sábado, 12 de setembro de 2009

CHUVA PODE INTERDITAR A BR 101, NO SUL DE SANTA CATARINA

As fortes chuvas que vêm atingindo sem parar o estado de Santa Catarina nos últimos dias estão provocando inundações no sul do estado. O chefe da Defesa Civil, major Marcio Luiz Alves, informou que já são 332 desabrigados na cidade de Araranguá e 16 no município de Ermo.
No início da manhã de hoje (12), o nível do rio Araranguá já estava em 2,54 metros acima do leito normal.
Segundo o major, é grande a probabilidade de que a BR-101 seja interditada naquele trecho, pois as águas do rio já se aproximam da pista. A previsão da Defesa Civil é de mais chuva para as próximas horas, com maior intensidade no sul catarinense, onde é esperado um volume de 150 milímetros.
“Se tem uma coisa que eu conheço é aquela região. Quando começa a chover assim, é problema na certa”, afirmou.
Nas demais regiões chove continuamente, o que atrapalha ainda mais a vida das mais de 100 mil pessoas que foram atingidas pelo tornado da última segunda-feira (7). Elas são obrigadas a conviver com a lama e o frio, não conseguem lavar roupas, limpar as casas, nem reconstruir o que perderam no vendaval.
ABr

Santa Catarina tem quatro novos óbitos por gripe suína, Paraná registra mais três

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina confirmou quatro novas mortes por influenza A (H1N1) – gripe suína. O estado tem 52 óbitos confirmados. O Paraná confirmou três novas mortes e, agora, tem 220 mortes (confirmadas até o último dia 6) e 8.236 casos.
Em Santa Catarina, os quatro óbitos referem-se a pacientes que tinham grandes chances de complicação do quadro da doença. O estado tem 320 pacientes internados com doenças respiratórias agudas: há 255 (sendo 15 gestantes) em clínicas e enfermarias e 65 (três gestantes) em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Entre os 220 óbitos no Paraná, 56% eram de mulheres. A faixa etária mais atingida foi entre 20 e 49 anos (138 óbitos). O boletim anterior, do dia 9 de setembro, registrava 217 mortes e 6.889 casos.
O estado de São Paulo tem o maior número de óbitos do país (segundo boletim do Ministério da Saúde do dia 2 de setembro) com 261 mortes. No Rio Grande do Sul, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde do último dia 9, havia 130 óbitos por influenza A (H1N1) - gripe suína. No Rio de Janeiro foram confirmados 66 óbitos.
Foram registrados 3.205 óbitos no mundo em decorrência da nova gripe e 277.607 casos, de acordo com o boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado, que reúne dados até o último dia 6 de setembro.

BANCO CENTRAL PROÍBE COBRANÇA DE TARIFA PARA RENOVAR CADASTRO

A diretoria do Banco Central decidiu aprimorar a regulamentação que instituiu a tabela padronizada dos serviços prioritários prestados pelos bancos a pessoas físicas e resolveu vetar a cobrança de tarifa sobre renovação de cadastro, que alguns bancos cobram duas vezes por ano.
O anúncio foi feito pelo chefe do Departamento de Normas do Sistema Financeiro, Sérgio Odilon. Ele ressaltou que, a partir de agora, só será permitida cobrança de tarifa para abertura de cadastro, que é o fato específico da prestação do serviço.
Segundo ele, a descrição de fatos geradores dos serviços de exclusão do cadastro de emitentes de cheques sem fundos (CCF), fornecimento de folhas de cheques e fornecimento de extratos, por períodos, de depósitos à vista e de poupança, também foram aperfeiçoados. As tabelas referentes a esses serviços serão divulgadas pelos bancos até o dia 14 de outubro, quando entrarão em vigor.
A proibição de tarifas sobre renovação de cadastro já está em vigor, com a publicação da Circular 3.466 no Sistema de Informação do BC (Sisbacen).
A diretoria colegiada do BC também autorizou, na reunião de hoje, a entrada do Banco do Brasil no grupo de controle do Banco Votorantin, a transferência do controle acionário do Banco Ibi S\A – Banco Múltiplo para o Bradesco e a transferência do controle do Banco UBS Pactual para André Santos Esteves.

PREFEITURA ABRE HOJE PARA ATENDER CONTRIBUINTES E NEGOCIAR DÉBITOS

A Praça de Atendimento da Prefeitura de Londrina vai funcionar neste sábado (dia 12), das 9h à 12h, para atender os contribuintes que querem negociar seus débitos com o município e aderir ao Programa de Recuperação Fiscal (Profis). De acordo com o secretário da Fazenda, Denílson Novaes, a abertura no sábado facilita ao trabalhador que não tem condições de comparecer a Prefeitura durante a semana. “Estamos entrando na reta final do prazo de negociação do Profis e por isso é bom que o contribuinte compareça o quanto antes e não deixar para o final”, afirmou. O Profis, que começou no dia 1º de agosto, encerra em 1º de outubro.

O secretário lembrou que em setembro, a média de atendimento da praça está girando em cerca de 1.000 pessoas por dia. “É um bom sintoma. Está aumentando o interesse dos contribuintes em aderir ao Profis. Em comparação ao mês de agosto, a média era de 600 pessoas diariamente”, declarou.

Em 40 dias, já foram negociados cerca de R$ 8 milhões em 4 mil contratos de adesão. Novaes esclareceu que 80% dos contratos são para pagamento a vista ou em 12 parcelas.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

EMBRAPA E IAPAR VÃO DIVULGAR COMUNICADO TÉCNICO SOBRE PREJUÍZOS DO TRIGO

Os prejuízos nas lavouras de trigo causados pela chuva excessiva no Paraná foram discutidos na sede da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Faep (Federação da Agricultura do Paraná), e Sistema Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná), durante reunião realizada na quinta-feira. Também participaram técnicos de institutos de pesquisas, representantes de seguradoras e de produtores rurais. Ocepar - Segundo Robson Mafioletti, assessor técnico do Sistema Ocepar, a situação é preocupante, especialmente nas regiões Norte e Noroeste do estado, aonde o excesso de chuvas propiciou condições favoráveis para a incidência de doenças fungicas, como a giberela e a brusone ocasionarão perdas consideráveis na safra de inverno deste ano. "Justamente num ano em que os produtores atenderam ao chamamento dos governos, estadual e federal e aumentaram a área plantada, as chuvas em excesso prejudicaram o bom desempenho que o estado teria na produção de trigo. Somente na região de Londrina, as chuvas no mês de julho foi 282% maior que toda a média histórica. Fato que impossibilitou aos produtores um controle eficiente dessas doenças", lembrou. Mafioletti disse que a reunião foi extremamente importante para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto e mostrar aos órgãos de governo sobre a necessidade de mudanças nas normas que regem os seguros privados e o Proagro.
Comunicado - Ficou acertado durante a reunião que a Embrapa e o Iapar farão um comunicado técnico para que as seguradoras e o Banco Central (Proagro), possam indenizar os produtores de trigo pelo excesso de chuvas nas lavouras. Robson ainda lembrou que as chuvas também provocaram prejuízos em outros setores, especialmente em granjas de aves, suínos e de leite que tiveram estruturas atingidas pelos fortes ventos. "Estamos fazendo um levantamento mais completo e nosso próximos dias deveremos ter um panorama mais completo da situação, afinal, as chuvas ainda continuam em todo o estado, com menos intensidade mas ainda preocupa", frisou Mafioletti.

PREFEITURA FAZ DOAÇÃO DE TERRENO PARA ESTADO CONSTRUIR ESCOLA PROFISSSIONALIZANTE EM LONDRINA

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, assinou hoje (dia 11), o termo de doação do município para o Governo do Estado de uma área de 12 mil metros quadrados localizada no jardim Catuaí, na região norte. No local será construído o Centro Estadual de Educação Profissionalizante para atender 3.900 alunos em cursos técnicos na área de saúde, comércio e indústria. O total de investimentos no centro é de R$ 12 milhões e os recursos são do governo federal, estadual e municipal.
Um ato no gabinete do prefeito simbolizou a assinatura do contrato. Participaram a chefe do Núcleo Regional de Educação, Márcia Lopes de Souza; o engenheiro do Departamento Estadual de Construção, Obras e Manutenção (Decon) de Londrina, Valmir Matos; do deputado estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB), dos vereadores Sebastião dos Metalúrgicos (PDT) e Tito Valle (PMDB), secretários municipais e assessores.
“É algo fantástico o que estamos anunciando aqui hoje. É uma escola com cursos que vão suprir a demanda de uma cidade por ensino técnico. Suprir de uma região importante da cidade, a norte. É a possibilidade do jovem e o adulto conseguirem uma profissão e sair do colégio empregado”, afirmou o prefeito, que falou sobre a cidade educadora proposta pelo deputado Luiz Eduardo Cheida. “Aqui vamos fazer uma cidade educadora. Acabou a eleição. É momento de união”, discursou.
A chefe do Núcleo Regional de Educação, Márcia Lopes de Souza, falou do compromisso de Barbosa Neto com a educação. “Este ato representa o reconhecimento do investimento deste governo na educação. É como o governo do Estado, que retomou os cursos profissionalizantes”, afirmou. “Estou grata pelo empenho da equipe e do prefeito Barbosa Neto pela concretização desta doação”, completou.
O deputado Luiz Eduardo Cheida elogiou o prefeito Barbosa Neto e comentou o investimento na formação do jovem. “Torcemos para que o Barbosa entre na história de Londrina de forma positiva. Ele sabe da importância da capacitação dos jovens e a geração de oportunidades para a conquista do emprego”, declarou.

UEL SUSPENDE ATIVIDADES DO CECA POR CAUSA DA GRIPE SUÍNA

O Conselho de Administração da UEL suspendeu hoje as aulas no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) em virtude da suspeita de gripe A (H1N1) em cinco servidores e estudantes (três estudantes do segundo ano de Jornalismo matutino, uma de Pedagogia e 1 servidor técnico-administrativo). As atividades serão retomadas na próxima segunda-feira (14/09), exceto no segundo ano de Jornalismo matutino, cuja turma ficará dispensada na próxima semana. O objetivo é resguardar os estudantes, uma vez que três alunas apresentaram os sintomas e estão em isolamento domiciliar, por recomendação médica. Os cursos de pós-graduação terão atividades hoje. A recomendação é que os alunos utilizem salas de aula ventiladas, para evitar a contaminação.
Os casos suspeitos da nova gripe foram relatados hoje pela manhã à Reitoria da UEL. As três estudantes de jornalismo mantiveram contato durante todo o dia de ontem. Os casos foram atendidos na Santa Casa na quinta-feira.
O diretor do Sebec (Serviço de Bem Estar à Comunidade), Osvaldo Yokota, e a enfermeira Márcia Pizzo, da Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade do Sebec, estiveram no CECA pela manhã reunidos com a diretora do CECA, professora Nádina Moreno. Ficou decidido que todos os prédios do centro passarão por limpeza e desinfecção. Professores também deverão reforçar a recomendação aos estudantes para que mantenham os hábitos de higiene, sobretudo lavagem das mãos. Funcionários que atuam no atendimento ao público deverão utilizar máscaras. Se algum estudante ou servidor apresentar sintomas da gripe ou mesmo um simples resfriado, o caso deverá ser encaminhado para atendimento médico imediatamente. Todas as orientações foram repassadas hoje pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina.

JOGADORES DO LEC RECEBEM A ARRECADAÇÃO DA VENDA DE 3.000 INGRESSOS

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, entregou para os jogadores do Londrina Esporte Clube (LEC), hoje à tarde, no estádio do Café, os recursos arrecadados com os três mil ingressos vendidos junto a empresários da cidade.
Acompanhado pelo presidente do LEC, Peter Silva, o prefeito entregou o envelope com o dinheiro ao lateral Weslei e conversou com os jogadores antes do coletivo do time que enfrenta a Chapecoense, na série D, do Campeonato Brasileiro, no domingo.
O prefeito prometeu mais apoio em caso de vitória do time e a classificação para a próxima fase do campeonato. Além dos ingressos, o prefeito conseguiu uma moto zero quilômetro, modelo CG 125 Fan, da Honda, que será sorteada entre os torcedores que comprarem os ingressos no intervalo do jogo.

Fonte: NC/PML

MINISTÉRIO PÚBLICO ENTRA COM AÇÃO CONTRA VEREADOR PAULO ARILDO

A Promotoria de Justiça de Londrina ajuizou ação civil pública, nesta sexta-feira (11), contra o vereador Paulo Arildo Domingues por ato de improbidade administrativa. Segundo a Promotoria de Londrina, o vereador praticava o chamado “racha salário”, exigindo parte dos salários de seus assessores como condição para mantê-los nos cargos comissionados.

Os promotores de Justiça Renato de Lima Castro e Leila Shimiti Voltarelli afirmam que três assessores confessaram ter feito repasses de parte de seus vencimentos, cujos valores variavam entre 200 e 500 reais por mês, para cada assessor. Na entrevista coletiva, concedida hoje à tarde, os promotores informaram que no período de 2005-2006 os assessores repassaram um total de R$ 16.460,00.
A ação foi encaminhada para a 10ª Vara Cível de Londrina. A Promotoria pediu, na ação, o afastamento cautelar imediato do vereador de seu cargo junto à Câmara Municipal de Londrina, para garantia da instrução processual.

BOLETIM OFICIAL SOBRE A GRIPE "A H1N1" EM LONDRINA

Balanço oficial da gripe A em Londrina


Até 16h00, de hoje, 212 casos de gripe A foram confirmados; destes, 207 já foram medicados, curados e liberados; 2 estão atualmente em tratamento.

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje (dia 11), às 16h00, o balanço diário da gripe A (H1N1). Os números oficiais da gripe A em Londrina são estes:

1) Número OFICIAL de pacientes com resultado positivo, desde o início da pandemia: 212.

- estes pacientes tiveram o exame confirmado com o vírus da gripe A (H1N1), de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro; e o Laboratório Central do Estado (Lacen), Curitiba.

- do total, 207 já foram medicados, curados e liberados; 2 estão atualmente em tratamento.

2) Número de óbitos de Londrina: 3.

