terça-feira, 1 de setembro de 2009

ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE IBIPORÃ VAI VIRAR CENTRO TURÍSTICO



As dez famílias que moram na antiga estação ferroviária de Ibiporã devem iniciar, esta semana, a mudança para casas particulares. A liberação do prédio faz parte do projeto de recuperação da área, que será transformada em um Centro Sócioeducativo, Cultural e Turístico. O prefeito José Maria Ferreira recebeu na semana passada a visita do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que assinou a doação do terreno e seus imóveis que pertenciam à antiga Rede Ferroviária Federal.
No prédio da antiga estação, que fica no centro da cidade, existem cinco famílias, que ocuparam improvisadamente as salas. Estas devem ser as primeiras a deixar o local. Segundo os moradores, a Prefeitura já fez um acordo para transferir as famílias para casas populares.
Além das famílias que moram no prédio da estação existem outras cinco que estão nas antigas casas da Rede Ferroviária Federal, em terreno vizinho. Essas famílias também devem deixar as moradias. Os trilhos vão continuar no mesmo local. Não haverá remoção. Os prefeitos estão trabalhando para ativar o trem pé-vermelho, que transportaria passageiros no eixo Ibiporã-Londrina-Maringá. Hoje circulam na linha pioneira apenas os trens cargueiros da ALL, que transportam parte da produção do Norte do Paraná e trazem produtos para as empresas distribuídoras da região.

As fotos mostram o estado atual da velha estação, dos trilhos e das casas dos antigos ferroviários. Clic na imagem e a foto será ampliada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário