sexta-feira, 19 de junho de 2009

O DIA DO PADROEIRO DE LONDRINA


A Arquidiocese de Londrina prestou homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, o padroeiro de Londrina. No feriado religioso da cidade foi celebrada missa pela manhã, na Catedral. O ato, presidido pelo arcebispo metropolitano Dom Orlando Brandes, contou a presença do ex-arcebispo Dom Albano Cavalin, 150 padres das paróquias da Diocese, religiosos e fiéis.

A missa fez parte do calendário de comemorações da designação do padroeiro Sagrado Coração de Jesus, há mais de 70 anos, pelo bispo de Jacarezinho, Dom Fernando Taddei, por ocasião da criação da primeira Paróquia de Londrina.

O feriado do Padroeiro da cidade é móvel e cai uma semana depois de Corpus Christi, sempre na sexta-feira.


AS IMAGENS DO DIA DO PADROEIRO






domingo, 14 de junho de 2009

LONDRINA, A CIDADE ESCURA


Quem anda por Londrina durante a noite fica surpreso com a falta de uma iluminação de qualidade. As ruas, avenidas, praças e vielas são escuras. A situação fica mais grave à medida que os postes avançam rumo à periferia da cidade.

O centro enfrenta escuridão provocada por lâmpadas queimadas, luminárias sujas, posicionamento dos suportes em meio aos galhos das árvores e até a distância exagerada entre um e outro poste.

O lamentável de tudo isso é o total descaso da Prefeitura, apesar da cobrança da taxa de iluminação pública. A conta vem todo mês no boleto apresentado pela COPEL. A iluminação precária das ruas, avenidas e praças coloca Londrina entre as piores cidades, mesmo estando no Estado que mais produz energia elétrica no País.

Escuridão é sinônimo de violência. Onde não existe iluminação de boa qualidade aumenta a insegurança e crescem as ocorrências policiais. A população residente em bairros da periferia sofre diariamente com a violência.

Os marginais furtam a fiação da rede de iluminação e depois, aproveitando a escuridão das ruas, assaltam moradores e invadem as casas.

A Prefeitura de Londrina precisa elaborar um projeto e buscar recursos do PAC para modernizar o sistema de iluminação pública da cidade, incluindo centro, bairros e distritos rurais. Não pode esquecer de iluminar as principais saídas de Londrina, que são escuras e deixam uma péssima imagem da cidade.