3) Número médio de ocupação de leitos hospitalares de pacientes com suspeita do vírus da gripe A (H1N1): 47 pacientes de Londrina e 14 de outros municípios.

4) Número de pacientes em leitos de UTI: 10 de Londrina e 06 de outros municípios

5) Número de óbitos no Paraná: 213- até o dia 8 de setembro.

6) Número de óbitos pertencentes a 17ª Regional de Saúde: 10 ( Londrina-3; Cambé-2: Rolândia-2; Ibiporã-2 e Centenário do Sul-1).

(Londrina, 11 de setembro de 2009 – Horário: 16h00)

BALLET DE LONDRINA SÁBADO E DOMINGO

O Ballet de Londrina apresenta nos dias 12 e 13 de setembro, às 20h, no Circo Funcart, o espetáculo “Para acordar os homens e adormecer as crianças”. Caso esteja chovendo, a Companhia informa que fará um ensaio aberto, no mesmo horário, em uma das salas da Escola Municipal de Dança - Rua Souza Naves 2380. As apresentações do final de semana passado foram canceladas, pois a lona do Circo estragou devido ao mau tempo e não houve tempo hábil para os devidos reparos. Esta curta temporada marca a retomada de uma intensa agenda para o segundo semestre, que inclui mais de 10 cidades no Paraná, São Paulo, chegando a Assunção no Paraguai, onde a Companhia de Londrina encerra como convidada na “Semana da Cultura Paranaense em Assunção”, promovida pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Tanto as apresentações no Paraná como em Assunção, fazem parte do projeto de Apoio à Circulação de Espetáculos de Dança promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, que premiou o Ballet de Londrina em recente edital.
Serviço:
Data – 12 e 13 de setembro
Local - Circo FUNCART, Rua Senador Souza Naves 2380
Horário - 20hs
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00
Informações: 33422362
Realização: Fundação Cultura Artística de Londrina
Patrocínio: Prefeitura do Município de Londrina/Secretaria Municipal da Cultura; Ministério da Cultura; Secretaria de Estado da Cultura; Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Pincéis Tigre SA/Instituto Carlos Roberto Hansen; Eletrosul e Shop Ballet

SENADO TRANSFERE PARA TERÇA-FEIRA VOTAÇÃO FINAL DA REFORMA ELEITORAL

A Mesa do Senado transferiu para a próxima terça-feira (15) a conclusão da votação da reforma eleitoral. A decisão foi anunciada pelo presidente José Sarney após a constatação da falta de quórum e da impossibilidade de contatar os relatores da proposta, senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Marco Maciel (DEM-PE).
Na noite de quarta-feira, o Senado aprovou o texto básico da reforma, com quatro emendas apresentadas por Maciel e Azeredo. A sessão foi suspensa às 22h30, diante da constatação de falta de quórum, e remarcada para as 9h desta quinta-feira (10). Porém, a realização da sessão de homenagem aos 60 anos da Associação dos Magistrados fez com que a sessão fosse novamente adiada para as 14h.
O líder do PT alertou para o fato de que, caso não sejam votadas as emendas apresentadas pelos senadores, prevalecerá o texto aprovado na Câmara, que impõe restrições à utilização da internet durante as campanhas eleitorais. Na noite de quarta-feira, as emendas que dizem respeito à cobertura jornalística por empresas de comunicação na rede não chegaram a ser apreciadas.Mercadante frisou que uma nova legislação deve ser promulgada e publicada no Diário Oficial da União até 2 de outubro para valer para as próximas eleições.
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) também defendeu a eliminação de todas as restrições que restam para que a internet possa ser usada de maneira ampla e democrática durante a campanha eleitoral.
Pedro Simon (PMDB-RS), por sua vez, disse compartilhar da indignação de Mercadante.
- Não há razão para a essa altura não estarem sentados à Mesa os dois relatores e o presidente do Senado - disse.
Já o senador Renato Casagrande (PSB-ES) reforçou o apelo para que, na terça-feira (15), todos os senadores estejam presentes em Plenário para a retomada das votações. João Pedro (PT-AM) e Epitácio Cafeteira (PTB-MA) também cobraram uma definição.
 
Fonte: Agência Senado

TSE VAI REALIZAR TESTES PÚBLICOS DE SEGURANÇA DA URNA ELETRÔNICA


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai realizar, entre 10 e 13 de novembro, testes de segurança na urna eletrônica e nos softwares de votação das eleições gerais de 2010. Os testes públicos nos softwares, hardware e demais procedimentos relativos às próximas eleições representam uma possibilidade inédita de a própria sociedade verificar o funcionamento dos sistemas. Os participantes poderão atuar como verdadeiros “hackers”, ou seja, promover ataques nos sistemas para verificar se eles são falhos ou suscetíveis a violações e fraudes. Além disso, também será uma oportunidade de as comunidades acadêmica e científica e o meio partidário os conhecerem em profundidade.

Ao realizar pela primeira vez testes públicos no sistema de eletrônico de votação, o TSE reforça a ampla transparência e publicidade com que trata do tema. Testes públicos de segurança não são comuns em instituições e órgãos de Governo, o que acentua o ineditismo da iniciativa do Tribunal.
Os testes irão ocorrer de 10 a 13 de novembro de 2009, das 9h às 18h, no auditório do edifício-sede do TSE. Serão premiados os participantes que derem as melhores contribuições para o aperfeiçoamento desses serviços da Justiça Eleitoral. Os trabalhos serão coordenados pelo ministro Ricardo Lewandowski, relator do processo que introduziu essa novidade.
O edital dos testes, assinado pelo presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, foi publicado no Diário Oficial da União do dia 4 de setembro de 2009.
Os testes públicos de segurança foram aprovados pelo TSE em sessão administrativa realizada em 30 de junho deste ano. O Tribunal acolheu pedido feito pelos diretórios nacionais do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Apesar da posterior desistência dos partidos na realização dos testes, eles foram mantidos porque o procurador-geral eleitoral, Roberto Gurgel, assumiu a autoria da petição das legendas por entender que há interesse público no caso.

Fonte: CD/TSE

PAÍS GANHARÁ MAIS 7.623 VEREADORES QUANDO PEC ENTRAR EM VIGOR

Se a proposta de emenda à Constituição (PEC) 336/2009 - chamada de PEC dos Vereadores - entrar em vigor, o número de vereadores do país passaria dos atuais 51.988 para 59.611, ou seja, mais 7.623 vereadores. Somente em São Paulo, seriam 1.220 novas cadeiras, Minas Gerais, mais 854, e a Bahia passaria a contar com mais 710 cargos.
Os dados são de um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Segundo a entidade, apesar de implicar no aumento do número de vereadores, a proposta tem o efeito prático de reduzir o teto dos gastos anuais das câmaras municipais em relação aos valores repassados pelas prefeituras.

De acordo com a confederação, em 2008, considerando um universo de 5.050 cidades, os municípios brasileiros puderam gastar no máximo R$ 10,411 bilhões com as câmaras de Vereadores. Já com a mudança dos percentuais de receitas a serem disponibilizados para o legislativo municipal, as mesmas cidades teriam direito a gastar apenas R$ 8,917 bilhões.

No estudo divulgado pela CNM, há exemplos de quanto, somados os municípios pesquisados, cada estado pôde gastar em 2008 pela atuais regras constitucionais e de quanto poderá gastar caso a PEC seja aprovada.

O Rio de Janeiro, por exemplo, cujo teto era de R$ 750.494 milhões, passará a contar com um limite de R$ 628.665 milhões. No caso do Rio Grande do Sul, os valores irão baixar de R$ 750.341 milhões para R$ 654.132 milhões.

De acordo com a CNM, mesmo com a significativa redução do teto de gastos, os municípios ainda teriam uma margem de recursos para custear seus legislativos, já que, em 2008, dos R$ 10.411 bilhões, as 5.050 cidades pesquisadas gastaram apenas R$ 6.284 bilhões – ou seja, para a CNM, o possível novo patamar ainda fica muito acima do que efetivamente é gasto pelos municípios.

A PEC foi aprovada, em primeiro turno, pela Câmara dos Deputados. Se for aprovada em segundo turno, será promulgada sem a necessidade de apreciação do Senado, que já aprovou a PEC no ano passado.

Fonte: ABr

LULA DIZ QUE DILMA IRÁ ESCOLHER SEU VICE NA ELEIÇÃO 2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em entrevista a rádios do Ceará, que caberá à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, escolher seu vice para concorrer à Presidência da República em 2010, caso seja a candidata do PT.
“Se a Dilma for consagrada como candidata, ela que vai ter que escolher o vice junto a sua base aliada, imagina, se eu já escolho uma candidata, ainda vou escolher o vice”, disse Lula.
O presidente também disse que só em março ou abril será possível ter um panorama definido dos candidatos que concorrerão à Presidência da República em 2010.
“Lá pra março, abril do ano que vem você já tem praticamente os nomes definidos, não sabemos os partidos que vão ter candidato. O PT apresentou a Dilma, o PSB vai certamente apresentar o Ciro Gomes, estou ouvindo dizer que a Marina [Marina Silva] sai pelo PV, não sei se a Heloísa Helena [do P-SOL] sai candidata, o PSDB está discutindo o Serra [José Serra, governador de São Paulo] ou o Aécio [Aécio Neves, governador de Minas Gerais]”.
Lula disse ainda que a população precisa compreender que não pode votar em alguém que não dê continuidade ao que está sendo feito pelo governo atual. "Você vai criando um exército de obras inacabadas no país", explicou. Ele disse ainda que acredita que a eleição será bastante disputada e que a base do governo irá vencer essa disputa.
O presidente passou o dia no Ceará, onde visitou Fortaleza e Sobral para a inauguração de escolas técnicas e assinatura de ordens de serviço para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Fonte: ABr

HAULY VIAJA HOJE PARA O CANADÁ E ESTADOS UNIDOS

Hauly desembarcou às 20 horas de ontem no aeroporto José Richa procedente de Brasília.

O deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB) retornou, ontem à noite, a Londrina, depois de participar das sessões da Câmara Federal desta semana. Hauly permanecerá na cidade até o começo da tarde e depois viajará para São Paulo, onde embarcará à noite para o Canadá. Após participação em eventos do Parlamento latinoamericano, Hauly seguirá para os Estados Unidos.

SACOLEIROS PODERÃO IMPORTAR DO PARAGUAI ATÉ R$ 110 MIL POR ANO

Os pequenos comerciantes, que hoje atuam como sacoleiros e trazem produtos do Paraguai, poderão importar até R$ 110 mil em mercadorias, por ano, pagando impostos simplificados. O Diário Oficial da União publicou ontem (10) decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que regulamenta o Regime de Tributação Unificada (RTU) para a importação via terrestre do país vizinho.

Aprovada em dezembro, a lei que criou o regime especial para esses comerciantes foi sancionada em janeiro, mas ainda precisava de regulamentação para entrar em vigor. Pela regra simplificada, os produtos terão alíquota única de 25% sobre o preço. No sistema antigo, as alíquotas de diversos tributos federais somavam 42,25%.

A alíquota será distribuída da seguinte forma: 7,88% de Imposto de Importação, 7,87% de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), 7,60% de Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) de importação e 1,65% de PIS/Pasep de importação. O pagamento será à vista.

O RTU também prevê o pagamento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é estadual. Os governos estaduais, no entanto, precisarão fazer convênio com a Receita Federal.

Somente poderão optar pelo regime as microempresas que já fazem parte do Simples Nacional, sistema simplificado de recolhimento de impostos. Os efeitos do RTU valerão a partir do mês seguinte ao da mudança de sistema tributário. A Receita divulgará, na internet (www.receita.fazenda.gov.br), o nome dos contribuintes beneficiados com a data de início da opção.

De acordo com a regulamentação, os comerciantes poderão importar mais no segundo semestre, época em que o consumo é maior. No primeiro e no segundo trimestres, o limite é de R$ 18 mil a cada intervalo de três meses. No terceiro e no quarto trimestres, a cota aumenta para R$ 37 mil.

A norma proíbe a importação de produtos não destinados ao consumidor final. Também está vedada a entrada dos seguintes itens: armas e munições, bebidas, inclusive alcoólicas, cigarros, explosivos, fogos de artifícios, veículos automotores em geral e embarcações de todo tipo, inclusive componentes e peças, medicamentos, pneus, mercadorias usadas e bens com importação suspensa ou proibida no Brasil.
Fonte: ABr

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

LOBÃO DIZ QUE GOVERNO ESTUDA AUTORIZAR USO DE DIESEL EM CARROS DE PASSEIO


A possibilidade de os carros brasileiros serem liberados para usar diesel como combustível tem sido estudada pelo governo. A informação foi dada pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, ao participar hoje (10) de audiência pública da Comissão de Infraestrutura do Senado.

Segundo ele, o país tem que se preparar para o caso de precisar adotar o modelo europeu, que permite o uso desse combustível nos carros de passeio. “Nós teremos que nos preparar para essa possibilidade. Estamos fazendo estudos de viabilidade técnica aqui no Brasil, o que não quer dizer que iremos adotar isso imediatamente”, explicou.

Após a audiência, em que se discutiu os projetos de lei do marco regulatório do pré-sal, Lobão falou também sobre o futuro marco regulatório para o setor mineral. “Posso dizer que estamos trabalhando nele intensamente, já está quase concluído. Estamos fazendo as revisões finais. Vamos ouvir ainda segmentos da sociedade, os mineradores que são interessados nessa matéria e o concluíremos, até o final do ano, enviando ao presidente da República uma nova exposição de motivos sobre o assunto”, disse o ministro. 
Fonte: ABr

ESTADO COMPRA R$ 21,5 MILHÕES EM INSULINA E REMÉDIOS


Dois pregões eletrônicos realizados pelo Departamento de Administração de Materiais (Deam), da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), para registros de preços de oito tipos de remédios e 11 especificidades de insulina, foram homologados nesta semana pelo governador Roberto Requião.
Os registros de preços serão utilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para a compra de até R$ 21,5 milhões dos dois produtos, para fornecimento a pacientes pelo Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), unidade vinculada à Sesa. Os processos foram homologados por Requião na última terça-feira (8).
Nos dois pregões, o Estado obteve descontos em relação aos valores máximos fixados nos editais de licitação. No pregão para remédios, houve a participação de sete empresas, e a redução média obtida nos oito lotes homologados foi de 41,2%.
Na licitação para insulina, a redução média foi menor (3,3%). De acordo com a Secretaria da Saúde, apenas três laboratórios, em todo o país, fabricam as 11 especificidades licitadas, o que explicaria a oferta menor de descontos em relação ao valor máximo do edital.

ASSEMBLÉIA GAÚCHA ACEITA PEDIDO DE IMPEACHMENT DA GOVERNADORA

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Ivar Pavan (PT), acatou hoje (10) o pedido de impeachment contra a governadora Yeda Crusius (PSDB). Com a decisão, o processo contra a governadora começa a tramitar no Legislativo.

A decisão de Pavan foi tomada logo depois de tomar conhecimento da ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal contra a governadora e mais oito pessoas ligadas ao governo do Rio Grande do Sul. Pavan consegui ter acesso aos anexos da ação de improbidade que estão sob segredo de Justiça.
“Analisando os autos, não há dúvida de que um grande esquema criminoso se organizou no Rio Grande do Sul para desviar recursos públicos. Diante do pedido de impeachment, da minha parte cabe analisar unicamente se há indícios da relação entre a governadora e este esquema criminoso”, disse o presidente ao anunciar a decisão.
Ele revelou que entre muitas citações, há 26 situações que revelam fortes indícios da relação da governadora com o esquema de corrupção investigado pelo Ministério Público Federal com base nas informações colhidas pela Polícia Federal na Operação Rodin.
“Diante da análise dos autos não resta dúvida de que as condições prévias e mínimas estão presentes no pedido. Assim, admito e dou tramitação à presente denúncia por crime de responsabilidade contra a governadora do estado por infringência à Lei 1.079 de 1950”, declarou Pavan.
O presidente ainda explicou que o relator do processo de impeachment será escolhido pela comissão especial a ser formada por dois terços dos deputados estaduais. Eles também terão a função de eleger quem presidirá o colegiado. A comissão terá prazo de dez dias para elaborar um parecer que será submetido ao plenário que é soberano para decidir se admite ou não o processo. 
 
Fonte: ABr

DEFESA CIVIL MONITORA MUNICÍPIOS AFETADOS PELAS CHUVAS

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil registrou 1.543 pessoas desalojadas, morando em casas de amigos ou parentes, e 113 desabrigadas, instaladas em locais públicos, devido às fortes chuvas que começaram na segunda-feira (7). Cerca de 11 mil paranaenses sofreram problemas com desabastecimento de água, corte de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e avarias a residências. Os danos foram notificados em 55 cidades.

As seis coordenadorias estaduais de Defesa Civil monitoram a situação. “Por enquanto, os municípios estão tendo capacidade de prestar esses atendimentos, nosso trabalho agora é o de buscar áreas que possivelmente ainda não receberam atenção”, explicou capitão Antônio Hiller, subchefe da divisão de Defesa Civil estadual.

O principal atendimento que está sendo realizado é a doação de lonas nas áreas mais carentes, para cobrir provisoriamente as casas e seus moradores possam voltar a habitá-las. Segundo informações preliminares da Defesa Civil, houve 2.877 destelhamentos e 16 edificações foram totalmente destruídas.

PREVISÃO – Segundo a previsão do tempo do Simepar, as chuvas devem continuar nos próximos dias, mas com menor intensidade. De acordo com o capitão Hiller, a melhor forma de minimizar danos é a prevenção, em especial para moradores de encostas e beiras de rio.

Sob chuva forte ou com o nível de água subindo, a indicação é para que as pessoas deixem esses locais. “O nível dos rios pode subir rapidamente e as chuvas deixam as encostas instáveis, podendo ocorrer deslizamentos”, explicou Hiller.

MINISTRO LOBÃO REAFIRMA QUE PREÇO DA GASOLINA NÃO VAI BAIXAR POR CAUSA DO PRÉ-SAL

O governo está firme da decisão de não diminuir o preço dos combustíveis quando começar a extração do petróleo da camada pré-sal no Brasil. A informação é do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que participou na manhã de hoje (10) de audiência pública nas comissões de Assuntos Econômicos e Infraestrutura do Senado.
“Os próximos governos tomarão as iniciativas que julgarem necessárias, mas nosso objetivo não caminha nesse sentido”, disse o ministro.
Segundo Lobão, o preço da gasolina sofre influência dos tributos, o que faz o valor do petróleo ou a abundância dele no país influenciar pouco o preço final do combustível. Além disso, de acordo com ele, baixar os preços na bomba incentivaria o aumento da frota de veículos, o que poderia ser prejudicial.
“Por que o preço do combustível não fica mais baixo? Porque o Brasil tem 200 milhões de habitantes. Reduzir o preço estimula a produção de automóveis, agride o meio ambiente e acaba com o já deficiente sistema viário do país.”

CHUVA PROVOCA ESTRAGOS EM 48 MUNICÍPIOS PARANAENSES

Chega a 48 o número de municípios atingidos pela chuva, no Paraná. De acordo com o último boletim da Defesa Civil, cerca de 3 mil casas foram danificadas e 17,7 mil pessoas foram atingidas. 
  
Segundo o meteorologista Reinaldo Olmar Kneib, do Instituto Tecnológico do Paraná (Simepar), uma tempestade passou pela região metropolitana de Curitiba, das 13h31 às 14h30 de ontem, período em que choveu 31,4 milímetros (mm). A chuva considerada forte, de 19,8 mm, veio acompanhada de granizo e ventos que atingiram a velocidade de 63 quilômetros por hora (km/h).
Parte do teto de uma loja, no Alto da Quinta, em Curitiba, desabou depois que o granizo entupiu a calha e a água fez com que o teto cedesse. Ninguém ficou ferido, mas o estabelecimento ficou alagado e teve que ser fechado.
Por toda a cidade ocorreram alagamentos e quedas de árvores, além da falta de energia elétrica em vários bairros. De acordo com a prefeitura, o caso mais grave ocorreu no Jardim Santos Andrade, na regional Santa Felicidade, onde o temporal fez o nível do Rio Barigui subir e 70 pessoas ficaram ilhadas . Os moradores foram retirados de suas casas pela Defesa Civil Municipal.
A previsão da Simepar é de pancadas de chuva com intensidade moderada ainda hoje. A Defesa Civil alerta os moradores das regiões oeste, sudoeste, central, norte e Norte Pioneiro para o risco de novos temporais. 

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

UEL SUSPENDE ATIVIDADES DA CRECHE POR CAUSA DAS CHUVAS


Em virtude das chuvas desta quarta-feira (09/09) as aulas do Centro de Educação Infantil (CEI), do Campus da UEL estão suspensas até o próximo dia 15 de setembro. O motivo é a necessidade de limpeza e obras de adequação no telhado e na rede elétrica do prédio. Com as chuvas das últimas horas o prédio da creche do Campus foi prejudicado, sofrendo alagamento em parte das salas de aula e no setor administrativo, comprometendo as atividades.

Secretaria em Brasília e Iapar promovem encontro com bancada federal do Paraná

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e a Secretaria de Representação do Paraná em Brasília promoveram, nesta quarta-feira (09), um café da manhã com a bancada federal paranaense no Congresso Nacional. Estiveram presentes o secretário de Representação do Paraná em Brasília Eduardo Requião, o presidente do Iapar, José Augusto Teixeira de Freitas Picheth, o diretor de administração e finanças, Altair Sebastião Dorigo, o senador Flávio Arns, o assessor especial do ministro da Agricultura Newton Pohl Ribas, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Afonso Kroetz, e os deputados da bancada paranaense.
O evento serviu como oportunidade de agradecimento e prestação de contas do Iapar para com os deputados paranaenses proponentes da Emenda Parlamentar de Bancada, que destinou R$ 5,2 milhões para a instituição no ano passado. José Augusto Picheth agradeceu o empenho dos deputados e salientou que os recursos estão sendo utilizados na reestruturação do Instituto, possibilitando novos investimentos em pesquisas tecnológicas e a substituição de equipamentos antigos, como veículos e tratores, por novos.
O secretário de Representação do Paraná em Brasília Eduardo Requião falou sobre a importância das pesquisas do Iapar para o desenvolvimento e a criação de novas tecnologias. “O Iapar cresce e oferece seu conhecimento para outros Estados e para o mundo, pois o Paraná pensa na frente e sabemos que sem ciência e tecnologia não há futuro”, disse. Ele lembrou ainda que os produtos desenvolvidos pelo Iapar estão chegando com custos menores à mesa do consumidor.
O deputado federal Alex Canziani, líder da bancada, parabenizou o IAPAR pelo avanço de seus estudos na área da agricultura e pecuária e disse que a bancada está articulada com o governo em prol do Paraná. “Nós, parlamentares, estamos fazendo a nossa parte e a prova disso é que estamos aqui, hoje, quarta-feira, o dia mais agitado do Congresso, reunidos com a Secretaria de Representação do Paraná em Brasília e o IAPAR”, ressaltou.

BOLETIM SOBRE A "GRIPE A H1N1" EM LONDRINA

BALANÇO DA GRIPE A
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje (dia 9), às 17h00, o balanço diário da gripe A (H1N1). Os números oficiais da gripe A em Londrina são estes:

1) Número OFICIAL de pacientes com resultado positivo, desde o início da pandemia: 212.

- estes pacientes tiveram o exame confirmado com o vírus da gripe A (H1N1), de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro; e o Laboratório Central do Estado (Lacen), Curitiba.

- do total, 206 já foram medicados, curados e liberados; 2 estão atualmente em tratamento

2) Número de óbitos de Londrina: 3.

3) Número médio de ocupação de leitos hospitalares de pacientes com suspeita do vírus da gripe A (H1N1): 78 pacientes de Londrina e 13 de outros municípios.

4) Número de pacientes em leitos de UTI: 7 de Londrina e 4 de outros municípios.

5) Número de óbitos no Paraná: 213- até o dia 8 de setembro.

6) Número de óbitos pertencentes a 17ª Regional de Saúde: 10 ( Londrina-3; Cambé-2: Rolândia-2; Ibiporã-2 e Centenário do Sul-1).

(Londrina, 9 de setembro de 2009 – Horário: 17h00)

LONDRINA RECEBE VISITA DE DEPUTADO PORTUGUÊS

O vice-prefeito José Joaquim Martins Ribeiro e o secretário de Governo, José do Carmo Garcia, recepcionaram hoje (dia 9), no gabinete, o deputado da Assembléia da República de Portugal, Carlos Páscoa. O parlamentar, que é do Partido Social Democrático (PSD), visitou Londrina em companhia do empresário londrinense Renato Almeida, e estava divulgando a eleição parlamentar que ocorre em 27 de setembro em Portugal.
“Ocupo uma cadeira representativa da comunidade portuguesa que mora fora de Portugal. Minha principal função é apoiar os portugueses e luso-descendentes que residem fora de Portugal”, informou o português, que antes de mudar para Lisboa para exercer o cargo de deputado, morou 30 anos no Rio de Janeiro. Os portugueses credenciados a votar no Brasil devem procurar o Consulado em cada Estado e votar até o dia 25 de setembro. O voto é enviado por Correio com uma cópia do título anexado.
Além da eleição, Páscoa falou sobre a representação no parlamento português, dos tratados comerciais entre Portugal e Brasil e do sistema de tratamento de lixo de Lisboa, que está sendo exportado para diversos países.
O vice José Ribeiro agradeceu a visita e colocou a Prefeitura a disposição de investimentos de grupos econômicos portugueses. “Há informações que estão investindo muito no setor imobiliário, energia, telecomunicação e lixo”, destacou.
Fonte: NC/PML

O TEMPORAL CHEGA NO MEIO DO DIA EM LONDRINA

A cidade começou a ficar escura por volta das 12 horas desta quarta-feira, 9/9/09. A escuridão foi aumentando e às 13 horas desabou o temporal, chuva acompanhada por rajadas de vento. O temporal teve a duração de 40 minutos e pegou o londrinense na hora do almoço. Os veículos transitaram com visibilidade reduzida e com as luzes acesas, o mesmo acontecendo com a iluminação pública e o interior das lojas. O vento forte, em compensação, empurrou as nuvens carregadas para o Norte Pioneiro e por volta das 15 horas o Sol dominava o cenário da cidade. No final da tarde voltou a ficar nublado, alternando chuva leve e chuviscos.

CHINÊS QUER INSTALAR FÁBRICAS DE URÉIA E FERTILIZANTES NO PARANÁ


Uma comissão formada por representantes de empresas estatais chinesas Shichuan e Chegda foi recebida pelo governador Roberto Requião nesta quarta-feira (9). O grupo pretende se instalar no Paraná para atender ao mercado brasileiro. “O Brasil precisa de uréia e de adubos, estamos fazendo tudo para viabilizar a construção de uma grande usina de uréia e de uma fábrica de fertilizantes em nosso Estado”, afirmou o governador.
De acordo com Requião, as fábricas brasileiras destes insumos agrícolas foram privatizadas há alguns anos e hoje Brasil e Paraná dependem das multinacionais. “Nossa agricultura está sofrendo muito pelo preço, pelos abusos e pela falta”, explicou. “Agora, dois grupos chineses se propõem a viabilizar parcerias aqui no Paraná para produção de uréia e adubos químicos, e nós abrimos as negociações sob o patrocínio do Estado do Paraná. Vamos conversar com as cooperativas, com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e com o Governo Federal”, adiantou o governador.
Segundo Lin Juan Carlos, integrante da comissão chinesa, a proposta dos grupos representa um investimento de aproximadamente US$ 350 milhões, com período de construção de dois a três anos. Ainda de acordo com ele, a pretensão é que a fábrica tenha capacidade de produção de 200 mil toneladas de amoníaco e 300 mil toneladas de uréia por ano e fertilizantes após a obtenção destes produtos.
Segundo Requião, as fábricas deverão ser construídas na Região Metropolitana de Curitiba. “Além destas unidades produtivas, nós precisamos de espaço para indústrias que se formam a partir da produção destes insumos”, disse. Durante a visita da comitiva, Requião contou que o Paraná é pioneiro nas negociações com a China ao longo dos últimos 30 anos.


Participaram da reunião com o grupo chinês o secretário especial Luiz Mussi; o secretário de Planejamento, Ênio Vêrri; o secretário chefe de Gabinete, Carlos Moreira; o diretor-presidente da Companhia Paranaense de Gás (Compagás), Luiz Carlos Meinert; e o presidente do Consórcio Nacional Cooperativo (Coonagro), Frans Borg, e seu diretor-executivo Daniel Fontes Dias.
Fonte: AENotícias

MENORES APRENDIZES VÃO FAZER CURSO DE APRIMORAMENTO

Os menores aprendizes da Prefeitura de Londrina farão curso de extensão no Centro Universitário Filadélfia (Unifil), onde vão obter, mensalmente, informações sobre cursos e mercado de trabalho nos próximos quatro meses. A idéia surgiu a partir de pedidos dos próprios menores e foi solidificada pela psicopedagoga, Suely Augusto de Jesus, pela pedagoga, Claudia Hildebrando, e pela psicóloga, Luciana Aparecida Zanella Gusmão.
As aulas serão todas voltadas à temática da apresentação das áreas do conhecimento e vão apresentar possibilidades profissionais, auxílio na escolha de profissão e identificação e desenvolvimento de habilidades de trabalho. Além disso, vão ser indicadas as possibilidades de acesso ao ensino superior.
Vão ser oferecidas, também, oficinas de educação patrimonial com o objetivo de trabalhar o conceito de patrimônio histórico como elemento fortalecedor da identidade e da auto-estima, e, análise do filme “Matrix” para discutir a questão profissional.
A psicóloga, Luciana Aparecida Zanella Gusmão, explicou qual é o intuito da parceria feita entre a Prefeitura de Londrina e a Unifil. “O objetivo é discutir a importância do ensino como habilidade de trabalho”.
O curso terá início amanhã, das 13h30 às 17h30, e contará com a presença do secretário de Gestão Pública, Kentaro Takahara, do reitor da Unifil, Eleazar Ferreira, e da equipe de docentes e coordenadores da instituição.
Nos meses seguintes as aulas serão ministradas nos dias 29 de outubro, 19 de novembro e 3 de dezembro, sendo que no fim do curso os participantes receberão um certificado de participação de curso de extensão.
Os 45 adolescentes aprendizes que trabalham internamente na Prefeitura foram encaminhados pela Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel) e pelo Núcleo Espírita Irmã Sheila.

Fonte: NC/PML

terça-feira, 8 de setembro de 2009

TEMPESTADES PROVOCAM ESTRAGOS EM 39 CIDADES PARANAENSES


As fortes chuvas que atingiram o Paraná entre a noite de segunda-feira (7) e a madrugada de terça-feira (8) deixaram 648 pessoas desalojadas, provocaram danos em 1.875 casas e afetaram mais de 6,9 mil moradores em 39 municípios do Estado. Residências foram destruídas na cidade de Santo Antonio do Sudoeste e 82 desabrigados são atendidos pela Defesa Civil. Em Primeiro de Maio, 14 pessoas ficaram feridas.

De acordo com o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, os pedidos de ajuda à Defesa Civil diminuíram, mas ainda não é possível contabilizar os prejuízos.

“Somente depois de finalizado um levantamento de danos, será possível determinar o nível de intensidade do desastre e avaliar se é necessário decretar estado de emergência. Estamos atentos”, explica ele.
Primeiro de Maio foi a cidade da região que sofreu os maiores prejuízos. Pelo menos 14 pessoas ficaram feridas, sendo três em estado grave. O temporal de segunda à noite derrubou árvores, arrancou parte das instalações do show de rodeio e causou estragos em veículos.
Em Londrina, os últimos dois dias registraram danos em algumas casas e derrubaram árvores. Hoje à tarde, uma árvore tombou na rua Emílio de Menezes, no Jardim Shangri-Lá (foto). No Vale do Ivaí, pelo menos duas cidades foram prejudicadas.

CIDADES - De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, a velocidade do vento chegou a 104 km/h no Sudoeste do Estado. No município de Pato Branco foram registrados cerca de 150 destelhamentos e mais de 600 pessoas afetadas. Em Cascavel, 145 residências foram destelhadas e 380 pessoas prejudicadas.

Na mesma região, 300 moradores de Francisco Beltrão registraram problemas causados pelo mau tempo. Na cidade de Renascença, 200 casas, 4 prédios públicos e 3 edificações comunitárias foram afetados pelo vendaval. Em Pranchita, aproximadamente 100 residências foram afetadas pelo vendaval e um ginásio de esportes foi destruído.

Também tiveram problemas os municípios de Santo Antônio do Sudoeste (7 casas destelhadas), Ampére (120 pessoas afetadas), Manfrinópolis (74 moradores prejudicados), Palmas (80), Clevelândia (200), Pinhal do São Bento (104) e Pérola do Oeste (8)

Na Região dos Campos Gerais, vendaval e granizo afetaram cerca de 90 casas em Ponta Grossa. Em General Carneiro, mais de 800 pessoas foram afetadas. As cidades de Guarapuava, Pinhão, Tibagi, Irati, Arapoti, Marquinho e Prudentópolis registraram destelhamentos e quedas de árvores. Em Cantagalo, aproximadamente 200 residências foram destelhadas .

No Norte do Estado, os moradores de Jandaia do Sul e Rosário do Ivaí também sofreram com os danos relacionados às chuvas.

Na Região Oeste, a Defesa Civil realiza atendimento na área rural de Diamante do Sul.

Na Região Metropolitana de Curitiba, foi registrado deslizamento de terra em Rio Branco do Sul, destelhamentos em Fazenda Rio Grande, Tijucas do Sul e Campina Grande do Sul. Pontos de alagamento foram notificados em Pinhais e Colombo.

No Litoral, aconteceram desabamentos de telhados em Guaratuba e Paranaguá, além de quedas de árvores em Morretes.

INFORMATIVOS SOBRE A NOVA GRIPE PODEM SER SOLICITADOS POR EMPRESAS

Mais de um milhão de exemplares do jornal sobre a nova gripe já foram distribuídos em todo o Paraná, numa parceria com diversos órgãos de Governo e com a iniciativa privada. O material traz esclarecimentos sobre a doença e seu tratamento e pode ser requisitado gratuitamente por empresas que queiram distribuí-lo entre seus funcionários.
Além do jornal, o Governo do Paraná também elaborou um panfleto específico sobre o medicamento usado no combate à nova gripe. O material explica como é o fluxograma do remédio desde a sua saída do Ministério da Saúde até o paciente e alerta para os riscos da automedicação. Quase 300 mil exemplares já foram repassados à população e também há material para atender a demanda de empresas privadas.
Os dois materiais também podem ser distribuídos na versão digital ou impressos com as logomarcas da empresa. Basta acessar o hotsite da gripe (www.novagripe.pr.gov.br) e clicar no link “Materiais de divulgação”.
“A informação é o melhor remédio contra a nova gripe. Além dos materiais impressos e do hotsite, há ainda vídeos e spots para rádios que podem ser usados sem nenhum custo”, reforçou o secretário da Saúde, Gilberto Martin.
As 22 Regionais de Saúde receberam os jornais e os panfletos e repassaram às cidades próximas. A Polícia Rodoviária Federal auxiliou na distribuição do material ao longo da BR 277, de Paranaguá a Foz do Iguaçu. Os Batalhões da Polícia Rodoviária Estadual também completaram a distribuição nas demais regiões do Estado. Em Foz do Iguaçu, a Itaipu Binacional incluiu o material da nova gripe no atendimento às visitas. Cerca de 1,5 mil pessoas visitam a hidrelétrica diariamente.

JUIZ NEGA RECURSO E AMBULANTES TERÃO QUE DEIXAR O TERMINAL

O juiz Luiz Gonzaga Tocunduva de Moura, da 2ª Vara Cível de Londrina, negou, hoje, recurso dos ambulantes que pediam tempo para manter seus negócios no Terminal Urbano de Londrina. O mandado de segurança foi apresentado para evitar que a CMTU recolhesse barracas e carrinhos que serviam para o trabalho diário dos ambulantes. Com a decisão, a CMTU poderá, inclusive, recolher o material que estava até o começo da tarde em cima das calçadas do Terminal. Mas o assessor especial da Prefeitura, Agnaldo Rosas, informou que espera a retirada do material pelos próprios ambulantes, sem a necessidade de intervenção da Prefeitura. 

BRASIL DEVE PRODUZIR 39 MILHÕES DE SACAS DE CAFÉ NA SAFRA DESTE ANO

A área cultivada com café na safra 2009 no país chega a 2,1 milhões de hectares. Baseado nesse número e em outros dados, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou hoje (8) o terceiro levantamento da produção total de café (arábica e conilon), estimada em 39 milhões de sacas de 60 quilos.
A projeção é 15,2% inferior à produção de 46 milhões de sacas de café beneficiado da safra 2008. De acordo com a estatal, a queda pode ser explicada porque o produto tem um ano com alta produtividade e outro com menor, pela instabilidade das chuvas e pelas temperaturas elevadas.
Segundo a estimativa, o café arábica deve representar 72,81% da colheita, com 28,4 milhões de sacas, sendo o estado de Minas Gerais o maior produtor, respondendo por 68% dessa produção. O café conilon completa os 27,19% restantes do plantio nacional. O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 28 de agosto nos principais municípios produtores do país por técnicos da Conab e de instituições parceiras.

OESTE DO PARANÁ SOFRE PREJUÍZOS COM TEMPESTADE DA MADRUGADA DE HOJE

Os ventos fortes e as chuvas que atingiram a região Oeste, na madrugada desta terça-feira (08), comprometeram o abastecimento de água em algumas localidades. A principal causa é a falta de energia nas unidades de captação e de tratamento de água. Houve também destelhamento e queda nas linhas de transmissão de dados.As cidades e localidades que estão com o sistema de abastecimento prejudicado em razão da falta de energia são: Foz do Iguaçu, Pato Branco, Catanduvas, Guaporé, Campo Bonito, Três Barras do Paraná, Guaraniaçu, Cascavel, Santa Maria, Cafelândia, Ponte Nova e Diamante do Oeste.  
Em Cascavel, o problema afetou a região Norte. O centro de reservação do Jardim Consolata amanheceu com os níveis baixos, o que ocasionou despressurização nas redes e falta de água nas regiões dos bairros Clarito, Floresta, Tarumã, Consolata, Brasília I e II, Verdes Campos e Bela Vista.A previsão é que a energia seja restabelecida nas demais localidades até o início da tarde desta terça-feira. Após o retorno da energia, são necessárias algumas horas para normalizar o abastecimento. Por este motivo, a Sanepar pede a colaboração de todos e orienta para que a população use a água com racionalidade, evitando desperdícios.Em Vera Cruz do Oeste, o sistema está sendo operado manualmente porque as linhas de transmissão de dados foram rompidas. Em Ponte Nova, além da falta de energia, houve destelhamento no poço que abastece a localidade e a cidade de Diamante do Oeste. Em Assis Chateaubriand, a estação elevatória de água e o escritório de atendimento ao público foram destelhados sem, no entanto, comprometer o abastecimento.

CMTU RETIRA AMBULANTES QUE TRABALHAVAM NO TERMINAL CENTRAL DE ÖNIBUS URBANO

A CMTU impediu na madrugada desta segunda-feira a permanência dos ambulantes ao redor do Terminal Central de ônibus urbano de Londrina. A operação desmonte dos ambulantes começou por volta da uma hora da madrugada, com a chegada de funcionários e caminhões da companhia. A retirada dos ambulantes havia sido anunciada pela Prefeitura, que cumpre pedido do Ministério Público. A medida, segundo a CMTU, deve liberar os espaços nas calçadas e entradas do Terminal para os usuários do serviço municipal de transporte.

Segundo Aguinaldo Rosas, assessor da Prefeitura, os funcionários da CMTU chegaram ao terminal por volta da uma hora da madrugada de hoje. Vinte funcionários e três caminhões estavam prontos para remover os carrinhos e barracas dos ambulantes, mas houve um acordo para que o material permanecesse no local. O advogado dos vendedores entrou com um mandado de segurança e aguarda para hoje decisão da Justiça.

A CMTU isolou o material dos ambulantes e vai aguardar até que haja um pronunciamento da Justiça. Mesmo assim, nenhum vendedor está trabalhando no local. Agora, os ambulantes estão fazendo protesto, utilizando serviço de som e faixas.

Os ambulantes usavam mais o trecho do Terminal na rua Benjamin Constant, que é plano e a calçada mais fácil para instalação dos carrinhos e bancas, onde vendiam lanches e produtos populares.
Após a intervenção da CMTU, hoje, os ambulantes permanecem no local, agora aguardando que a Justiça analise recurso pedindo mais tempo para saída do local.

Ontem, durante o desfile da Independência, na avenida Leste-Oeste, um grupo de ambulantes realizou protesto, com cartazes improvisados, contra a decisão da Prefeitura em retirá-los do Terminal Urbano.

Confira as fotos das 10 horas da manhã desta segunda-feira.

FESTA D INDEPENDÊNCIA EM BRSÍLIA


Os presidentes Nicolas Sarkozy, da França, e Luiz Inácio Lula da Silva, e a primeira-dama Marisa Letícia, acompanhados de autoridades, assistem ao desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios. Foto: Wilson Dias/ABr
 

O 7 DE SETEMBRO EM LONDRINA

O desfile do 30º Batalhão de Infataria Motorizada foi o destaque do desfile de 7 de Setembro, organizado pela Prefeitura de Londrina. O prefeito Barbosa Neto passou em revista a tropa, a convite do tenente-coronel Soares Paes, comandante da unidade do Exército. Em seguida, cerca de 400 homens desfilaram pela avenida Leste-Oeste, com seus armamentos e veículos militares.
O 7 de Setembro em Londrina teve a participação do Exército, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Desfilaram, ainda, integrantes de escolas municipais, associações, entidades e empresas. A Banda Municipal animou o trajeto. Aproximadamente 10 mil pessoas presenciaram o desfile ao longo da avenida Leste-Oeste.
Veja, agora, as principais imagens do desfile realizado, ontem pela manhã. Para ampliar a foto dê um clic na imagem.