sábado, 5 de setembro de 2009

PLANTÃO ESPORTIVO

JOGOS REALIZADOS SÁBADO


ELIMINATÓRIAS PARA ÁFRICA DO SUL COPA 2010



15ª rodada
Argentina 1 x 3 Brasil (1º tempo - Luizão aos 23'/Luis Fabiano aos 30') (2º tempo - Dátolo (Arg) aos 19'/Luis Fabiano aos 21') (BRASIL CLASSIFICADO)
Peru 1 x 0 Uruguai
Paraguai 1 x 0 Bolívia
Colômbia 2 x 0 Equador
Campeonato Brasileiro

23ª rodada
Palmeiras 2 x 1 Grêmio (Barueri)
Grêmio 1 x 1 Vitória
Sport 2 x 1 Botafogo

22ª rodada - Série B
ABC 2 x 1 Juventude
São Caetano 3 x 1 Vila Nova Goiás
Brasiliense 1 x 0 Fortaleza
Atlético Goiás 2 x 2 Vasco
Ceará 2 x 1 Bahia

FERIADO DE 7 DE SETEMBRO ALTERA ROTINA DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS


Diversos serviços municipais vão parar nesta  segunda-feira, dia 7, feriado que marca a Independência do Brasil.  O prédio da Prefeitura de Londrina, assim como os setores administrativos da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Companhia de Habitação (Cohab), e demais secretarias, não funcionam na segunda e voltam normalmente na terça (dia 8).
A CMTU informou que, para as feiras livres e coleta seletiva, o feriado é facultativo ao reciclador e ao feirante.  Já a coleta de lixo doméstico, conforme informações da companhia, será realizada normalmente. A Secretaria de Educação informou que as aulas nas escolas municipais e nos Centros de Educação Infantil (CEI) municipais e filantrópicos não serão realizadas na segunda. O trabalho volta a funcionar normalmente na terça-feira (dia 8).
Na área da saúde, não haverá expediente nas unidades administrativas da secretaria, nas unidades básicas de saúde (UBS) 12h, na Policlínica Municipal e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Também estes locais voltam ao atendimento normal na terça-feira.
As UBS 16h, no conjunto União da Vitória (região sul) e Maria Cecília (região norte), funcionam no feriado, assim como os serviços de saúde 24h, que são a unidade básica do jardim Leonor (região oeste), o Pronto Atendimento Municipal (PAM) Adulto e Infantil, a Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate).

DESFILE DE 7 DE SETEMBRO EM CURITIBA TERÁ PARTICIPAÇÃO DE 10 MIL PESSOAS

Cerca de 10 mil pessoas vão participar do desfile cívico-militar de 7 de Setembro, em Curitiba. A parada começa às 9h30 de segunda-feira (7), na Avenida Cândido de Abreu. Desfilam 20 escolas da rede estadual de ensino que recebem o atendimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), e nove entidades civis. Em seguida, se apresentam tropas da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, grupos da Guarda Municipal e da Polícia Civil.

Mais de 40 mil pessoas são esperadas para prestigiar o evento, que tem previsão de término ao meio-dia, com a extinção do Fogo Simbólico da Pátria. Estão confirmadas as presenças do governador Roberto Requião, do vice-governador Orlando Pessuti, do comandante da 5.ª Região Militar, general-de-divisão Alberto Márcio Ferraz Sant’Ana entre outras autoridades civis e militares.

O desfile encerra as atividades da Semana da Pátria, que neste ano tem o tema “Celebrar nosso passado é valorizar nosso futuro” e comemora 187 anos da independência do Brasil. Segundo o coordenador-geral do evento, major Vanderley Rothemburg, da Casa Militar, o governo do Estado montou a estrutura para a população. “Foram instaladas arquibancadas e caixas de som em toda a avenida, proporcionando maior conforto e segurança ao público”, disse.

Como em todos os anos, a Liga da Defesa Nacional abre o desfile cívico. Em seguida, passam pela avenida as escolas e entidades civis. E logo depois, o desfile militar, com efetivo a pé e motorizados. Serão apresentadas viaturas do Exército Brasileiro e as aeronaves do Estado.

TRANSMISSÃO – A TV Paraná Educativa exibe ao vivo o desfile de Sete de Setembro. A transmissão pode ser captada pelo canal 9 (TV aberta), na antena parabólica na freqüência 1.320 MHZ polarização horizontal.

PESSUTI ABRE 7ª EDIÇÃO DO LONDRINA MATSURI

O vice-governador Orlando Pessuti abriu a 7ª edição da Londrina Matsuri na noite de sexta-feira, no Parque de Exposições Ney Braga. O festival da primavera da comunidade nipo-brasileira terá apresentações culturais e comidas típicas até a próxima segunda-feira (7). “Temos uma história construída com o auxilio dos japoneses, nestes últimos 100 anos, que em parceria com os italianos fizeram a transformação do Norte e Noroeste do nosso Estado”, disse Pessuti.

Durante seu discurso, Pessuti lembrou da comemoração do centenário da imigração japonesa, que ocorreu em 2008 e contou com a presença do príncipe Naruhito. O vice-governador aproveitou a oportunidade para convidar a população a participar da solenidade de plantio da árvore de número 100 milhões do programa de Mata Ciliar, no dia 21 de setembro, no Jardim Botânico.

De acordo com o prefeito Barbosa Neto, a festividade faz parte da comemoração dos 75 anos da cidade. “Este é um evento importante para a cidade, comemora a época do florescer, não apenas na natureza, mas também dos bons projetos e nas confraternizações de todos os povos que somam aos nikkeis para fazer este festival gastronômico e cultural, que cresce a cada ano”, disse.

O festival é organizado pelo grupo cultura Nisey e segundo sua presidente, Mity Shiroma, é uma festa de integração entre os povos, da cultura japonesa com as demais que formam a diversidade brasileira. “Teremos apresentações de danças típicas japonesas e de outros grupos folclóricos de outras etnias convidados e apresentações musicais”, explicou. De acordo com o coordenador do Londrina Matsuri, Luiz Shiroma, a expectativa é que mais de 30 mil pessoas visitem o Parque de Exposições até o encerramento do festival. “Em 2008 tivemos um dia a menos de festival e alcançamos a marca de 20 mil visitantes. Para essa edição acreditamos que ultrapassaremos os 30 mil”, diz.

Participaram da solenidade os deputados federais André Vargas, Luiz Carlos Hauly, o deputado estadual Teruo Kato, a secretária especial e coordenadora da Região Metropolitana de Londrina, Elza Correia e demais autoridades civis e militares. A abertura contou com a apresentação do grupo londrinense Yosakoi Soran, pertencente ao grupo cultural Nisey, que recentemente foi tetracampeão brasileiro de dança japonesa.

Vendas de veículos caem 9,6% em agosto em relação a julho

As vendas da indústria de veículos no mercado interno tiveram queda de 9,6% em agosto em relação a julho. Entretanto, os 258,1 mil veículos comercializados no último mês superam em 5,5% as vendas de agosto de 2008, de 244,8 mil unidades. Os dados foram divulgados neste fim-de-semana pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). 
No acumulado dos oito primeiros meses do ano houve um aumento de 2,7% (1,99 milhão de unidades) em relação ao período de janeiro a agosto do ano passado, quando foram vendidos 1,94 milhão de veículos.


As máquinas agrícolas estão em situação inversa, alta de 5% (cinco mil unidades) nas vendas de agosto comparado com julho, mas queda de 7,4% no acumulado e de 0,8% em relação ao mesmo mês de 2008.


As exportações de carros, ônibus e caminhões acumulam queda de 44,1% nos primeiros oito meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2008. Na comparação de agosto com julho houve aumento de 32,4% (35.392 unidades) nas vendas.

ELBER RECEBE HOMENAGEM POR AJUDAR ENTIDADES DA CIDADE


O prefeito Barbosa Neto entregou, ontem,  ao ex-jogador de futebol Elber Giovane de Souza, presidente da Fundação Giovane Elber, uma placa homenageando-o pelo serviço prestado em apoio à Casa do Caminho e Escola Oficina. “Enquanto estiver prefeito pode contar comigo, Elber, que vamos fazer o que for possível para ajudar nestes importantes projetos sociais”, disse o prefeito. “Tudo isso que estamos assistindo hoje é possível graças ao Giovane Elber, devido a sua humildade, sua consideração pelas pessoas mais humildes. Você que é um ídolo na Alemanha, também é nosso”, completou.
As palavras foram proferidas durante a cerimônia de entrega de recursos num valor total de R$ 240 mil (90 mil euros) de uma comitiva com representantes de duas organizações alemãs que apóiam projetos sociais que atendem jovens carentes. A Casa do Caminho recebeu 80 mil euros – sendo 60 mil euros da Verein brasilianischer Strassenkinder (Associação para Crianças de Rua do Brasil) e 20 mil euros da Fundação Giovane Elber. Os 10 mil serão doados à Escola Oficina Pestalozzi pela Fundação Elber. Os investimentos serão usados na aquisição de equipamentos e na construção de novas instalações.

Barbosa também propôs que a cidade de Winterbach, em Sttuttgart, seja co-irmã de Londrina. “Estivemos lá durante a estada na Alemanha, fomos muito bem recebidos. Vou voltar lá no ano que vem”, disse. O prefeito ainda comentou que a visita dos alemães a Londrina, é conseqüência da viagem da comitiva londrinense a Europa, no mês de junho.

O presidente da Fundação Giovane Elber, Elber Giovane de Souza, disse que ficou bastante feliz pela homenagem e que a sua missão é cuidar da cidade em que cresceu e que ele ama. O ex-jogador ainda agradeceu ao prefeito Barbosa Neto pela viagem à Alemanha. 

A cerimônia de entrega dos recursos foi na sede da ACIL, com a presença do prefeito Barbosa Neto, de Elber Giovane de Souza, presidente da Fundação Giovane Elber, com sede em Winterbach, Alemanha, do chefe da missão alemã e representante da associação Verein brasilianischer Strassenkinder, Richard  Schrade,  componentes do grupo, além dos representantes das duas instituições londrinenses. Cada representante da comitiva alemã também recebeu lembranças dos londrinenses.  

OMS DISTRIBUIRÁ PRIMEIRAS DOSES DA VACINA CONTRA A GRIPE SUÍNA ESTE MÊS


As primeiras doses da vacina para a influenza A (H1N1) - gripe suína deverão estar disponíveis para os governos dos países do mundo inteiro em setembro, confirmou, ontem, a diretora da Iniciativa para Pesquisa de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS), Marie-Paule Kieny. “Nenhum país terá vacina suficiente para toda a população desde o primeiro dia em que ela estiver disponível. Por isso, os países terão que escolher o que priorizar”, afirmou.

Segundo Marie-Paule, a estratégia de cada país vai depender dos objetivos de sua política para o tratamento e da disponibilidade de vacina. Os países poderão, por exemplo, tentar reduzir a mortalidade em grupos específicos, como as grávidas. A OMS recomenda que trabalhadores da área da saúde sejam os primeiros para permitir que eles cuidem dos outros pacientes. As vacinas não serão disponibilizadas no mercado privado.

A indústria vai utilizar preços diferenciados. Países de alta renda poderão pagar entre US$ 10 e 20 por dose (números estimados), enquanto os países de renda média podem pagar cerca de metade desse valor.

A população não se deve deixar "hipnotizar" pela vacinas, segundo a diretora da OMS. Há outras medidas, como a higiene pessoal e evitar aglomerações. “Estamos falando de uma doença da qual a maior parte das pessoas se recupera bem."

A OMS está trabalhando para garantir vacinas aos países em desenvolvimento, de acordo com Marie-Paule. Para tanto, negociou doações com fabricantes (foram anunciadas doações de 100 milhões de doses pelo laboratório Sanofi-Aventis e de 50 milhões pelo GlaxoSmithKline). A OMS também está em tratativas com os fabricantes para que eles reservem parte de sua produção para ela, a preços reduzidos, e tem auxiliado laboratórios de países em desenvolvimento na produção da vacina.

O último balanço divulgado pela OMS mostra que  a doença já atingiu 254.206 pessoas no mundo e causou a morte de 22.837. No Brasil, a gripe causou 657 mortes. A taxa de mortalidade no país é a sexta maior do mundo - 0,34 a cada 100.000 habitantes -, segundo o Ministério da Saúde.

LULA FALA AMANHÃ EM REDE NACIONAL SOBRE A INDEPENDÊNCIA


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará, neste domingo (6), pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, para falar sobre o Dia da Independência, comemorado no dia seguinte, 7 de setembro.

Aproveitando a data, Lula voltará a abordar o marco regulatório para exploração do petróleo da camada pré-sal, que ele considera uma nova independência do País. As regras foram anunciadas pelo governo no último dia 31. No mesmo dia, em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente, Lula disse que o marco regulatório significa “um novo Dia da Independência para o Brasil”.

As regras foram encaminhadas ao Congresso Nacional em projetos de lei com regime de urgência constitucional. Uma das propostas prevê a criação de estatal, chamada Petro-Sal, para administrar a exploração no pré-sal.

O pronunciamento do presidente terá cerca de dez minutos de duração e será veiculado à noite. O presidente gravou o pronunciamento, ontem, no Palácio da Alvorada. 

PREÇO DA CESTA BÁSICA EM CURITIBA REGISTRA QUEDA DE 7,8%

O custo da cesta básica para uma família curitibana (casal e dois filhos) apresentou queda de 7,81% no acumulado do ano e redução de 8,03% em doze meses, de acordo com pesquisa divulgada, ontem, sexta-feira (4), pelo Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.
O secretário do Planejamento, Ênio Verri, atribuiu boa parte desta redução de preços à minirreforma tributária do Governo do Estado, que diminuiu o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias – de 25% ou 18% para 12%, em operações internas, sobre 95 mil itens de consumo popular, como medicamentos, alimentos, produtos de higiene, eletrodomésticos, confecções, entre outros.
“A minirreforma tributária do governo do Paraná tem tudo a ver com a redução do preço da cesta básica em Curitiba, nos últimos meses. Não podemos ser irresponsáveis a ponto de dizer que este foi o único fator. Houve a queda no preço de alguns produtos agrícolas que fazem parte da cesta básica. Mas a minirreforma teve influência, sim”, afirmou Verri.
Segundo ele, os números são bastante significativos, principalmente “se levarmos em conta que vivemos num país onde a previsão de inflação anual é de 4%. Portanto, a queda da cesta básica, em doze meses, é mais que o dobro da inflação prevista. Isto se chama aumento real do poder aquisitivo da população”.
Ênio Verri destaca que o governo, através da minirreforma, aumentou o poder aquisitivo dos paranaenses. “Isto é distribuição de renda. Temos o maior salário mínimo em vigor no país e uma política fiscal que criou um cenário favorável de redução de preços. Estamos melhorando a qualidade da vida dos paranaenses”.
Em sua última pesquisa, o Dieese revela que em 2003 o comprometimento médio do custo da cesta básica em Curitiba em relação ao salário mínimo bruto era de 68,98%. Em 2005, com a isenção do ICMS para os produtos da cesta básica, o governo do Estado conseguiu fazer com que este comprometimento caísse para 48,67% no ano seguinte. Atualmente, este comprometimento é de 46,96%.
ACUMULADOS – No período de 12 meses, apenas vitória, Recife, Salvador e Natal apresentaram variação acumulada positiva, de 7,26%, 5,8%, 2,05% e 2,74%, respectivamente. Nas capitais onde houve queda, segundo o Dieese, o destaque ficou por conta de Curitiba, mesmo tendo apresentado variação positiva de 2,3% em agosto.
Além da capital paranaense, foi registrada queda em Belo Horizonte (-7,68%), Aracaju (-9,58%), e São Paulo (-6,41%). Também registraram quedas significativas as cidades de Brasilia (-5,19%), Goiânia (-4,78%), João Pessoa (-2,29%), Belém (-1,76%) e Florianópolis (-1,13%).
Fonte: AENOTÍCIAS

Secretaria da Saúde divulga boletim de 04.09.09 sobre gripe A no Paraná

A Secretaria da Saúde do Paraná divulgou, ontem, sexta-feira (04), o boletim epidemiológico nº 55, que traz a confirmação de 6.511 casos da nova gripe no Estado, sendo 337gestantes. Outros 2.268 casos foram negativos para influenza A (H1N1).
Do total de casos confirmados no Estado, 209 tiveram complicações e morreram. As mortes ocorreram entre os dias 14 de julho e 02 de setembro e estão distribuídas por sexo e faixa etária: 55% eram mulheres e 45%, homens. Quanto à faixa etária, 63,2% das mortes ocorreram em pessoas que tinham entre 20 e 49 anos, e 19,6% entre 50 e 59 anos.
As regiões com maior número de casos confirmados são Curitiba e região (3.042), Cascavel (466), Cornélio Procópio (388), Francisco Beltrão (349) e Londrina (345). Já as regiões com maior número de óbitos são Curitiba e região (74), Cascavel (19), Foz do Iguaçu (17), Maringá (15) e Toledo (11).
Na próxima segunda-feira (07), feriado de Sete de Setembro, o boletim epidemiológico nº 56 será publicado normalmente na Agência Estadual de Notícias (www.aenoticias.pr.gov.br) e no hotsite da nova gripe (www.novagripe.pr.gov.br).

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

CHINA APROVA PRODUÇÃO DE VACINA CONTRA A GRIPE SUÍNA


O governo chinês aprovou hoje (3) a produção de uma vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. As doses serão produzidas por uma empresa local chamada Sinovac, a primeira em todo o mundo a obter licença para a produção da vacina. As informações são da agência portuguesa Lusa.
A licença para a produção denominada Panflu 1 foi emitida depois que peritos em administração de produtos alimentares e farmacêuticos da China aprovaram a vacina. De acordo com o relatório dos peritos, a dose de 15 microgramas pode ser ministrada com segurança em pessoas com idade entre 3 e 60 anos.
 
A Sinovac tem capacidade para produzir 5 milhões de doses até 1º de outubro e entre 20 e 30 milhões por ano. Uma outra empresa farmacêutica chinesa empenhada na produção de uma vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína –, a Hualan Biological Engineering Inc, espera obter a mesma licença ainda esta semana.
 
A China registrou, até o momento, 3.981 casos de gripe suína, mas nenhum óbito. Já em Hong Kong e Macau – regiões administrativas especiais – foram registados cerca de 12,5 mil e mil casos, respectivamente, com nove mortes em Hong Kong e uma em Macau.
 
Em agosto, o ministro chinês da Saúde, Chen Zhu, havia dito que, até o final do ano, o país poderia produzir vacinas para 65 milhões de pessoas.

 

Cruz Vermelha alerta países pobres para uma possível segunda onda da doença

A Cruz Vermelha Internacional alertou hoje (4) que países mais pobres devem se preparar para a possibilidade de uma segunda onda de influenza A (H1N1) – gripe suína. “A história nos ensina que os vírus circulam pelo planeta mais do que uma vez”, disse o vice-presidente do órgão, Robert Kaufman. As informações são da agência portuguesa Lusa.
"Não sabemos se vai haver uma segunda onda do vírus ou se ela vai ou não ser mais severa. Mas devemos nos preparar", acrescentou Kaufman. A Cruz Vermelha lançou hoje uma campanha publicitária sobre medidas a serem adotadas para conter a propagação da doença em países mais pobres e com acesso reduzido à vacina.
O último balanço divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que 2.837 pessoas já morreram em todo o mundo por conta da gripe suína – 652 a mais em relação aos números divulgados há uma semana.

UEL PRORROGA DISPENSA DAS GRÁVIDAS ATÉ DIA 14

O reitor da UEL, Wilmar Marçal, assinou hoje (04/9) o Ato Executivo nº 058/09, prorrogando até o dia 14 de setembro, a dispensa de estagiárias e servidoras gestantes do exercício de suas atribuições, em virtude da suscetibilidade das grávidas à infecção do vírus da nova gripe, o influenza A (H1N1).

7ª EDIÇÃO DO LONDRINA MATSURI COMEÇA HOJE


O Londrina Matsuri 2009 – Festival da Primavera que tem inicio hoje, dia 4, e prossegue até o dia 7, integra as comemorações dos 75 anos de Londrina. A festa será o Parque de exposições Ney Braga. "O Festival da Primavera vem se destacando, pois tem trazido muito divertimento para as famílias da região, tornando-se uma das festas mais populares de Londrina. O evento também permite que entidades filantrópicas e culturais tenham condições de arrecadação para bancar suas despesas.” enfatiza o coordenador do evento, Luiz Shiroma. Na Abertura Oficial do 7° Londrina Matsuri, o Grupo Sansey mostrará pela primeira vez em Londrina a coreografia vencedora no Festival Yosakoi Soran Brasil, em julho. A solenidade de abertura aconteceu às 19 horas.


No festival realizado na Casa de Espetáculos Via Funchal, em São Paulo, o grupo foi o vencedor do Grand Prix pela quarta vez, categoria que premia o melhor entre as categorias adulto e infantil.

Na festa deste ano, os visitantes do Londrina Matsuri poderão conferir de perto o estande da Itaipu Binacional, maior usina hidrelétrica do mundo em produção de energia. No cinema montado no estande, de meia em meia hora, será exibido um filme que conta a história da integração de brasileiros e paraguaios para construir a hidrelétrica e mostra as ações de responsabilidade socioambiental da usina. Segundo os organizadores do evento, esta parceria com a Itaipu agrega valor à festa e demonstra a credibilidade alcançada pelo Grupo Sansey, realizador do 7°Londrina Matsuri.  As escolas interessadas em conhecer o estande da Itaipu podem agendar visitas pelo fone: (43) 3357-3003.

Programação

Sexta 04/09/09
19h – Solenidade de abertura Londrina Matsuri 2009
Apresentação especial: Grupo Sansey - Tetracampeão brasileiro de dança contemporânea Yosakoi  Soran
Premiação do Concurso Meio Ambiente - Melhores Práticas
20h - Bon Odori – Dança interativa folclórica
21h - Matsuri Dance - Banda Grupo Sansey “ao vivo”
23h – Encerramento
*Oficinas na 2ª. Mostra de Meio Ambiente – Melhores Práticas - Espaço Midori
*Oficinas de origami e caligrafia japonesa no Espaço Aliança Cultural Brasil- Japão do PR
Sábado 05/09/09
10h – Abertura dos portões – área comercial, cultural e gastronômica
10h15 – ginástica - Tai chi chuan
11h – Degustação gratuita de Nagashi Somen (macarrão na correnteza)
14h - Apresentação de vídeo no Stand da Itaipu Binacional a cada 30 minutos
15h - Academia de Karate Oguido Doujou
15h – Degustação gratuita de Nagashi Somen (macarrão na correnteza)
16h - Grupo de Taiko Ishin Ladies
17h - Apresentação dos cantores da ACEL
18h - Apresentação de teatro e música com o grupo Círculo Católico Estrela da Manhã - CCEM
19h - Apresentação de taiko - Grupo Ishin Daiko
19h30 – Apresentação de Yosakoi Soran - Grupo Sansey e convidados
20h - Bon Odori – Dança interativa folclórica
21h - Matsuri Dance – Banda Grupo Sansey “ao vivo”
23h - Encerramento
* Oficinas na 2ª. Mostra de Meio Ambiente – Melhores Práticas  - Espaço Midori
* Oficinas de origami e caligrafia japonesa no Espaço Aliança Cultural Brasil- Japão do PR
Domingo 06/09/09
10h – Abertura dos portões – área comercial, cultural e gastronômica
10h – Oficina de Pipa – “Tako Ague” – Solta pipas
10h15 – Ginástica Tai chi chuan
11h – Degustação Gratuita de Nagashi Somen (macarrão na correnteza)
14h - Apresentação de vídeo no Stand da Itaipu Binacional a cada 30 minutos
14h – Apresentação da Associação Londrinense de Karate
15h – Degustação Gratuita de Nagashi Somen (macarrão na correnteza)
15h – Apresentação de música - Associação Solidariedade Sempre
16h – Apresentação de shamisen e taiko - Grupo Jishin Shamidaiko
16h30 -  Apresentação de dança-Grupo LOUVARTE da Igreja Evangélica Holiness de Londrina
17h – Música de Okinawa - Banda ACROL
17h30 – Grupo de Dança da ACROL
18h – Apresentação de Yosakoi Soran - Grupo Sansey e convidados
18h30 – Apresentação de taiko de Okinawa - Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko de São Paulo
19h - Apresentação dos alunos da Mity Escola de Karaokê e Grupo Sansey
20h - Bon Odori – Dança interativa folclórica
21h - Matsuri Dance – Banda Grupo Sansey “ao vivo”
23h - Encerramento
* Oficinas na 2ª. Mostra de Meio Ambiente – Melhores Práticas  - Espaço Midori

* Oficinas de origami e caligrafia japonesa no Espaço Aliança Cultural Brasil- Japão do PR
Segunda 07/09/09
10h – Abertura dos portões – área comercial, cultural e gastronômica
10h15 – Ginástica Tai chi chuan
11h – Degustação Gratuita de Nagashi Somen (macarrão na correnteza)
14h - Apresentação de vídeo no Stand da Itaipu Binacional a cada 30 minutos
14h – Apresentação musical com Studio Musical
15h – Degustação Gratuita de Nagashi Somen (macarrão na correnteza)
15h -  Apresentação dos alunos da Mity Escola de Karaokê
16h – Apresentação de Kendô – Associação Kendo Shinkô Kai
16h30 - Apresentação de Taiko - Grupo de taiko da Escola Megumi
17h – Apresentação de tambores de Okinawa - Grupo Eisa Ryukyu Damashi
18h – Premiação do Concurso de Fotografia Meio Ambiente
18h - Bon Odori – Dança interativa folclórica
19h – Premiação do Concurso de Matsuri Dance
19h - Matsuri Dance – Banda Grupo Sansey “ao vivo”
21h – Encerramento
* Oficinas na 2ª. Mostra de Meio Ambiente – Melhores Práticas - Espaço Midori
* Oficinas de origami e caligrafia japonesa no Espaço Aliança Cultural Brasil- Japão do PR
Programação Especial do ESPAÇO KODOMO(apoio K2 Mangá Point e Colégio Universitário)
Workshop Eductec de Robótica
Faixa etária: 8 a 12 anos
Duração: 1h30
horários: sábado e domingo, 14:30 - 15:30
Prof. Danilo Wille
Auxiliar: Eliane Yuka
Workshop Eductec Papercraft
Faixa etária: 8 a 12 anos
Duração: 1:30
horários: sábado e domingo, 14:30 - 15:30
Prof. Paulo Kenji
Workshop de Mangá Básico e recreação
Faixa etária: Livre
Domingo e Segunda-Feira
Horário a combinar (disponibilidade p/ o dia todo)
Professores: Gustavo, Priscilla, Silvio e Cassia
 Caricatura em mangá
- Ilustração de interessados.
- será cobrado R$ 3,00 por caricatura
 * Demais oficinas serão gratuitas.

SERVIÇO:
Evento: 7° LONDRINA MATSURI – Festival da Primavera
Local: Parque de Exposições Ney Braga – Londrina/PR
Data: 04 a 07 de setembro de 2009
Horário: dia 04 de setembro (das 18h às 23h)
               dias 05, 06 e 07 setembro (das 10h às 23h)
Ingressos: R$2,00 (inteira)
Venda antecipada na Rede Farmácias Drogramais: R$1,00 (preço de meia)
Estudantes, aposentados e idosos entre 60 e 64 anos: pagam meia
Estacionamento Oficial: R$5,00

Fonte: NC/PML

TORCEDORES DO LEC VÃO CONCORRER A UMA MOTO NO JOGO CONTRA A CHAPECOENSE

Os torcedores do “Tubarão” além de assistir a classificação para a próxima fase do Campeonato Brasileiro da série D, também vão concorrer a uma moto zero quilômetro, modelo CG 125 Fan, da Honda. A novidade foi apresentada hoje (dia 4), pelo prefeito de Londrina, Barbosa Neto, numa cerimônia rápida no saguão da Prefeitura. Ele entregou ao presidente do Londrina Esporte Clube, Peter Silva, a moto doada pela empresa Kallas Moto, que estava representada pelo gerente Valdecir Scarelli e pelo diretor da empresa Carlos Alberto Esper Kallas.
A moto foi adquirida a preço de custo e o recurso foi arrecadado com empresários a pedido do prefeito. Além da moto, Barbosa está empenhado em vender 3 mil ingressos para o jogo do Londrina contra o Chapecoense, pela série D do Campeonato Brasileiro.  O presidente do Londrina, Peter Silva, agradeceu o empenho do prefeito e a doação da moto.  A moto zero quilômetro, modelo CG 125 Fan, da Honda será sorteada no intervalo do jogo Londrina e Chapecoense, no dia 13 de setembro, no Estádio do Café. Concorre ao prêmio, os torcedores que adquirem o ingresso para o jogo.

BOLETIM MOSTRA QUE GRIPE SUÍNA ESTÁ ESTABILIZADA

Balanço oficial da gripe A em Londrina


Até 16h30, de hoje, 210 casos de gripe A foram confirmados; destes, 203 já foram medicados, curados e liberados; 4 estão atualmente em tratamento

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje (dia 4), às 16h30, o balanço diário da gripe A (H1N1). Os números oficiais da gripe A em Londrina são estes:

1) Número OFICIAL de pacientes com resultado positivo, desde o início da pandemia: 210.

- estes pacientes tiveram o exame confirmado com o vírus da gripe A (H1N1), de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro; e o Laboratório Central do Estado (Lacen), Curitiba.

- do total, 203 já foram medicados, curados e liberados; 4 estão atualmente em tratamento.

2) Número de óbitos de Londrina: 3.

3) Número médio de ocupação de leitos hospitalares de pacientes com suspeita do vírus da gripe A (H1N1): 59 pacientes de Londrina e 10 de outros municípios.

4) Número de pacientes em leitos de UTI: 12 de Londrina e 10 de outros municípios.

5) Número de óbitos no Paraná: 202- até o dia 2 de setembro.

6) Número de óbitos pertencentes a 17ª Regional de Saúde: 10 ( Londrina-3; Cambé-2: Rolândia-2; Ibiporã-2 e Centenário do Sul-1).

(Londrina, 4 de setembro de 2009 – Horário: 16h30)

PROCON DIVULGA NOVA PESQUISA DE CESTAS BÁSICAS EM LONDRINA

O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Londrina, divulgou, hoje, a segunda pesquisa de precificação de cestas básicas na cidade. Além das cestas, será veiculado hoje também o levantamento quinzenal de combustíveis. As informações estão disponíveis na página da prefeitura, no link do Procon - http://home.londrina.pr.gov.br/homenovo.php?opcao=procon .

Segundo o coordenador Marco Cito, o novo levantamento demonstrou queda na média de preço da cesta, e uma significante diferença do preço máximo da primeira pesquisa, se comparado com esta. “Observamos uma queda de quase R$ 8,00 entre os preços mais elevados nas duas pesquisas, essa diferença reflete diretamente no bolso do consumidor”, afirmou.
Números
Novamente, foram 21 supermercados pesquisados e 32 itens na cesta escolhida pelo Procon. “Mantivemos o número de mercados e produtos para fazermos uma comparação direta com a pesquisa passada, a tendência é que nas próximas, mais estabelecimentos e produtos sejam apurados”, explicou o coordenador.

A pesquisa, realizada entre os dias 29 de agosto e primeiro de setembro, encontrou como maior preço o montante de R$ 67,60, e o mínimo de R$ 59,81, resultando em uma média de R$ 62,78, valor menor que a média anterior, que foi de R$ 64,85.

GOVERNADORES DO CODESUL CRIAM COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DO SUL

Os governadores Roberto Requião (PR), Yeda Crusius (RS) e Luiz Henrique da Silveira (SC) criaram nesta sexta-feira (4), na cidade gaúcha de Esteio, a Companhia de Desenvolvimento do Sul. O órgão vai permitir a criação de projetos estruturais importantes para os estados que compõem o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul).

Segundo o governador do Paraná, nesta primeira fase a Companhia funcionará nas sedes estaduais do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O objetivo é reduzir custos com mão-de-obra e espaços físicos e focar em ações conjuntas necessárias para o desenvolvimento da Região.

OBRAS - Para a governadora riograndense Yeda Crusius, a instituição é uma ferramenta relevante para garantir a realização de obras de infraestrutura, necessárias para permitir que a região seja mais competitiva. A líder gaúcha destacou que a Companhia tem, também, a missão de garantir mais recursos federais para os estados do Codesul. 
O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, lembrou que o órgão pode ajudar na elaboração de projetos portuários, rodoviários, de comunicação e ligados à energia e saneamento. Podemos diagnosticar soluções para problemas comuns que enfrentamos hoje. Preparados, poderemos responder melhor às enchentes, estiagem e outras situações que exigem medidas corretivas rápidas e eficazes”, disse.
Devido a problemas de agenda, o governador do Mato Grosso do Sul, André Pucinelli, não pode comparecer ao encontro. Ele foi representado pela secretária de Estudo de Desenvolvimento Agrário, Tereza Cristina da Costa Dias.

OPERAÇÃO INDEPENDÊNCIA REFORÇA SEGURANÇA NO FERIADO PROLONGADO

Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) intensificou, a partir das 14h desta sexta-feira (4), a fiscalização nas rodovias estaduais, com a “Operação Independência”. A ação continua até as 20h de terça-feira (8), em todo o Estado e contará com radares eletrônicos, policiamento nos principais pontos da rodovias, utilização de bafômetros e organização do tráfego.
Em feriados prolongados como este de 7 de setembro, milhares de pessoas pegam as estradas em direção ao litoral ou ao interior do Estado e, de acordo com o chefe de Operações do BPRv, Sheldon Vortolin, é preciso muita cautela por parte dos motoristas. “A pressa não vale o risco. Além disso, usar o cinto de segurança e viajar durante o dia pode evitar muitos acidentes”, garante.
Viajar no sábado (5) pela manhã é melhor para a segurança tanto do condutor quanto dos acompanhantes. “Verificar se o veículo está em ordem como a pressão dos pneus, o funcionamento do cinto de segurança, o sistema de iluminação e pisca-alerta também é importante”, afirma Vortolin. Segundo ele, não adianta só verificar se os equipamentos estão em dia, é preciso utilizá-los na estrada.
“Desta forma os outros motoristas sabem que atitude você tomará e poderão também agir de maneira correta”, lembra. Para o comandante da 1.ª Companhia do BPRv, capitão Valdir Carvalho de Souza, o reforço no policiamento vai coibir o excesso de velocidade, o uso de bebidas alcoólicas e o desrespeito às normas de trânsito.
INVERSÃO – Os cuidados para o retorno são os mesmos, porém, para facilitar o deslocamento, o BPRv faz a Operação Inversão na PR-407, rodovia de acesso à Pontal do Paraná (Praia de Leste), entre 13h e 18h da terça-feira (08). “Neste período o fluxo de veículos terá sentido único, saindo da Praia de Leste em direção a BR-277, sendo que o sentido contrário, de acesso a Pontal do Paraná, será pela PR-508 – Alexandra/Matinhos”, informou o capitão Carvalho.
De acordo com ele, tal medida dá maior fluidez ao trânsito e garante mais segurança no retorno do feriado. A operação contará com o apoio de um helicóptero, a fim de garantir um maior controle e sinalização do trânsito, além de serem posicionadas viaturas ao longo de todo trecho da rodovia PR-407.
Devido ao feriado pela Padroeira de Curitiba, na terça-feira (8), também será intensificado o policiamento nas rodovias que passam pela capital.

INCRA COMPRA 256 ha PARA ASSENTAR 18 FAMÍLIAS

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Paraná deverá comprar nos próximos dias três áreas que totalizam 256 hectares em Tibagi, na região dos Campos Gerais, para o assentamento de 18 famílias. A intenção de compra foi anunciada durante uma audiência pública realizada em Curitiba nesta semana durante reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (CEDRAF). A compra dessas áreas já vinha sendo estudada desde 1992 e recentemente foram superadas as pendências jurídicas que impediam a compra pelo Incra/PR. As áreas fazem parte da Fazenda Nossa Senhora Aparecida.

O investimento será de R$ 1,7 milhão, dos quais aproximadamente R$ 18 mil serão pagos pelo Incra em moeda corrente (referente às benfeitorias da área) e o restante será resgatado por meio de Títulos da Dívida Agrária (TDAs) – referente ao valor da terra nua. “É o inicio de uma nova fase de desenvolvimento e superação de um conflito que remonta há tantos anos”, diz a superintendente do Incra no Paraná, Claudia Sonda.

A aquisição de imóveis para fins de reforma agrária pela modalidade “compra e venda” permite ao Incra a obtenção de áreas consideradas de interesse social, porém não passíveis de desapropriação.

Fonte: ACS/Incra Paraná

MINISTROS DA AGRICULTURA E DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS VISITAM HOJE A EMBRAPA/LONDRINA

A Embrapa Soja recebe nesta sexta-feira, às 14h, o ministro-chefe interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Daniel Vargas, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes e o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pedro Antonio Arraes Pereira, que estarão em Londrina (PR) para reunião com lideranças do agronegócio.
Os ministros serão recepcionados pelo chefe geral da Embrapa Soja Alexandre Cattelan. Na ocasião, o chefe de pesquisa e desenvolvimento, José Renato Bouças Farias, irá apresentar algumas das linhas de pesquisa em que a instituição vem atuando. Entre os destaques estão os projetos com plantas tolerantes à seca, o desenvolvimento de cultivares resistentes a pragas e doenças e pesquisas sobre os sistemas de integração lavoura e pecuária.
Depois da visita à Embrapa Soja, o ministro Daniel Vargas apresenta a proposta de agenda agrícola do futuro, projeto elaborado pela SAE, no recinto Milton Alcover, da Sociedade Rural do Paraná.
Programação da Visita na Embrapa Soja
Data da Visita: 04 de setembro (sexta-feira)
Local: Auditório da Embrapa Soja
14h – 14h30 - Coletiva de imprensa
14h30 – 14h40 – Recepção pela Chefia
Alexandre José Cattelan, Chefe Geral
14h40 – 15h30 - Apresentação de projetos de pesquisa
José Renato Bouças Farias, Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento
15h30 – 15h45 - Visita às instalações
15h45 - Deslocamento à Sociedade Rural do Paraná
Fonte: Imprensa/EMBRAPA LONDRINA

Feira livre / FALTA ORGANIZAÇÃO

As barracas das feiras livres de Londrina continuam do mesmo jeito. Não mudaram nada nos últimos anos. Sem padrão, as barracas espantam os consumidores. A Prefeitura precisa estabelecer novos parâmetros para que a feira livre tenha melhores condições de distribuição, higiêne, preço e visual. A feira deve ser um local organizado e agradável. Esta é feira central da rua Santos às 8h30min desta sexta-feira.
                                                                    

MATRÍCULAS NA REDE PÚBLICA DO PARANÁ COMEÇAM DIA 15 DE OUTUBRO

A chamada escolar para matrículas no ano letivo de 2010 nas escolas das redes públicas municipais e estadual de ensino começa no dia 15 de setembro de 2009. O processo obedece orientações da Diretoria de Administração Escolar da Secretaria da Educação, que define as normas para matrículas nos ensino fundamental, ensino médio e educação profissional. O sistema de geo-referenciamento, tecnologia implantada em 2004 que acabou com as filas para matrículas, informa o estabelecimento de ensino mais próximo da residência do estudante em 398 municípios do Paraná.

A renovação da matrícula dos alunos matriculados em 2009 é garantida para a mesma escola, mesmo ensino e mesmo turno para os alunos de 6ª, 7ª e 8ª séries do ensino fundamental e 2ª e 3ª séries do ensino médio. A partir de 5 de outubro a escola enviará aos responsáveis pelos alunos o formulário para rematrícula, que deverá ser devolvido à secretaria da escola no máximo até 16 de outubro. Não há rematrícula para os alunos concluintes de 8ª série para a 1ª série do ensino médio.

Os alunos que irão ingressar na 1ª série do ensino fundamental dos municípios de Curitiba, Londrina, Maringá, Guarapuava e Campo Largo serão comunicados pelas secretarias municipais de educação da disponibilidade de vaga na escola estabelecida pelo geo-referenciamento. Nos municípios onde ainda há oferta de 1ª a 4ª série do ensino de oito anos pela rede estadual de ensino, os responsáveis pelos alunos deverão fazer um cadastro prévio na escola em que pretendem a matrícula, a partir do dia 15 de setembro, e receberão depois a carta para efetuar a matrícula.

A matrícula inicial para a 5ª série do ensino fundamental e para a 1ª série do ensino médio será garantida com a carta matrícula que será enviada para a escola onde o aluno estuda, indicando a escola em que há vaga. Com a carta matrícula, o responsável ou aluno maior de 18 anos deverá efetivar a matrícula no prazo entre 30 de novembro e 11 de dezembro de 2009. Após este prazo o aluno perde o direito à vaga que será disponibilizada para as novas matrículas.

Documentos para Matrícula – São necessários os seguintes documentos para realizar matrícula na rede pública de educação:

· Certidão de Nascimento;
· Carteira de Identidade – RG (original e fotocópia), para maiores de 16 anos;
· Cadastro de Pessoa Física – CPF, para matriculas dos Cursos Técnicos Nível Médio e Formação de Docentes;
· Carteira de Vacinação;
· Fatura de energia elétrica (original e fotocópia);
· Histórico Escolar ou Declaração da escola de origem (obrigatório);
· Nas declarações de escolaridade de aluno da rede estadual é obrigatório o Código de Matrícula – CGM;
· Comunicado de Matrícula da SEED (Carta Matrícula) – obrigatório;
· Declaração da Existência de Vaga (em caso de transferência dentro da rede) para matrícula de 5ª série EF e 1ª série EM;
· Declaração de Abdicação de Vaga do estabelecimento de origem em caso de transferência dentro da Rede Estadual para alunos de 5ª série EF e 1ª série EM;
· Matriz Curricular, quando a transferência for para o 2º ou 3º Ano do Ensino Médio.

LONDRINA REGISTRA CHUVA, NEBLINA E AEROPORTO FECHADO

Manhã de sexta-feira com chuva leve e neblina em vários pontos da cidade. O Sol não apareceu e os carros circulam pela cidade com meia-luz ou faróis acesos para melhorar a visibilidade e evitar acidentes. O aeroporto José Richa está fechado. A chuva chegou, ontem, por volta do meio-dia ao Norte do Paraná e deverá permanecer até a próxima terça-feira, com períodos de céu nublado. A foto é da avenida Tiradentes, principal saída do centro para a BR-369, que dá acesso a Cambé.

GOVERNO VAI AUTORIZAR COMPRA DE 7 MILHÕES DE SACAS DE CAFÉ

Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizará, em sua próxima reunião, a compra de 7 milhões de sacas de café para elevar o preço do grão, anunciou, ontem, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Segundo ele, o objetivo é elevar os estoques oficiais para 10 milhões de sacas.

De acordo com o ministro, com a compra, o governo pretende criar uma zona de amortecimento para amenizar oscilações no preço do grão, atualmente em torno de R$ 250 a saca. As compras serão feitas pelo preço mínimo oficial de R$ 261 a saca, com recursos do Fundo Nacional do Café (Funcafé).

Stephanes acertou as medidas em reunião com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado.
Segundo o ministro da Agricultura, o CMN também vai autorizar uma linha de crédito de R$ 100 milhões do Funcafé para os cafeicultores que devem cédulas de propriedade rural (CPR).

A CPR é um título que permite aos produtores rurais captar, nos bancos, recursos para investir na lavoura. O agricultor vende a produção com antecedência, comprometendo-se a entregar o produto negociado na quantidade, local e data estipulados. O produtor pode tanto depositar o dinheiro correspondente ao valor da produção como fazer a entrega física.

Fonte: ABr

OSMAR VISITA BARBOSA E AJUDA RECUPERAR VERBA DO RESTAURANTE POPULAR

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, recebeu, ontem à tarde, em seu gabinete, a primeira visita oficial do senador da República Osmar Dias (PDT). Em conversa de uma hora, o prefeito apresentou projetos que a administração municipal está buscando viabilizar em Brasília, com recursos do governo federal. 
Entre os projetos, Barbosa apresentou a via de ligação da Saul Elkind, na região norte, até Ibiporã. Também solicitou apoio ao senador para reverter a situação de perda de um Restaurante Popular.

O prefeito já encaminhou um ofício para o ministro do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Patrus Ananias, solicitando a reconsideração da decisão. No ofício, a Prefeitura relata que protocolou o projeto no prazo e a ata do Conselho Municipal de Assistência Social, que faltava para completar a documentação, foi enviada antes da divulgação da análise das propostas. 
O senador Osmar Dias ligou imediatamente para Ananias, que em viagem não estava em Brasília. “Eu vou lutar para tentar reverter esta perda que a cidade teve”, disse.
O senador, em entrevista coletiva a imprensa, reforçou seu compromisso com a cidade de Londrina. “Esta visita reafirma nosso compromisso com a cidade e a gestão do prefeito Barbosa Neto, que esteve ontem em Brasília, encaminhando diversos projetos. Nós daremos o apoio político para tudo o que ele precisar do governo Federal”, declarou.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

PREFEITURA VAI CONTRATAR 14 PEDIATRAS E 7 GINECOLOGISTAS

73f76a663275a80574941b054d54789b 
A Prefeitura de Londrina abriu concurso público para a contratação de 22 médicos para o atendimento nas unidades de saúde. São 14 pediatras, 7 ginecologistas e um médico do trabalho. O anúncio do concurso foi feito hoje (dia 3), pelo prefeito de Londrina, Barbosa Neto, durante a coletiva semanal à imprensa. 
O concurso será realizado pela Fundação de Apoio da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa) e conforme as regras do edital, que está publicado na página da Prefeitura de Londrina – www.londrina.pr.gov.br, as inscrições começam amanhã (dia 4) e seguem até o dia 11 de setembro. As inscrições só podem ser feitas na página www.fafipa.org/concurso  e para ser validada o candidato deve efetuar o pagamento do boleto que é gerado no ato da inscrição, no valor de R$ 60,00.

Para uma jornada de 20 horas semanais, nas três especialidades médicas, os profissionais vão receber um total de R$ 2.805.98, entre salário base, complementos e gratificações.  O concurso será realizado no dia 20 de setembro e os aprovados já começam a trabalhar no município no dia 1º de outubro.


Foto: Luiz Jacobs

BOLETIM OFICIAL DA PREFEITURA SOBRE A GRIPE EM LONDRINA

Balanço oficial da gripe A em Londrina


Até 15h30, de hoje, 210 casos de gripe A foram confirmados; destes, 204 já foram medicados, curados e liberados; 3 estão atualmente em tratamento.

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje (dia 3), às 15h30, o balanço diário da gripe A (H1N1). Os números oficiais da gripe A em Londrina são estes:

1) Número OFICIAL de pacientes com resultado positivo, desde o início da pandemia: 210.

- estes pacientes tiveram o exame confirmado com o vírus da gripe A (H1N1), de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro; e o Laboratório Central do Estado (Lacen), Curitiba.

- do total, 204 já foram medicados, curados e liberados; 3 estão atualmente em tratamento;

2) Número de óbitos de Londrina: 3.

3) Número médio de ocupação de leitos hospitalares de pacientes com suspeita do vírus da gripe A (H1N1): 50 pacientes de Londrina e 09 de outros municípios.

4) Número de pacientes em leitos de UTI: 12 de Londrina e 10 de outros municípios.

5) Número de óbitos no Paraná: 202 - até o dia 02 de setembro.

6) Número de óbitos pertencentes a 17ª Regional de Saúde: 10 ( Londrina-3; Cambé-2: Rolândia-2; Ibiporã-2 e Centenário do Sul-1).

(Londrina, 3 de setembro de 2009 – Horário: 15h30)

BARBOSA RECEBE HOJE VISITA DO SENADOR OSMAR DIAS










O prefeito Barbosa Neto recebe, agora à tarde, a visita do senador Osmar Dias, que desembarca no aeroporto local procedente de Brasília. Ontem, o senador paranaense participou da reunião da CCJ que aprovou uma série de medidas da reforma eleitoral.  Osmar Dias vai conceder entrevista e conversar com o prefeito Barbosa.

ANAC AUTORIZA MAIS DUAS EMPRESAS AÉREAS. UMA É DO PARANÁ

Duas novas empresas aéreas nacionais devem começar a operar ainda este ano, comprovando que o aumento do número de brasileiros que usam o transporte aéreo continua estimulando o surgimento de novas companhias nacionais. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o volume de passageiros transportados em voos domésticos entre janeiro e julho deste ano cresceu 6,57% em comparação ao mesmo período de 2008. 
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou a concessão operacional , esta semana, que autoriza a Sol Linhas Aéreas, de Cascavel (PR), a operar voos domésticos regulares de passageiros, carga e mala postal. Uma segunda empresa, a Nordeste Aviação Regional Linhas Aéreas (Noar), também já obteve a autorização de funcionamento jurídico, restando-lhe agora cumprir as exigências necessárias à obtenção do Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (Cheta) para poder começar a funcionar. 
Embora o contrato de concessão que permitirá a Sol pedir rotas e horários de voos e começar a vender passagens ainda não tenha sido assinado, a empresa já anuncia em seu site que começará a voar ainda este mês. Para isso, funcionários foram contratados e treinados e um dos primeiros cinco aviões da frota da companhia já se encontra no hangar da empresa.
Inicialmente, a companhia planeja fazer a rota que atenderá as cidades paranaenses de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu e Maringá. Na sequência, a empresa pretende estender o atendimento a outras cidades do estado, além de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, de São Paulo, de Mato Grosso do Sul e do Paraguai.
Segundo a Anac, nos últimos cinco anos, outras nove novas empresas receberam concessões para operar voos domésticos regulares de passageiros, cargas e malas postais. A última delas havia sido a Azul, que começou a operar em dezembro de 2008. Outras duas companhias foram autorizadas a transportar apenas cargas e malas postais.
No mesmo período (2004/2009), quatro empresas perderam suas concessões operacionais por diferentes razões: Vasp, Varig, Rio Sul Linhas Aéreas e Nordeste Linhas Aéreas.

COMEÇA AMANHÃ A 14ª FEIRA NORDESTINA DE LONDRINA


O Museu de Arte de Londrina recebe a 14ª Festa Nordestina de amanhã, sexta-feira, até a próxima segunda, feriado de 7 de setembro. A programação foi iniciada dia 1º com oficinas artísticas de cerâmica, confecção de bonecos, renda de Bilros, gravura e literatura de cordel. As atrações seguem marcadas com exposição de esculturas e objetos de artistas nordestinos, shows musicais, teatro de mamulengo, barracas com culinária típica e artesanato. O local fica na rua Sergipe, 640 – região central, e a entrada é franca.
A primeira edição foi realizada em 1996 quando o produtor cultural Raimundo Maia Campos Junior, mais conhecido como Ceará, chegou a Londrina. Segundo ele, na época eram promovidos eventos em alusão a vários povos, como japoneses, alemães, italianos e outros. Contudo, faltava uma que privilegiasse a riqueza da cultura nordestina.
Neste ano, a festa mostrará os artesanatos, literatura, produções musicais e culturais diversas referentes ao Nordeste. Dentre os destaques estão as obras de Valdeck de Garanhuns, Mestre Galdino de Caruarú e Mestre Vitalino. O evento abre espaço para os shows de Johnny Casanova; Chico Potiguá e Gegê Félix; Vicente Luiz e show Asa Branca; além da dupla de embolada Peneira e Sonhador. Também estão programadas apresentações de acordeão; teatro com bonecos, conhecido como mamulengo e a peça teatral “A Volta de Maria Bonita”, no domingo.
A diretora do Museu de Arte de Londrina, Sandra Jóia, ressaltou a importância da festa para a cidade, porque representa uma oportunidade de mostrar à comunidade como a cultura nordestina é rica e diversificada.
A 14ª Festa Nordestina faz parte da programação dos 75 anos de Londrina.
Fonte: NC/Prefeitura - Foto: Luiz Jacobs