraná, Marechal Cândido Rondon, Assis Chateaubriand e Palotina registraram, agora à noite, ventos de até 102 km/h. Em Dois Vizinhos houve rajadas de 126 km/h.

O boletim do SIMEPAR, distribuído às 19h31, pela meteorologista Sheila Radmann da Paz é este:


"Chove muito na metade Oeste. A chuva acumulada apresenta volumes surpreendentes, a medida que os ventos acompanham e estão intensos. (com registro de mais  de 100 km/h em Palmital e Assis Chateaubriand). O deslocamento preferencial no momento da linha mais forte de chuva está entre o sul, Centro-Oeste e Noroeste. Estão em alerta as regiões de Iporã, Umuarama, Campina da Lagoa, Nova Cantu, Palmital, Guarapuava e União da Vitória (considerem os municípios arredores destes)".
 Fonte: SIMEPAR



REQUIÃO PROPÕE ANISTIA DE DÍVIDA DE LONDRINA E MAIS OITO CIDADES

O líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli, leu nesta quarta-feira (21) na tribuna do legislativo o projeto de lei do governador Roberto Requião que prevê a anistia das dívidas, com o Fundo de Desenvolvimento do Estado, das companhias municipais de desenvolvimento de Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Piên, Londrina e Maringá. A remissão dos débitos soma R$ 959,9 milhões.

“Essas dívidas ficaram impagáveis, prejudicam os municípios, e as prefeituras ficaram sem acesso a financiamentos públicos para obras e projetos. Com o perdão das dívidas, o Governo do Paraná regulariza a situação e resolve um problema que de outra forma não teria solução. Não vejo óbice ao projeto que tem apoio da maioria dos deputados”, disse Romanelli.

TRÂMITE - O projeto será lido no plenário e seguirá às comissões permanentes, entre elas a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e Comissão de Finanças, para depois ser votado em plenário pelos deputados. “Até o início do mês de novembro, acredito que o projeto será aprovado em todas as suas discussões e entregue para sanção do governador Requião”, disse Romanelli.

A maior dívida é da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba – R$ 464,6 milhões, em valores atualizados para 2009. Em seguida, vêm os débitos de São José dos Pinhais (R$ 241,7 milhões), Londrina (R$ 127 milhões), Fazenda Rio Grande (R$ 55,8 milhões), Campo Largo (R$ 36,6 milhões), Piên (R$ 18,4 milhões), Araucária (R$ 11 milhões) e Maringá (R$ 4,5 milhões).

RAZÕES - O governador Requião, na mensagem enviada ao legislativo, aponta cinco razões para aprovação do projeto de lei, entre elas, a “solução para minimizar problemas sócio-econômicos decorrentes da existência das dívidas que impedem novos financiamentos”. Possibilita ainda, segundo Requião, a retomada das capacidades de endividamento dos municípios e permite que novos investimentos.

“O Estado do Paraná corrige injustiça praticada por imperícia da administração estadual à época que, em razão do erro cometido, priva as populações dos municípios de novos investimentos em defesa da coletividade; e resolve a situação gerada pelo instituto da confusão”.

A remissão - conforme o projeto - é exclusiva às companhias de desenvolvimentos municipais, fixa os critérios, condições e limites do benefício a ser concedido. “Impende ressaltar que as dívidas contraídas pelas companhias municipais decorrem, em sua maioria, da política de industrialização patrocinada pelo governo em gestões anteriores”.

DÍVIDAS - O projeto aponta que a dívida da Companhia de Desenvolvimento de Araucária e o empréstimo feito pela Urbanização de Maringá não possuem em seus contratos a cláusula que supostamente obrigaria o Estado do Paraná a portar recursos no propósito de quitar os financiamentos. “À época havia o entendimento tácito de que o Governo do Estado acabaria por arcar com o pagamento das dívidas contraídas”, aponta a justificativa.

As dívidas das companhias de Curitiba e de Londrina, por sua vez, remontam as décadas de 70 e 80 e também serviram para possibilitar projetos de desenvolvimento à época. “O Estado já no passado, assumiu parcela das dívidas das companhias, o que acaba por gerar o instituto jurídico da confusão que consiste, resumidamente, na assunção das condições de credor e devedor de um crédito pela mesma pessoa”.

PT E PMDB DEFINEM QUE FORMARÃO CHAPA PARA ELEIÇÃO 2010

Com o aval do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, PT e PMDB acertaram ontem à noite a composição da chapa para a disputa presidencial de 2010. Em jantar realizado no Palácio da Alvorada, ficou acertado que o PT ficará com a cabeça da chapa, provavelmente com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o PMDB, com a vice. Os dois partidos preferiram falar em pré-acordo, que só será sacramentado após as convenções partidárias, a serem realizadas ao longo do ano que vem.

Visto como um dos mais cotados a assumir a vaga de vice-presidente, o presidente licenciado do PMDB, Michel Temer (SP), desconversou em relação a sua indicação de canidato à vice e disse que o nome sairá das convenções dos partidos. “O nome será fruto das circunstâncias políticas a serem definidas no ano que vem”, argumentou, acrescentando que é preciso ouvir, primeiramente, as representações estaduais dos partidos.

Temer avaliou que “seria mais útil” uma coalização dos vários partidos que compõem atualmente a base de apoio ao governo Lula. “Seria útil que se tivesse um bloco com uma candidatura e mais um bloco com outra. Seria útil para os costumes políticos do país", afirmou.

Apesar de dizer que a posição definitiva em relação a aliança para as eleições presidenciais de 2010 só será anunciada depois das conversas com as representações dos partidos nos estados, Temer descartou a possibilidade de que a união entre PT e PMDB não ocorra. “Não acredito [que o acordo não será oficializado], mas, evidentemente, temos que prestar atenção às questões regionais”.

O presidente do PT, Ricardo Berzoini, afirmou que a aliança representa “o acúmulo político desse três últimos anos de governo do presidente Lula com uma coalização mais consistente e programática”. Segundo ele, a ideia é ter o PT e o PMDB como cabeça de chapa, mas agregando os diversos partidos que hoje apoiam o governo. 

Berzoini informou ainda que os detalhes do pré-acordo serão divulgado amanhã (21) pela manhã e tratarão das formas de ampliar as alianças e as composições nos estados e os movimentos políticos até 2010.

AMP DIZ QUE MUNICÍPIOS PERDERAM R$ 28 MILHÕES ATÉ SETEMBRO

O vice-presidente da AMP e prefeito de Piraquara, Gabriel Samaha, concede entrevista coletiva à imprensa nesta sexta-feira (dia 23), às 9h, na sede da Associação (Praça Osório, 400, 4º andar), em Curitiba, para explicar as causas do movimento que as prefeituras promoverão nesta data: o Dia Nacional em Defesa dos Municípios.  A mobilização objetiva chamar a atenção da sociedade para a crise enfrentada pelos municípios em 2009 e também pressionar o Governo Federal e o Congresso Nacional a atender às reivindicações das prefeituras.

Segundo a CNM (Confederação Nacional dos Municípios), até setembro de 2009, na comparação com igual período de 2008, as 399 prefeituras do Paraná perderam R$ 28,14 milhões – R$ 144,80 milhões do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), R$ 12,72 milhões da Cide (Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico) e R$ 615,63 mil da Lei Complementar 87/96 (a chamada Lei Kandir). Em compensação, ganharam R$ 93,99 milhões do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica).

A forma de manifestação dependerá de cada município. As 26 prefeituras ligadas à Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí), por exemplo, vão fechar as portas em protesto contra a crise, mantendo apenas os serviços essenciais. Na Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema), as 22 prefeituras também vão afixar faixas e cartazes denunciando a crise. “Infelizmente, no Brasil, só se consegue as coisas assim, protestando. Os prefeitos atravessam a pior crise da história e precisam conscientizar o Brasil disso”, avalia o presidente da Amepar e prefeito de Sabáudia, Almir Batista dos Santos.

Na Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), os prefeitos vão se reunir na frente da Catedral de Cascavel, às 9h, e vão fechar as portas no períoo da manhã. Na AMCG (Associação dos Municípios do Paraná), na Amcespar (Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná) e na Amerios (Associação dos Municípios da Região de Entre Rios), os prefeitos fixarão faixas e cartazes na frente das sedes do Executivo. O movimento se repete nas demais associações.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

MEGA-SENA DESTA QUARTA-FEIRA VAI PAGAR PRÊMIO DE R$ 7 MILHÕES


Quem acertar os números da Mega-Sena desta quarta-feira, concurso 1.119, pode levar um prêmio de R$ 7 milhões, que está acumulado. O sorteio será iniciado às 20 horas, na pequena Timbó, litoral catarinense, onde está estacionado o caminhão da sorte da Caixa Econômica Federal. A rede de lotérias recebe apostas até às 19 horas. Cada aposta mínima custa R$ 2,00. No último concurso foram sorteadas as dezenas 08, 20, 21, 43, 44 e 55. O prêmio do concurso do fim de ano já tem valor acumulado de R$ 39.734.292,39.

PMDB E PT DECIDEM HOJE ALIANÇA PARA APOIAR DILMA À PRESIDÊNCIA

A reunião de lideranças do PMDB e do PT com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante jantar na noite de hoje (20), servirá para formalizar um pré-compromisso entre os dois partidos em relação às eleições do ano que vem, disse o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Alves (RN). “É a certeza de que faremos um pré-compromisso entre PT e PMDB, que é super natural, ético, coerente, político-partidário e eleitoral”.


Segundo o deputado Alves, a partir desse pré-compromisso, os dois partidos vão buscar a formação de um bloco com os demais partidos da base aliada, que deverão participar de todas as estratégias com vistas as eleições de 2010. “Essa é uma aliança que é boa para o PT, boa para o PMDB e boa para a vitória”, afirmou.

Henrique Eduardo Alves disse ainda que um acordo em nível nacional fará com que o PMDB busque com obstinação, examinando caso a caso, as questões regionais. “São as lideranças regionais que passam a ser nossa obsessão, na certeza de que o acordo nacional vai impor mais respeito e melhor compreensão das bases”.

De acordo com o líder do PMDB, da reunião da noite de hoje não sairá nenhum documento assinado. “Vai sair uma nota à imprensa, com a sinalização do que aconteceu na reunião”, disse.

TERMINA SEXTA-FEIRA PARCELAMENTO DE DÍVIDAS JUNTO À PREFEITURA

O Programa de Recuperação Fiscal (Profis) da Prefeitura de Londrina entra na última semana. Sexta-feira (dia 23) é o último dia para que o contribuinte negocie seu débito com o município. De acordo com o secretário da Fazenda, Denílson Novaes, não haverá prorrogação de prazo. Desde que iniciou em 3 de agosto, o programa negociou R$ 28 milhões com a adesão de 11.600 contribuintes.

VOLUME DE CHUVA ACIMA DA MÉDIA ENCHE RIOS E REPRESAS NO NORTE DO PARANÁ


As chuvas constantes e as últimas tempestades têm mantido os rios e as represas com volume de água bem acima da média para o mês de outubro no Norte do Paraná. Ontem, segunda-feira, Londrina registrou 63,0 mm de chuva até o meio-dia, mas o aguaceiro seguiu até o final da tarde, aumentando ainda mais a quantidade de água. No mês, o solo londrinense já recebeu 276,1 mm de chuva, segundo os dados do INMET.

Em Paranavaí, por exemplo, caiu um dilúvio pela manhã. O índice pluviométrico passou dos 100,0 mm. As ruas ficaram inundadas e os rios transbordaram com a chuvarada, que depois passou por Londrina e seguiu para o Estado de São Paulo. O fenômeno El Ninho continua mandando chuva para o Norte do Paraná, transportada pelas nuvens da Amazônia, que descem por uma enorme via aérea.

Com tanta água, o lago Igapó, construído pelo prefeito Antonio Fernandes Sobrinho no final da década de 50, está lotado. Não tem espaço para mais nada. A sua barragem principal virou, como disse um popular, Cataratas do Iguaçu em miniatura. Mas bem que tem muita gente tem parando na avenida Harry Prochet para admirar a água escorrer pelos vertedouros.

Tanta água que até inundou a várzea do Cambezinho no fundo de vale da antiga Cativa, abaixo do lago. As águas do pequeno rio que nasce atrás do Parque Ney Braga, na divisa de Londrina com Cambé, descem até o rio Três Bocas, que, finalmente, deságua no longo e caudaloso Tibagi. Tudo isso, para contribuir com a cheia que já ocupa uma extensa área no imenso vale.

Não é a primeira vez que as águas do rio Tibagi ameçam cobrir as pontes - ferroviária e rodoviária - em Jataizinho. E com certeza não será a última, pois o tempo da natureza é muito diferente daquele que o homem inventou e pendurou na parede para lembrar o dia, o mês e o ano.

Veja a tabela com os índices de chuva, ontem, no Paraná, segundo o SIMEPAR, que vem se destacando pela qualidade de informações diárias.


E aqui estão as imagens do lago Igapó, com águas barrentas das últimas chuvas.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

COPEL MOBILIZA 50 EQUIPES PARA NORMALIZAR ENERGIA NA REGIÃO DE LONDRINA


A COPEL pretende recuperar até amanhã a totalidade de redes de energia elétrica na zona rural de Londrina, Ibiporã e outros municípios atingidos pela tempestade de domingo. Dos 35 mil domicílios que estavam sem energia elétrica na noite de domingo (dia 18), momentos após a passagem da tempestade, menos de 3 mil continuavam aguardando no início desta segunda-feira a conclusão das obras de recuperação do sistema elétrico.

Com 50 equipes de emergência e de manutenção mobilizadas, a expectativa da Copel era de normalizar completamente o atendimento aos consumidores nas áreas urbanas de Londrina e região próxima ainda durante a noite desta segunda. Amanhã, ainda terão continuidade os reparos em áreas rurais de difícil acesso e no sistema elétrico de Ibiporã, onde as equipes locais da Copel trabalham com reforços vindos de Cambé e Centenário do Sul.

No final da tarde de hoje, estavam sem eletricidade em decorrência do temporal de domingo 864 unidades consumidoras na cidade de Londrina, 791 em Ibiporã e 150 em Jataizinho.

APUCARANA. Na região de Apucarana, onde chove desde sábado, cerca de mil domicílios estão sem energia elétrica. No Vale do Ivaí, mais de uma centena de postes foram quebrados com o temporal do domingo – a maior parte deles de um ramal que atende a consumidores rurais da localidade Distrito do Luar, interior do município de São João do Ivaí.

BARBOSA TRANSFERE FERIADO DO SERVIDOR PARA DIA 30

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, assinou hoje (dia 19), o decreto 860, que transfere a comemoração do Dia do Servidor, de 28 de outubro para o dia 30, sexta-feira. A mudança é para não interromper a semana, já que o dia, que é feriado para os servidores municipais, caiu na quarta-feira. O feriado do dia 28 é facultativo para comércio, indústria e outros serviços. Com a decretação do feriado, na próxima sexta-feira (dia 30), o prédio da Prefeitura de Londrina, assim como os setores administrativos da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Companhia de Habitação (Cohab), e demais secretarias não funcionarão. As aulas nas escolas municipais e nos Centros de Educação Infantil (CEI) municipais e filantrópicos não serão realizadas e não haverá expediente nas unidades administrativas da secretaria de Saúde, nas unidades básicas de saúde (UBS) 12h, na Policlínica Municipal e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

UEL MUDA A DATA DO VESTIBULAR DE VERÃO


O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UEL aprovou agora a pouco, por unanimidade, a mudança de data da segunda fase do Vestibular. As provas serão aplicadas nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, ou seja, começando na segunda-feira e não domingo. Esta alteração visa adequar o calendário de provas às mudanças do Enem, que será realizado nos dias 5 e 6 de dezembro. A data da primeira fase do concurso (15 de novembro), bem como o demais cronograma, não sofreu qualquer mudança. Estão inscritos 22.300 candidatos para o vestibular da Universidade, um dos maiores do país.

O reitor da UEL, Wilmar Marçal, levou a proposta de alteração ao CEPE depois de um amplo estudo de logística e ensalamento dos candidatos. A expectativa é de que 9.300 candidatos se classifiquem para a segunda fase do concurso. Com a alteração das datas, os estudantes farão as provas da segunda fase do concurso no Campus UEL, Colégio Universitário, Maxi e nas Universidades Pitágoras e Inesul. Agência UEL

CHUVA INTERROMPE A LIMPEZA DE LONDRINA E IBIPORÃ NESTA SEGUNDA-FEIRA


A segunda-feira começou com muito trabalho das equipes de limpeza da Prefeitura, Defesa Civil e Bombeiros nos bairros mais atingidos pela tempestade de ontem, que derrubou centenas de árvores, destelhou casas, derrubou postes e deixou cerca de 80.000 casas sem energia por várias horas em Londrina e Ibiporã. Segundo a COPEL ainda existem 3.000 casas sem luz, mas as equipes continuam trabalhando.

No Jardim Guanabara, o bairro mais afetado pela tempestade, o cenário ao longo da margem direita do lago Igapó II era de terra arrasada. Dezenas de árvores foram arrancadas pela raiz e outras quebradas apesar do diâmetro do tronco. As pessoas que praticavam exercícios nas calçadas em volta do lago ficavam espantadas com o cenário de destruição.

As equipes de limpeza da Prefeitura iniciaram cedo o corte de árvores derrubadas e a remoção de galhos, mas o trabalho foi interrompido depois das 9 horas da manhã, por causa da chuva que voltou a cair na cidade. Os bombeiros continuam atendendo chamados de ajuda, principalmente para fornecimento de lonas.

IBIPORÃ. A cidade amanheceu com muitas árvores tombadas em cima de muros e casas. Os galhos esparramados pelas ruas de vários bairros continuam sendo retirados, mas a Prefeitura ainda deverá levar pelo menos mais três dias para concluir o trabalho. O quartel dos Bombeiros continua recebendo pedidos de liberação de lonas, pois existem centenas de casas destelhadas na cidade e com a volta da chuva nesta manhã a situação das famílias fica mais difícil.

Veja, agora, as fotos desta manhã ao longo da margem direita do Igapó II, onde fica o Parque Guanabara. Clic na foto para aumentar a imagem.



domingo, 18 de outubro de 2009

TEMPESTADE ATINGE NOVAMENTE LONDRINA E IBIPORÃ COM VENTOS DE 90 KM/H


O primeiro dia do horário de Verão foi marcado, no final da tarde deste domingo, por um nova tempestade que atingiu as Zonas Sul e Leste de Londrina e boa parte da cidade de Ibiporã. Os fortes ventos derrubaram árvores, destelharam casas, destruíram placas de propaganda, derrubaram postes de iluminação e muros, deixando milhares de casas e apartamentos sem energia elétrica. A tempestade atingiu em cheio a área do Jardim Guanabara, onde está a Gleba Palhano que é novo ponto de construção de luxo da cidade.

Houve queda de granizo na área central de Londrina e nos bairros próximos ao Catuaí. A tempestade deixou outros bairros de Londrina em dificuldade, com prejuízos para a rede pública de energia elétrica. Os bombeiros informaram, agora, que todas as equipes estão prestando atendimento à população atingida, com a distribuição de lonas e ajudando na retirada de árvores que interrompem o tráfego em várias ruas.

A área mais atingida de Londrina foi o Parque Guanabara, formando um quadrilátero entre a avenida Madre Leônia Milito-lago Igapó II e avenidas Higienópolis-Airton Senna. A parte central desse bairro recebeu ventos superiores a 90 km/h arrancando árvores de grande porte pela raiz. A margem direita do lago Igapó II parece ter sido atingida por um furacão, tantas as árvores que foram derrubadas.

No calçadão central de Londrina a tempestade arrancou uma árvore, mas não houve danos mais graves. Os bairros Bela Suiça, Guanabara, Claudia, Gleba Palhano, Igapó e Londrina ficam sem energia. A COPEL está trabalhando para recuperar a rede danificada com a queda de cabos e alguns postes.

A forte chuva que acompanhou o temporal registrou 43,2 milímetros de água em apenas 30 minutos. Por isso, os lagos I e II do Igapó ficaram com volume superior à vasão normal das barragens. Na barragem principal, as comportas verteram tanta água no início da noite que virou espetáculo para quem passava pela avenida Harry Prochet.

O temporal atingiu também a cidade de Ibiporã, que registrou estragos na saída para Londrina, especialmente nos Jardins Santa Paula, Las Vegas e Pérola. Houve destelhamento de casas, queda de muitas árvores, postos quebrados e algamentos. As equipes dos bombeiros estão atendendo centenas de chamados, enquanto a Prefeitura de Ibiporã mobilizou novamente operários para o corte de árvores.

 Imagens do temporal em Londrina (atualização às 22h30min). Para ampliar dê um clic na foto.