terça-feira, 15 de setembro de 2009

"CARAVANA 80 ANOS" NO CALENDÁRIO DAS FESTIVIDADES DOS 75 ANOS DE LONDRINA

O Museu Histórico de Londrina “Padre Carlos Weiss, com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico de Londrina (ASAM), promove, nesta sexta-feira (dia 18), a “Caravana 80 Anos”, que trará diversas atividades em homenagem ao dia do pioneiro. As atrações integram o calendário de eventos de comemoração aos 75 anos de Londrina. Dentre os destaques comemorativos de sexta, está a apresentação teatral “A Caravana Pioneira”, que será encenada por 14 atores/atrizes da Escola Municipal de Teatro da Funcart.
Além do grupo, uma comitiva com cerca de oito pessoas da zona rural também atuará com a exibição de animais, como mulas e burros, que farão referência aos animais utilizados há 80 anos, pelos pioneiros. Será representada a chegada da 1ª caravana da Companhia de Terras do Paraná, abordando todos os fatos históricos do desbravamento do município, que ocorreu no dia 21 de agosto de 1929.
A peça dura, aproximadamente, 40 minutos e já está sendo ensaiada há dois meses pelo grupo de teatro da Funcart. O espetáculo será realizado, às 19h30, no Marco Zero, que fica localizado na avenida Theodoro Victorelli, próximo à Rodoviária. A direção é de Sílvio Ribeiro, coordenador geral da Funcart; o texto é de Apolo Mário Teodoro; e a sonorização é de Dimi Kireeff. A apresentação é gratuita e será realizada ao ar livre. A expectativa é que 2 mil cidadãos compareçam.
A presidente da ASAM, Ignes Dequech Alvares, relatou que a peça é uma maneira de contar um pouco da história da cidade de uma maneira mais lúdica.
Além da peça teatral, a “Caravana 80 Anos” também oferecerá a população londrinense uma exposição de acervo documental e fotográfico particular de George Craig Smith, que chefiou a 1ª caravana pioneira que chegou à divisa das terras virgens, local, hoje denominado Marco Zero. Os arquivos de “Londrina sob o olhar de George Craig Smith” serão exibidos, a partir das 17h, no Museu Histórico de Londrina – rua Benjamin Constant, n° 900, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário